Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No que se refere à embolia pulmonar (EP), julgue os itens a seguir.
A metodologia utilizada para identificação dos D-dímeros pela técnica ELISA (enzyme-linked immunosorbent assay) apresenta alto valor preditivo, o que demonstra sua utilidade para a confirmação diagnóstica nos casos de probabilidade baixa ou intermediária.
Tendo em vista que a forma mais frequente de atividade elétrica na parada cardiorespiratória (PCR) é a fibrilação ventricular (FV) e que a taquicardia ventricular também é comum, porém, frequentemente se degenera para FV, julgue os próximos itens. Nesse sentido, considere que a sigla AESP, sempre que empregada, refere-se à atividade elétrica sem pulso.
O tratamento da AESP nunca deve ser realizado por meio de choque, pois já existe atividade elétrica ventricular organizada potencialmente capaz de gerar pulso central.
Assinale a opção que apresenta a deficiência ou a anormalidade característica da hemofilia A (hemofilia clássica).
fator IX da coagulação
fator VIII da coagulação
fator X da coagulação
plaquetas
fator de Von Willebrand
No que se refere à anatomia da mama, assinale a opção correta.
A inervação sensitiva do complexo areolomamilar é realizada por ramos laterais e mediais do 3.º, 4.º, e 5.º nervos intercostais.
A inervação sensitiva do complexo areolomamilar é realizada por ramos laterais do 4.º, 5.º e 6.º nervos intercostais.
Na ausência de ptose, a aréola localiza-se abaixo da projeção do sulco mamário, ao nível da sexta costela.
O suprimento sanguíneo é realizado por múltiplos ramos vasculares. Os ramos torácicos laterais da mama contribuem com cerca de 60% da circulação da mama.
A inervação sensitiva do complexo areolomamilar é realizada somente por ramos do 4.º nervo intercostal.
No que se refere ao exame eletrocardiográfico de crianças suspeitas de serem portadoras de lesões cardíacas congênitas ou adquiridas, assinale a opção correta.
Em crianças normais, a onda T em V1 será sempre positiva antes do sexto ano de vida.
Como a resistência pulmonar aumenta nos primeiros dias de vida, as ondas T precordiais direitas tornam-se negativas.
Nos primeiros dias de vida, o eletrocardiograma normal inclui desvio de eixo para a direita, ondas R grandes e ondas T elevadas nos eletrodos precordiais do lado direito (V3T ou V4R e V1).
O diagnóstico eletrocardiográfico de hipertrofia de ventrículo esquerdo é difícil de ser feito na primeira semana de vida, quando há hipertrofia fisiológica do ventrículo direito.
Como a parede torácica de crianças e de adolescentes é geralmente fina, bastam alterações de voltagem do eletrocardiograma para diagnóstico de hipertrofia ventricular.
Em relação à dispersão da solução de anestésico local na raquianestesia, assinale a opção correta.
Nas concentrações hiperbáricas, o ponto de injeção do anestésico local é mais importante que a baricidade da solução desse anestésico.
Em pacientes não obesos, o peso é um fator de previsão da dispersão do anestésico.
Quanto menor a velocidade de injeção do anestésico local, maior será a sua dispersão.
A barbotagem é favorecida com a utilização de agulhas finas.
A altura média em que se trabalha de forma habitual, clinicamente, não apresenta como um forte fator de previsão da dispersão do anestésico.
As urgências urológicas não traumáticas requerem diagnóstico precoce e tratamento individualizado. No que concerne a esse assunto e aos múltiplos aspectos relacionados, julgue os itens subsecutivos.
Os quadros de priapismo podem ser classificados como de baixo fluxo ou de alto fluxo, de acordo com a história, exame físico e testes laboratoriais. Em ambos os tipos, há evolução para necrose e fibrose dos corpos cavernosos se o tratamento adequado for postergado.
Acerca dos leiomiomas que podem acometer o segmento colorretal, assinale a opção correta.
Esse tipo de nódulo e comumente encontrado de forma incidental durante exames endoscópicos ou ressecções cirúrgicas realizadas por outras doenças.
Os leiomiomas em apreço são lesões pré-malignas e a maior parte deles evoluirá para leiomiossarcomas.
São comumente grandes, possuindo, em média, mais que cinco centímetros de diâmetro.
Os nódulos se originam da camada submucosa da parede intestinal.
Classicamente esses nódulos apresentam reação negativa para actina de músculos lisos ao exame de imuno-histoquímica.
O tratamento da doença de von Willebrand envolve o emprego de concentrado do fator deficiente (terapia de reposição) e o uso de outros agentes farmacológicos, como DDAVP. Acerca desse assunto, assinale a opção que contém o subtipo da doença de von Willebrand no qual o uso do DDAVP deve ser evitado em função do risco de piora da plaquetopenia.
2M
2N
1
2B
2B
Acerca da hepatoesplenomegalia na infância, julgue os itens a seguir.
A presença de hepatoesplenomegalia na doença da arranhadura do gato indica o uso de antibiótico.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...