Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação à investigação clínico-epidemiológica dos parceiros sexuais, assinale a opção correta.
Para investigação de pacientes portadores de úlceras e corrimento uretral deverão ser considerados os parceiros sexuais dos últimos sete dias para investigação clínicoepidemiológica.
Para investigação de pacientes portadores de sífilis latente, deverão ser considerados os parceiros sexuais dos últimos sessenta dias para investigação clínico-epidemiológica.
Para investigação de pacientes portadores de doença inflamatória pélvica aguda, deverão ser considerados os parceiros sexuais dos últimos dez dias para investigação clínico-epidemiológica.
Parceiras grávidas de homens portadores de DSTs sempre deverão ser convocadas para investigação, independentemente da sintomatologia do parceiro.
Para investigação de pacientes portadores de úlceras genitais, deverão ser considerados os parceiros sexuais dos últimos trinta dias para investigação clínico-epidemiológica.
A hepatologia é uma área da gastroenterologia que compreende órgão único e vital, doenças silenciosas e pacientes complexos (pacientes com outras patologias associadas ou que apresentam complicações da doença hepática envolvendo vários órgãos). Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes.
A hemocromatose hereditária associada à mutação genética no gene HFE tem padrão autossômico dominante, sendo a mutação C282Y a que prevalece na população caucasiana brasileira.
A colangiopancreatografia endoscópica é uma alternativa endoscópica utilizada para fins terapêuticos. No entanto, entre as contraindicações a esse método consta
disfunção do esfíncter de Oddi, com dilatação das vias biliares.
coagulopatia grave.
colangite.
coledocolitíase com dimensões maiores que 1 cm.
tumores periampulares.
No que concerne às erupções eritemato-descamativas, assinale a opção correta.
A psoríase eritrodérmica é uma forma generalizada, manifestando-se com lesões eritemato-escamosas e com pústulas que atingem grande extensão de pele.
A pitiríase rósea apresenta, na histopatologia, paraqueratose, desaparecimento da camada granulosa e presença de agrupamentos de neutrófilos, conhecidos como microabscessos de Munro.
As parapsoríases são afecções caracterizadas por lesões eritemato-descamativas de curso crônico e podem ser divididas em dois tipos: parapsoríase clássica e parapsoríase invertida.
As lesões da dermatite seborreica localizam-se, principalmente, no couro cabeludo, na face, em regiões retroauriculares e na região torácica anterior.
A psoríase em placas ou vulgar forma incomum de manifestação clínica da psoríase manifesta-se com placas eritemato-descamativas, afetando especialmente regiões extensoras de membros.
Os transtornos de ansiedade são patologias prevalentes na psiquiatria. Acerca desse assunto, julgue os itens seguintes.
O início do transtorno obsessivo compulsivo pode ocorrer na infância ou na adolescência, havendo casos de ocorrência desse transtorno em crianças com dois anos de idade.
Texto para as questões 62 e 63
Um paciente, com setenta e um anos de idade, apresentava dor torácica do tipo pleurítica de forte intensidade, acompanhada de dispneia súbita e intensa seguida de um episódio de síncope havia nove horas. O acompanhante relatou que o paciente iniciou investigação ambulatorial recente por causa de dor abdominal em hipocôndrio esquerdo. Apresentava, ainda, outros sintomas: anorexia, fadiga e emagrecimento significativo nos últimos três meses. No exame físico, mostrou-se cianótico e confuso, com frequência cardíaca de 128 bpm, frequência respiratória de 32 rpm, saturação de oxigênio de 84% e pressão arterial de 78 mmHg × 48 mmHg. Não houve detecção de outras alterações significativas no exame. O ecocardiograma revelou hipocinesia acentuada do ventrículo direito, apresentando hipertensão pulmonar severa. A dosagem de CK-MB massa, de troponina e o raio X de tórax solicitados estavam normais.As alterações eletrocardiográficas esperadas mais específicas para o auxílio diagnóstico nesse caso são, respectivamente,
bloqueio de ramo esquerdo e sobrecarga atrial direita.
onda R negativa em aVR e inversão da onda T nas derivações precordiais laterais.
bloqueio atrioventricular de primeiro grau e sobrecarga atrial esquerda.
bloqueio divisional ântero-superior e sobrecarga ventricular esquerda.
desvio do eixo elétrico para a direita e inversão da onda T nas derivações precordiais de V1 a V4.
fisioterapia
toracotomia direita
broncoscopia
aspirar o tubo traqueal
traqueostomia
No Brasil, estima-se que haja de 300 mil a 400 mil casos anuais de infarto e que a cada cinco a sete casos ocorra um óbito. Assim, apesar dos inúmeros avanços terapêuticos, a síndrome coronariana aguda (SCA) ainda é uma das mais importantes causas de morbimortalidade em nosso meio, e deve ser adequadamente investigada. Considerando as informações apresentadas, assinale a opção correta em relação à indicação de internação de paciente com dor torácica aguda.
Pacientes com eletrocardiograma compatível com bloqueio de ramo direito devem ser submetidos à terapia de reperfusão (trombólise ou angioplastia transluminal coronária) e internados em unidade coronariana ou terapia intensiva.
Pacientes com angina estável devem ser internados em unidade coronariana ou terapia intensiva.
Pacientes com suspeita de SCA ou possível SCA de baixo risco devem ser encaminhados para monitoramento em unidade coronariana.
Pacientes com suspeita de SCA ou possível SCA de baixo risco devem permanecer em observação entre doze e vinte e quatro horas para realização de eletrocardiograma e dosagem seriada de enzimas cardíacas.
Pacientes com suspeita de SCA ou possível SCA de baixo risco podem receber alta, se não houver recorrência da dor no período de seis horas da dor inicial.
A respeito de anemias, julgue o item seguinte. A anemia é uma das complicações mais frequentes e precoces no curso da doença renal crônica, e sua ocorrência aumenta com a diminuição progressiva da taxa de filtração glomerular.
A cirurgia videolaparoscópica tem sido cada vez mais utilizada na urologia. Acerca desse tema, assinale a opção correta.
Nefrectomia laparoscópica de doador renal deve ser feita com os cuidados de manter o pneumoperitonio sob baixa pressão, também deve-se evitar excesso de energia térmica e retirar manualmente o enxerto.
Tumores localmente invasivos da glândula suprarrenal não constituem contraindicação para o tratamento laparoscópico.
O reimplante ureteral laparoscópico já tem dados consolidados por estudos com bons níveis de evidência.
Com a popularização da técnica, pode-se afirmar que a prostatectomia radical laparoscópica assistida por robô é superior à técnica aberta.
A nefrectomia parcial laparoscópica é o padrão-ouro para a extirpação de tumores renais pequenos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...