Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As urgências urológicas não traumáticas requerem diagnóstico precoce e tratamento individualizado. No que concerne a esse assunto e aos múltiplos aspectos relacionados, julgue os itens subsecutivos.
Movimentos de rotação do corpo, comumente praticados na patinação no gelo, e atividades físicas como natação podem provocar torção do cordão espermático.
Com relação à colite isquêmica, assinale a opção correta.
O reto é o segmento mais acometido nesses casos.
Colites desse tipo são mais comuns em pacientes jovens.
A colite isquêmica é a forma mais comum de lesão isquêmica do trato gastrointestinal.
O melhor exame para diagnóstico da forma fulminante da colite isquêmica é o clister opaco com duplo contraste.
A presença de comorbidades cardiológicas contraindica o tratamento cirúrgico, mesmo na vigência de perfuração.
Um paciente caucasiano, com nove meses de idade, foi encaminhado ao hospital devido ao aparecimento súbito de hematoma na mão direita, não relacionado a trauma. Após dois dias, o quadro evoluiu com aumento de volume do hematoma e da dor. Na anamnese, foi detectado histórico de transfusão de hemocomponente na UTI neonatal, devido a um hematoma importante pós-punção femoral. Desde então, o paciente apresentou vários episódios de equimoses, envolvendo local de vacinações. O exame físico revelou lactente irritado pela dor, eutrófico com palidez e cutaneomucosa discreta, sem adeno ou visceromegalias. Foram detectadas ainda discretas equimoses residuais em MMII e edema e hematoma na mão direita. Os exames laboratoriais apresentaram os seguintes resultados:
hemograma: Hb = 10g/dL Ht = 31%
leucócitos = 12.000/mm3 com uma diferencial normal
plaquetas = 390.000/mm3
TAP = 14 seg Controle = 13 seg
TTPA = 76 seg Controle = 35 seg
RNI = 2,1
Com base nas informações do quadro clínico descrito acima, assinale a opção que apresenta provável diagnóstico do paciente.
deficiência de fator XIII
hemofilia B
trombastenia de Glanzmann
síndrome de Bernard Soulier
síndrome do Pool plaquetário
Acerca da hepatoesplenomegalia na infância, julgue os itens a seguir.
Na mononucleose infecciosa, a esplenomegalia é mais frequente do que a hepatomegalia.
Um escolar de sete anos de idade, com peso aferido, havia um mês, de 23 kg, foi levado por sua mãe à emergência hospitalar, pois, segundo ela, a urina do garoto estava escassa e com aspecto escuro. O menino se queixava de dor de cabeça e de vista turva. A mãe relatou, ainda, que, havia duas semanas, a criança apresentara vesículas pustulosas nas pernas, que foram tratadas com antibiótico tópico. Ao exame, o médico observou edema de face e pressão arterial, medida com manguito adequado, de 150 mmHg × 100 mmHg.
Com relação a esse quadro clínico, assinale a opção correta.No primeiro dia de tratamento, essa criança deve ingerir o volume de 1.000 mL de líquidos.
O médico deve administrar hidralazina como anti-hipertensivo de primeira escolha, pois a criança apresenta sintomas neurológicos.
Na dieta dessa criança, o médico pode administrar até quatro gramas de sódio por dia.
Essa criança deve ser mantida em repouso absoluto até que a hematúria desapareça.
Essa criança não necessitava de tratamento com antibiótico, visto estar assintomática do ponto de vista das lesões de pele.
Com relação à síndrome de Brown, assinale a opção correta.
Essa síndrome também é denominada síndrome da bainha do tendão do obliquo inferior.
Nesse síndrome, não ocorre torcicolo.
A síndrome de Brown é uma forma comum de estrabismo restritivo horizontal.
Nessa síndrome, ocorre restrição à elevação do olho na abdução.
Os casos de síndrome de Brown adquiridos frequentemente resolvem-se espontaneamente.
A neuropatia é definida como uma doença ou lesão dos nervos periféricos sensitivos, motores ou autonômicos. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
A síndrome POEMS, diagnosticada quando se verifica a presença de polineuropatia paraproteinêmica, é uma síndrome paraneoplásica.
A interação entre coração e rim, cuja disfunção de qualquer um deles conduz à desordem do outro, é normalmente referida como síndrome cardiorrenal. Em 2010, Ronco e colaboradores classificaram essa disfunção orgânica dupla em cinco categorias, evidenciando a interação complexa e bidirecional da falência cardíaca e renal, aguda e crônica. Com relação a esse assunto, considere o seguinte caso clínico. Um paciente de quarenta e oito anos de idade, sexo masculino, apresenta cronicamente insuficiência cardíaca classe IV por miocardiopatia primária, elevação da ureia e da creatinina sanguíneas e taxa de filtração glomerular estimada de 50 mL/min/1,73 m2 de superfície corporal . O exame do sedimento urinário é normal; a proteinúria de 24 horas, de 130 mg e a concentração do sódio na urina de 24 horas, menor do que 25 mEq/L.
Considerando as informações e o quadro clínico descrito, julgue os próximos itens.
A proteinúria e a concentração urinária de sódio, no caso citado, indicam lesão tubular renal orgânica estabelecida.
Considerando as anemias hemolíticas autoimunes (AHAI), assinale a opção correta.
A terapia com ciclosporina é a medida terapêutica mais eficaz nas AHAI por anticorpos quentes.
O teste de Coombs indireto detecta anticorpos na superfície das hemácias, enquanto o teste de Coombs direto detecta anticorpos no soro.
Anticorpos da classe IgM são os principais responsáveis pelas AHAI por anticorpos quentes, causando hemólise extravascular.
O teste de Coombs direto negativo afasta a hipótese de anemia hemolítica.
Metildopa e levodopa são drogas causadoras de anemia hemolítica autoimune.
Um paciente, após ser submetido a uma artroplastia total do quadril, compareceu ao consultório apresentando limitação dos movimentos de flexão e de abdução da coxa.
Com base nesse quadro clínico, assinale a opção que indica, respectivamente, onde se encontram o ponto de referência do braço móvel do goniômetro para avaliar o movimento de flexão, e o ponto de referência do braço fixo para avaliar o movimento de abdução.paralelamente ao bordo da maca e na face lateral do tronco
entre as espinhas ilíacas anterossuperiores e sobre a espinha ilíaca anterossuperior homolateral
na face lateral do tronco e na face lateral da coxa
sobre a espinha ilíaca anterossuperior homolateral e paralelamente ao bordo da maca
na face lateral da coxa e entre as espinhas ilíacas anterossuperiores
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...