Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Julgue os itens subsequentes, relativos aos transtornos dissociativos.

Embora exista, nas histórias dos pacientes com diagnóstico de transtorno dissociativo de identidade, em quase 100% dos casos, um evento traumático, mais frequentemente ocorrido no período da infância, a causa desse transtorno é desconhecida.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando que determinada adolescente de dezessete anos de idade seja encontrada morta em uma praia, julgue os itens subsequentes.

A constatação de ocorrência de dilatação do orifício anal do cadáver, especialmente se o tempo de morte for superior a quarenta e oito horas, não constitui, por si só, evidência de estupro com coito anal.

  • C. Certo
  • E. Errado

Bradirritmias podem ser ocasionadas por fármacos. Entre os medicamentos que podem causar essa arritmia, é correto citar

  • A.

    a epinefrina.

  • B.

    a atropina.

  • C.

    a dopamina.

  • D.

    o isoproterenol.

  • E.

    os bloqueadores de canal de cálcio.

A respeito do linfoma primário do sistema nervoso central, relacionado à infecção pelo vírus HIV, assinale a opção correta.

  • A.

    Diagnostica-se principalmente por exames de neuro-imagem, com achados de lesões encefálicas difusas com pouco efeito de massa. O principal diagnóstico diferencial se faz com leucoencefalopatia multifocal progressiva.

  • B.

    Caso seja possível, é desejável, como tratamento-padrão, a ressecção cirúrgica completa de todas as lesões identificadas, de forma a se evitar quimioterapia e radioterapia.

  • C.

    É comumente uma das primeiras complicações relacionadas à AIDS a se apresentar no paciente, pois requer um grau de imunossupressão menor do que outras doenças associadas ao HIV.

  • D.

    O surgimento desta complicação é fortemente associado à infecção pelo vírus Epstein-Barr. É possível achar sequências do DNA Epstein-Barr no líquor da maioria dos afetados.

  • E.

    O quadro clínico mais comum é a perda de força muscular progressiva, que se arrasta por mais de doze meses, com sinais de hipertensão intracraniana. A cognição costuma ser preservada.

O conhecimento dos distúrbios ácido-básicos é indispensável na prática clínica nefrológica. A respeito desse tema, assinale a opção correta.

  • A.

    Resultados de hiato aniônico acima do valor de referência são sugestivos de acidose hiperclorêmica.

  • B.

    Acidose tubular renal tipo II e perda de bicarbonato pelo trato gastrointestinal são causas frequentes de acidose metabólica com hiato aniônico normal.

  • C.

    Pacientes com insuficiência renal crônica costumam apresentar, em estados iniciais da doença, acidose metabólica com hiato aniônico aumentado.

  • D.

    Em casos de acidoses metabólicas com hiato aniônico elevado, o cálculo do hiato aniônico urinário é útil na distinção entre perdas renais e perdas gastrointestinais de bicarbonato.

  • E. O hiato aniônico tem um papel relevante no diagnóstico diferencial da acidose metabólica, devendo ser calculado usando-se a seguinte fórmula: HA = Na+ + (Cl- - HCO3-)

Um digitador foi diagnosticado como portador de síndrome do túnel do carpo à direita. Após cirurgia para descompressão nervosa, começou a apresentar quadro de dor em queimação, acompanhada de alodinia, hiperestesia e sudorese na mão direita. Na revisão da cirurgia, o médico responsável, ao detectar pequena lesão no nervo medial à direita, realizou bloqueio simpático, com melhora da sintomatologia.

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

O diagnóstico mais provável para esse paciente é síndrome complexa de dor regional tipo II.

  • C. Certo
  • E. Errado

O provável diagnóstico do paciente acima referido é

  • A.

    taquicardia atrial por reentrada antidrômica.

  • B.

    taquicardia paroxística supraventricular.

  • C.

    fibrilação atrial.

  • D.

    taquicardia sinusal inapropriada.

  • E.

    extra-sístoles supraventriculares isoladas.

No que se refere a politraumatismo no paciente adulto, julgue os itens a seguir.

Ao avaliar pacientes com lesão na coluna, deve-se considerar que o diâmetro do canal medular é maior na parte superior da coluna cervical, se comparado com a porção inferior.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação aos distúrbios urogenitais, julgue os itens a seguir.

I A incontinência urinária (IU) não é classificada em incontinência urinária de esforço (IUF), incontinência urinária de urgência (IUU) e incontinência urinária mista (IUM).

II A incontinência urinária de esforço é observação de perda involuntária de urina pelo meato uretral externo sincrônico ao esforço, espirro ou tosse.

III A hiperatividade vesical consiste na presença de contrações do músculo detrusor durante a fase de enchimento vesical.

Assinale a opção correta.

  • A.

    Apenas o item I está certo.

  • B.

    Apenas o item III está certo.

  • C.

    Apenas os itens I e II estão certos.

  • D.

    Apenas os itens II e III estão certos.

  • E.

    Todos os itens estão certos.

Um paciente com setenta e oito anos de idade, com flutuações cognitivas de início insidioso, rigidez com predomínio axial, transtorno de marcha, alucinações visuais e distúrbio do sono, possui como diagnóstico mais provável

  • A.

    demência de Alzheimer.

  • B.

    paralisia supra nuclear progressiva.

  • C.

    demência por corpos de Lewy.

  • D.

    doença de Huntington.

  • E.

    delirium.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...