Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os itens seguintes, a respeito da classificação diagnóstica em psiquiatria.
Um paciente que representa perigo persistente de ferir gravemente a si mesmo ou a terceiros deve ser classificado com código 10 na escala de avaliação global de funcionamento (AGF) do DSM-IV-TR.
Em relação ao manuseio de paciente com trauma do sistema nervoso central, julgue os itens subsequentes.
No traumatismo crânio-encefálico, recomenda-se a terapia de hiperventilação para a pressão intracraniana elevada, com manutenção da PaCO2 em torno de 25 mmHg.
A respeito das técnicas cirúrgicas para tratamento da obesidade mórbida, julgue os itens a seguir.
Se o paciente tiver distúrbios nutricionais pré-existentes, como deficiência de vitaminas, o switch duodenal é a técnica indicada.
Uma paciente de sessenta e sete anos de idade apresenta, há alguns meses, tremor de repouso, bradicinesia, rigidez com roda denteada e anormalidades posturais, quadro recentemente acompanhado de alterações do olfato, distúrbios do sono e sintomas psicóticos.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens que se seguem.
Essa paciente deve ser tratada com levodopa para o controle dos sintomas, apesar de não haver comprovação do efeito desse fármaco na prevenção de complicações motoras.A tomografia computadorizada é o exame de escolha para o estadiamento das lesões traumáticas do rim. A lesão cortical maior que 1 cm que não acomete o sistema coletor é classificada como do grau
IV.
V.
I.
II.
III.
A insuficiência renal aguda (IRA) é uma síndrome caracterizada por queda abrupta da filtração glomerular, ocasionando retenção de escórias do metabolismo nitrogenado, como ureia e creatinina. Em relação à IRA, julgue os itens a seguir.
Na IRA tóxica-exógena, seja por contraste iodado, antibióticos ou AINE, os achados na urina são: hematúria, leucocitúria, proteinúria leve e cilindros hemáticos.
Assinale a opção correta no que se refere ao mecanismo de ação do mesilato de imatinib, medicação adotada no tratamento de vários tumores.
A inibição da fosforilação de proteínas citoplasmáticas é indiscriminada, o que resulta na retirada de energia da célula e na indução à apoptose.
A inibição da atividade fosforilativa no tumor estromal gastrointestinal, GIST, bem como no neurofibroma plexiforme, ocorre na molécula de PDGFR, que é o receptor do fator de crescimento derivado de plaqueta.
O referido medicamento bloqueia o sítio de ligação do ATP da molécula ABL, incluindo a molécula híbrida BCR/ABL na leucemia mieloide crônica, inibindo sua atividade fosforilativa de proteínas (tirosina quinase), induzindo a célula à apoptose.
A ação dessa medicação ocorre no dermatofibrosarcoma, por inibir o receptor do stem cell factor c-KIT.
A atividade tirosina kinase dessa medicação é específica em moléculas que convertem ADP em ATP.
Julgue os itens seguintes, relativos à dor pélvica aguda.
Em pacientes com doença inflamatória pélvica aguda, na qual o abscesso intrabdominal apresenta continuidade com o fundo de saco vaginal, uma alternativa ao tratamento cirúrgico é a culdocentese com posterior fixação de dreno no local da punção.
Uma paciente, com 67 anos de idade, vem apresentando paralisia facial periférica esquerda associada a otalgia severa ipsilateral associada a otorreia discreta de secreção fétida de início há uma semana. Nos últimos dias, começou a apresentar febre, rouquidão, disfagia, repetidos engasgos com aspiração e alterações respiratórias. É diabética e o último exame laboratorial revelou hemoglobina glicada = 8 mg/dl e glicemia = 380 mg/dl. A otoscopia revela tecido necrótico em conduto auditivo externo com odor fétido.
Nesse caso, o diagnóstico mais provável e a conduta mais apropriada são, respectivamente,síndrome do forame jugular; antibioticoterapia tópica e sistêmica, debridamento do local, ressonância nuclear magnética de ossos temporais com contraste e, posteriormente, para controle do tratamento, cintilografia com gálio.
otite externa maligna; tratamento cirúrgico com mastoidectomia e drenagem de abscesso e cintilografia com gálio.
síndrome do forame jugular; tratamento cirúrgico com mastoidectomia e drenagem de abscesso, e cintilografia com gálio.
otite externa maligna; tratamento clínico com antibioticoterapia tópica e sistêmica, e cintilografia com gálio.
otite externa aguda e laringite aguda; antibioticoterapia tópica, AINES e debridamento do CAE.
A cefaleia é uma condição comum na faixa etária pediátrica. O tratamento profilático para migrânea é formalmente indicado quando há mais de duas crises por mês. Assinale a opção que apresenta a medicação utilizada na profilaxia.
flunarizina
flunarizina
ácido acetilsalicílico
naproxeno
dexametasona
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...