Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A vértebra cruzada pela linha de Tuffier é a
quarta vértebra lombar.
terceira vértebra lombar.
segunda vértebra lombar.
quinta vértebra lombar.
primeira vértebra lombar.
A tuberculose é uma doença descrita em seres humanos há mais de 7000 anos. A respeito do acometimento urogenital dessa patologia, julgue os itens seguintes.
Os rins, a próstata e os epidídimos são infectados pelo bacilo da tuberculose por disseminação hematogênica. Já os demais órgãos do sistema urogenital são afetados de forma secundária.
Com relação aos tumores carcinoides, assinale a opção correta.
A serotonina é a amina mais comumente produzida por esses tumores.
Mesmo as lesões localizadas devem ser tratadas com quimioterapia sistêmica e radioterapia.
Muito embora as metástases sejam raras nesses tumores, o fígado é sempre poupado.
O exame recomendado para detecção da doença é a dosagem urinária de noradrenalina.
Esses tumores originam-se das células nervosas de Cajal.
A terapia considerada de primeira linha para tratar pacientes adultos com leucemia mieloide crônica (LMC) em fase crônica é
interferon isolado.
imatinib isolado.
transplante de medula óssea.
imatinib e citarabina.
interferon e citarabina.
Uma menina de dez anos de idade, impúbere e de aparência pálida, apresenta bócio difuso, 2+/4, consistência parenquimatosa e superfície irregular. Segundo a mãe, a criança está mais desatenta, não mostra disposição para os estudos e apresenta uma sensível piora no rendimento escolar. Reporta-se, ainda, uma constipação intestinal há 6 meses.
Com relação a esse quadro clínico, julgue os itens subsequentes.
O tratamento indicado para essa criança deverá ser realizado com tiroxina, para reposição do hormônio tireoidiano, e com corticoide por um período de seis meses, para interromper o processo autoimune.
Um estudante de treze anos de idade apresentou, havia uma semana, febre baixa, mal-estar, adinamia e dores musculares. O histórico vacinal mostrava esquema básico completo, conforme recomendação do Ministério da Saúde. Ao exame físico, o pediatra observou micropoliadenopatia generalizada, pequena hepatoesplenomegalia, hiperemia de orofaringe e discreto exantema centrípeto. O hemograma completo evidenciou número de leucócitos normais e discreta linfocitose com atipia linfocitária.
Na situação acima apresentada, a hipótese diagnóstica mais provável éestreptococcia.
infecção pelo herpes vírus tipo 2.
parvovirose.
toxoplasmose febril aguda.
rubéola.
A relação CA/A (convergência acomodativa/acomodação) é definida como a quantidade de convergência medida em prismas dioptrias por unidade em dioptrias de resposta acomodativa. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta.
Anormalidades dessa relação são raras e têm pouca importância na gênese do estrabismo.
O método da heteroforia para medir a relação CA/A utiliza um alvo acomodativo e determina o desvio em uma distância fixa.
O método do gradiente para medir a relação CA/A determina o desvio nas distâncias para perto e para longe.
O tratamento com lentes bifocais deve ser considerado em pacientes com potencial para fusão sensorial que mantêm os olhos alinhados para perto, mas têm manifesta esotropia à distância, mesmo usando a correção refracional total.
Os pacientes com exotropia e alta relação CA/A correm o risco de desenvolver esotropia e diplopia após a cirurgia de correção da exotropia.
A neuropatia é definida como uma doença ou lesão dos nervos periféricos sensitivos, motores ou autonômicos. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
Um paciente acometido por polirradiculoneuropatia desmielinizante crônica (CIDP) apresenta como sintoma uma fraqueza muscular gradual, com evolução no período de, pelo menos, dois meses.
A interação entre coração e rim, cuja disfunção de qualquer um deles conduz à desordem do outro, é normalmente referida como síndrome cardiorrenal. Em 2010, Ronco e colaboradores classificaram essa disfunção orgânica dupla em cinco categorias, evidenciando a interação complexa e bidirecional da falência cardíaca e renal, aguda e crônica. Com relação a esse assunto, considere o seguinte caso clínico. Um paciente de quarenta e oito anos de idade, sexo masculino, apresenta cronicamente insuficiência cardíaca classe IV por miocardiopatia primária, elevação da ureia e da creatinina sanguíneas e taxa de filtração glomerular estimada de 50 mL/min/1,73 m2 de superfície corporal . O exame do sedimento urinário é normal; a proteinúria de 24 horas, de 130 mg e a concentração do sódio na urina de 24 horas, menor do que 25 mEq/L.
Considerando as informações e o quadro clínico descrito, julgue os próximos itens.
Segundo a classificação proposta, o caso acima insere-se na síndrome cardiorrenal (tipo 4), caracterizada pela presença de anormalidades crônicas no coração que provocam lesão ou disfunção renal aguda.
Assinale a opção correta acerca das hemoglobinopatias.
Na hemoglobinopatia C, é raro o aparecimento de esplenomegalia nos pacientes.
As primeiras manifestações clínicas da anemia falciforme ocorrem no nascimento, sendo uma das causas de hiperbilirrubinemia neonatal da anemia falciforme.
A principal causa de mortalidade em pacientes com anemia falciforme é a infecção.
A autoesplenectomia é comum durante a evolução da esferocitose hereditária.
Na anemia falciforme, a litíase biliar apresenta baixíssima incidência.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...