Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em consulta pediátrica, a mãe de um menino de quatro anos de idade relatou que o joelho direito de seu filho estava muito inchado, sem ter havido qualquer traumatismo prévio. A criança estava afebril, apresentava bom estado geral e só se queixava de dor no local. O médico puncionou a articulação, com a saída de sangue, e relatou o quadro como hemartrose. Nessa situação, o diagnóstico etiológico mais provável é
osteossarcoma.
hemofilia.
doença de Legg-Calvé-Perthes.
artrite séptica.
púrpura de Henoch-Schönlein.
Uma criança com três meses de idade, sem alterações neurológicas aparentes, apresenta-se com esotropia de grande ângulo, desde o segundo mês de vida, além de fixação cruzada e refração estática igual a + 1,50 em ambos os olhos. Descartada a paralisia do sexto par craniano, a conduta inicial mais adequada é
injeção de toxina botulínica no músculo reto medial de um olho.
correção cirúrgica antes de um ano de idade.
correção cirúrgica após dois anos de idade.
prescrição de lentes para tratar hipermetropia de +1,00.
oclusão alternada para tratar a ambliopia.
A neuropatia é definida como uma doença ou lesão dos nervos periféricos sensitivos, motores ou autonômicos. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
Na neuropatia motora multifocal o paciente apresenta fraqueza muscular distal, especialmente nos pés e, além disso, a proteinorraquia é elevada.
A interação entre coração e rim, cuja disfunção de qualquer um deles conduz à desordem do outro, é normalmente referida como síndrome cardiorrenal. Em 2010, Ronco e colaboradores classificaram essa disfunção orgânica dupla em cinco categorias, evidenciando a interação complexa e bidirecional da falência cardíaca e renal, aguda e crônica. Com relação a esse assunto, considere o seguinte caso clínico. Um paciente de quarenta e oito anos de idade, sexo masculino, apresenta cronicamente insuficiência cardíaca classe IV por miocardiopatia primária, elevação da ureia e da creatinina sanguíneas e taxa de filtração glomerular estimada de 50 mL/min/1,73 m2 de superfície corporal . O exame do sedimento urinário é normal; a proteinúria de 24 horas, de 130 mg e a concentração do sódio na urina de 24 horas, menor do que 25 mEq/L.
Considerando as informações e o quadro clínico descrito, julgue os próximos itens.
São fatores de risco para o desenvolvimento da síndrome cardiorrenal: a hipertensão arterial, o diabete melito e o uso de anti-inflamatórios não hormonais.
Acerca da anemia aplástica, assinale a opção correta.
Na anemia aplástica muito severa, a celularidade de medula óssea é em torno de 50%.
Na anemia aplástica severa, a terapia imunossupressora é contraindicada.
Ao se fazer uso de hemocomponentes, é suficiente lavá-los.
Pacientes politransfundidos apresentam resultados superiores no transplante de medula óssea em comparação aos pouco transfundidos.
O transplante de medula óssea é o tratamento padrão em quadros de anemia aplástica severa com doador HLA compatível familiar.
No que se refere à embolia pulmonar (EP), julgue os itens a seguir.
O etexilato de dabigatrana é indicado como terapia inicial em pacientes com EP, sendo uma alternativa equivalente em segurança e eficácia ao esquema heparina seguido de warfarina.
Em manobras de suporte básico à vida, a abertura adequada das vias aéreas (VA) e a manutenção da ventilação são procedimentos muito importantes, pois a hipóxia é causa frequente de parada cardiorrespiratória (PCR). Considerando esse assunto, julgue os itens a seguir.
Em emergências, profissionais habilitados devem utilizar preferencialmente a manobra de elevação da mandíbula e hiperextensão da coluna cervical, exceto em casos de suspeita de lesão cervical, quando se deve utilizar a manobra de tração da mandíbula sem hiperextensão cervical.
É considerada um achado clínico ou laboratorial utilizado para o diagnóstico da síndrome da resposta inflamatória sistêmica
a temperatura central acima de 37 ºC.
a quantidade de leucócitos acima de 12.000 células/mm3.
a quantidade de células jovens (bastonetes) no sangue periférico ser menor que 5%.
a frequência respiratória menor que 20 incursões por minuto, em paciente com ventilação espontânea.
a frequência cardíaca menor que 80 batimentos por minuto.
Acerca dos procedimentos ancilares do rejuvenescimento facial, assinale a opção correta.
O uso de isotretinoína (roacutan) não representa risco para o paciente em tratamento com resurfacing facial.
Pele com foto tipo Fistzpatric V tem boa indicação para laser.
O método não cirúrgico mais efetivo para redução das rugas periorbitais é a injeção de toxina botulínica nessa região.
A injeção de ácido hialurônico não está indicada para preenchimento de rugas, cicatrizes e sulcos da face.
Pacientes com história prévia de queimaduras, enxertos de pele ou submetidos a tratamento com radioterapia na face não apresentam contraindicação para o tratamento com laser resurfacing facial.
Com relação à avaliação radiológica em crianças com suspeita de lesões cardíacas, congênitas ou adquiridas, assinale a opção correta.
Em caso de moderado ou acentuado aumento do átrio esquerdo, sua sombra projeta-se, no raio X anteroposterior de tórax, entre a artéria pulmonar e o ventrículo direito.
O fluxo do ventrículo direito define a sombra radiológica formada pelo bordo esquerdo do coração.
A sombra radiológica do esôfago não guarda relação com a dos grandes vasos da base.
O raio X de perfil de tórax em situações que se traduzem por diminuição do seu diâmetro ântero-posterior, como o pectus excavatus, não se presta a esclarecimentos diagnósticos.
As imagens hilares de um raio X de tórax são de origem essencialmente vascular.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...