Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Os sintomas etiológicos são obtidos
mediante observações terapêuticas.
unicamente, mediante experimentação pura dos medicamentos homeopáticos.
unicamente, por meio da toxicologia.
por intermédio da experimentação pura e da toxicologia.
por meio de consulta homeopática.
Acerca da avaliação radiológica do paciente com doença inflamatória intestinal (doença de Crohn e retocolite ulcerativa), julgue os itens a seguir.
A ausência de radiação ionizante nos exames de ressonância tem tornado a modalidade mais atrativa no acompanhamento da patologia em pacientes mais jovens, dado que há perspectiva de múltiplos exames para seguimento da doença no futuro.
A respeito da desinfecção de equipamento endoscópico, assinale a opção correta.
A endoscopia digestiva alta é a causa mais comum de infecção por Helicobacter pylori.
Pinças de biópsia endoscópica são consideradas artigos de uso semi-crítico.
Os endoscópios de uso em trato digestivo superior são considerados artigos de uso não crítico.
Os endoscópios de uso em trato digestivo baixo são considerados artigos de uso crítico.
Se, ao final do expediente, forem obedecidos os procedimentos adequados de desinfecção de alto nível, a desinfecção, que ocorrer antes do primeiro procedimento do expediente seguinte, será dispensada.
Com relação à avaliação psiquiátrica de crianças e adolescentes, julgue os seguintes itens.
O quadro mórbido infantil se manifesta de diferentes formas, variando de acordo com o momento evolutivo e o ambiente familiar em que a criança está inserida.
Texto para as questões 52 e 53
Uma paciente, de trinta anos de idade, procurou uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), relatando tosse com eliminação de expectoração amarelada havia dois dias, além de dor torácica do tipo pleurítica na base esquerda e febre de 38 ºC. O exame físico apresentou febre, com os demais sinais vitais normais. A paciente encontrava-se lúcida e orientada no tempo e no espaço. A oximetria de pulso mostrou saturação de 95%. A ausculta do aparelho respiratório revelou crepitações inspiratórias em região infraescapular esquerda.Com base no quadro clínico apresentado, o exame mais adequado para o diagnóstico é
broncoscopia.
teste sorológico.
radiografia de tórax.
exame de escarro.
hemograma completo.
Texto para as questões 39 e 40
João, com sessenta e cinco anos de idade, apresentou nódulo em segmento anterior do lobo superior direito com espessura de 2,2 cm de diâmetro e espiculado. Em volta desse nódulo há múltiplas bolhas, sendo a linfadenomegalia de 1,8 cm, localizada na região paratraqueal direita.Com base no quadro clínico acima apresentado, assinale a opção que corresponde à conduta adequada.
punção do nódulo
PET CT
mediastinoscopia
cirurgia com biópsia de congelação
neo-adjuvância
Acerca do tratamento da crise aguda de gota, assinale a opção correta.
A aspirina está entre as drogas de primeira linha para o tratamento da gota, pois também promove a uricosúria na dose habitualmente recomendada (2 g/dia).
Altas doses de colchicina são mais eficazes e provocam menos efeitos colaterais que anti-inflamatórios não hormonais.
O alopurinol é um inibidor competitivo da enzima xantinaoxidase, reduz a síntese de ácido úrico e está indicado no tratamento da crise aguda de gota.
Glucocorticoides sistêmicos, em virtude de sua superioridade terapêutica, são preferíveis ao uso de anti-inflamatórios não esteroides ou de colchicina.
Os anti-inflamatórios não esteroides são a terapia de primeira linha para a maioria dos pacientes com artrite gotosa aguda.
Uma paciente com trinta e sete anos de idade, previamente hígida e com hábitos alimentares saudáveis, queixa-se de episódios de pirose e queimação retroesternal há duas semanas. Ela nega dor abdominal ou torácica, náusea ou qualquer outro sinal ou sintoma. No exame físico, a paciente apresenta-se hemodinamicamente normal, sem dor à palpação profunda do abdome, com ruídos hidroaéreos presentes e ausência de visceromegalias; e os demais sistemas não apresentam alterações.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens que se seguem.
Recomenda-se pesquisar infecção por Helicobacter pylory com o teste respiratório com ureia marcada ou teste sorológico de anticorpos IgG séricos.Com referências às alterações da função do trato urinário inferior, assinale a opção correta.
O adequado esvaziamento vesical por compressão suprapúbica ou por acentuado esforço abdominal deve ser estimulado nos casos de elevado resíduo pós-miccional.
Uma pequena parcela dos pacientes com neuropatia diabética desenvolverá disfunção neurogênica do trato urinário inferior.
Pacientes com lesões medulares acima de T5 e T6 podem evoluir com disreflexia autonômica durante a fase de enchimento no estudo urodinâmico.
Disfunções uretrovesicais são incomuns em pacientes portadores de mielomeningocele.
Há evidências consistentes da eficácia da terapia medicamentosa para a hipocontratilidade detrusora.
Na cultura ocidental, o controle do esfíncter anal estabelece-se até a idade cronológica de
dois anos.
quatro anos.
seis anos.
um ano.
dezoito meses.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...