Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Na imunidade humoral, os antígenos, dependendo da natureza química, podem estimular o linfócito B com ou sem auxílio das células T. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
O CD40, expresso nas células T e seu ligante CD40L, expresso no linfócito B, interagem após a união do antígeno ao seu receptor e a ativação das moléculas coestimulatórias, resultando na diferenciação do linfócitos B.
Os antígenos de natureza lipídica e os polissacarídeos estimulam os linfócitos B na ausência de linfócitos T auxiliares, estes antígenos são processados e apresentados ao CPH de classe I.
Os antígenos timo-independentes têm propriedades semelhantes aos timo-dependentes quanto a mudança de isotipo das imuglobulinas.
Os antígenos timo-dependentes produzem resposta secundária mais eficiente, são capazes de induzir sensibilidade do tipo tardio e apresentarem maior maturação por afinidade que os antígenos timo-independentes.
Muitos antígenos polissacarídeos ativam a via clássica do complemento, gerando o C3d, fornecendo o 2º. sinal de ativação para o linfócito B.
Ao realizar o exame ultrassonográfico da bolsa escrotal, em um paciente com sessenta e cinco anos de idade, observou-se nos testículos a presença de imagens tubuliformes anecoicas bilaterais, maiores à esquerda. O estudo com doppler colorido não identificou fluxo nessas imagens.
Para esse caso clínico, a hipótese diagnóstica mais provável éespermatoceles intratesticulares.
varicoceles intratesticulares.
cistos epidermoides.
cistos das túnicas albugíneas.
ectasia da rete testis.
Assinale a opção correta com relação à aspergilose pulmonar.
A causa mais comum de aspergilose pleural é o traumatismo infectado.
A aspergilose alérgica aguda apresenta uma reação mediada por imunoglobulinas G (IgG).
A aspergilose invasiva se dá pela colonização de antiga cavidade (bola de fungo).
A aspergilose saprofítica é típica de pacientes com imunossupressão severa.
A aspergilose semi-invasiva apresenta sintomas semelhantes aos da tuberculose.
A característica essencial dos transtornos do controle dos impulsos é o fracasso em resistir a um impulso ou à tentação de executar atos perigosos para si ou para terceiros. Com relação a esse grupo de transtornos, julgue os itens a seguir.
A prevalência do jogo patológico não sofre influência da legalização dos jogos de azar ou de sua disponibilidade, pois sua base etiológica é eminentemente biológica.
Julgue os itens subsequentes, relativos aos transtornos dissociativos.
A dissociação da consciência representa a perda da unidade psíquica, frequente em pacientes histéricos.
Tendo em vista que o médico-legista deve descrever, em seu laudo, as lesões que eventualmente encontrar, e cuja natureza jurídica pode ser leve, grave e gravíssima, ou, ainda, lesão corporal seguida de morte, em conformidade com o art. 129 do Código Penal, julgue os itens que se seguem.
A incapacidade permanente para o trabalho, a enfermidade incurável e a debilidade permanente de membro, sentido e(ou) função, como resultado de lesão corporal, são consideradas gravíssimas.
O objetivo da sequência rápida de intubação (SRI) é proporcionar condições que facilitem a laringoscopia, com consequente atenuação da resposta reflexa autônoma e do risco de aspiração pulmonar. Com relação à SRI, assinale a opção correta.
A succinilcolina é um bloqueador neuromuscular utilizado na SRI, contudo esse fármaco pode ocasionar hipocalemia e hipertermia maligna.
A dose de atropina recomendada é de 0,02 mg/kg, sendo a dose mínima 0,05 mg/kg.
A lidocaína tem ação anestésica e atenua o efeito adrenérgico provocado pela laringoscopia.
A intubação de pacientes em parada cardiorrespiratória está entre as indicações da SRI.
Entre os sedativos utilizados na SRT inclui-se o tiopental, que aumenta a pressão intracraniana e a pressão arterial.
A respeito das medidas de prevenção de infecções pós-operatórias, na área de neurocirurgia, assinale a opção correta.
A remoção pré-operatória dos cabelos não reduz a incidência de infecção pós-operatória, e o método de raspagem da cabeça pode até aumentar esta incidência.
A profilaxia adequada, com antimicrobiano venoso, deve ser iniciada imediatamente antes da incisão na pele, e deve continuar por no mínimo 24 horas após o término do procedimento cirúrgico.
Embora mais tóxicas, as soluções antissépticas com iodo são superiores às soluções com clorexidine na prevenção de infecções pós-operatórias e na duração do efeito.
Como a maioria das infecções pós-operatórias neurocirúrgicas se dá por gram-negativos, não é necessária a descolonização nasal de rotina pré-operatória, nos pacientes colonizados por MRSA.
Todos os dispositivos de barreira, como gorro e propé, já tiveram sua eficácia individual comprovada na prevenção de infecções cirúrgicas.
Acerca de acidose tubular renal, assinale a opção correta.
A acidose tubular tipo I é uma das manifestações presentes na síndrome de Fanconi.
A acidose tubular tipo II é caracterizada por uma dificuldade em acidificar a urina.
Sarcoidose, intoxicação por vitamina D e uso de Anfotericina B são causas de acidose tubular tipo II.
Pacientes com doença de Wilson apresentam risco de desenvolver acidose tubular tipo IV.
A presença de acidose metabólica hiperclorêmica associada a hipercalemia é sugestivo de acidose tubular tipo IV.
Um mecânico de automóveis com quarenta e seis anos de idade apresenta quadro de dor latejante e profunda na margem anterolateral do acrômio direito, que piora bastante durante o movimento de elevação e abdução do membro superior direito acima da altura do ombro. Além disso, queixa-se de diminuição da força de rotação externa e abdução do membro.
Com base nessa situação hipotética, julgue os seguintes itens.
O quadro descrito é compatível com o diagnóstico de lesão do manguito rotador.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...