Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ainda a respeito da hemorragia digestiva alta varicosa, assinale a opção correta.
A úlcera no local da injeção do esclerosante é uma complicação rara e indolor ao paciente.
A febre e a bacteremia são complicações sistêmicas frequentes na ligadura elástica de varizes esofágicas.
O balão de Sengstaken-Blakemore é considerado um método terapêutico eficiente em 80% dos casos de hemorragia digestiva alta varicosa e isento de complicações.
O tratamento farmacológico da hemorragia digestiva alta varicosa a base de medicamentos vasodilatadores é eficaz na contenção do sangramento agudo.
No paciente que já apresentou pelo menos um episódio de sangramento varicoso prévio, a erradicação completa das varizes é necessária para evitar recidiva da hemorragia.
Os distúrbios respiratórios do sono devem ser considerados como um amplo espectro de eventos fisiopatológicos com repercussões clínicas sistêmicas. A respeito desses distúrbios, julgue os itens subsequentes.
Na síndrome da resistência aumentada da via aérea superior, são observados despertares relacionados a esforços respiratórios na ausência de apneias e hipopneias durante a polissonografia.
Tendo como base o caso clínico acima descrito, julgue os itens a seguir.
O provável diagnóstico é insuficiência mitral importante.Julgue os seguintes itens, com relação à farmacologia dos hipnóticos e dos analgésicos opioides.
Morfina e fentanil preservam a estimulação da ventilação alveolar em resposta à hipercarbia.
A respeito das técnicas cirúrgicas para tratamento da obesidade mórbida, julgue os itens a seguir.
A banda gástrica laparoscópica é contraindicada a pacientes que tenham doença autoimune do tecido conjuntivo.
Uma paciente de trinta e dois anos de idade, com história de asma brônquica, reportou ao médico que, havia cerca de dois meses, apresentava quadro de rigidez matinal diária com duração aproximada de duas horas, associado à inflamação de três articulações interfalangeanas proximais em mãos, bilaterais, e nódulo reumatoide em cotovelo direito. O médico observou aumento importante do fator reumatoide sérico e descalcificações localizadas em radiografias de mãos e punhos.
Com base no caso descrito, julgue os itens subsequentes.
Há evidências suficientes para o diagnóstico de artrite reumatoide.O principal agente etiológico da epididimite aguda, em homens com idade inferior a 35 anos, é a bactéria
Proteus.
Klebsiella.
E. coli.
Chlamydia.
Pseudomonas.
Os critérios para diferenciação entre transudato e exsudato são
relação entre proteína do líquido pleural e sérica maior que 0,5, relação entre desidrogenase lática do líquido pleural e sérica maior que 0,6, desidrogenase lática do líquido pleural maior que 2/3 do limite superior do soro e desidrogenase lática do líquido pleural maior que 200 UI/L.
relação entre desidrogenase lática do líquido pleural e sérica maior que 0,6, proteína do líquido pleural maior que 2,0 g/dL, desidrogenase lática do líquido pleural maior que 2/3 do limite superior do soro e desidrogenase lática do líquido pleural maior que 200 UI/L.
relação entre proteína do líquido pleural e sérica maior que 0,5, proteína do líquido pleural maior que 2,0 g/dL, relação entre desidrogenase lática do líquido pleural e sérica maior que 0,6 e desidrogenase lática do líquido pleural maior que 200 UI/L.
relação entre proteína do líquido pleural e sérica maior que 0,5, proteína do líquido pleural maior que 2,0 g/dL, desidrogenase lática do líquido pleural maior que 2/3 do limite superior do soro e desidrogenase lática do líquido pleural maior que 200 UI/L.
relação entre proteína do líquido pleural e sérica maior que 0,5, proteína do líquido pleural maior que 2,0 g/dL, relação entre desidrogenase lática do líquido pleural e sérica maior que 0,6 e desidrogenase lática do líquido pleural maior que 2/3 do limite superior do soro.
A maioria das úlceras pépticas está associada à colonização por Helicobacter pylori. O risco de desenvolvimento de uma úlcera na presença do H. pylori é determinado por uma combinação de fatores relacionados com hospedeiro e bactéria.
A respeito desse assunto, julgue os próximos itens.
O risco de desenvolver úlcera durante o uso de anti-inflamatório não esteroidal (AINE) é maior em pacientes que tem mais de sessenta anos de idade, em pacientes que tiveram previamente alguma úlcera e em pacientes que utilizam anticoagulantes.
Apesar dos grandes avanços no tratamento dos tumores pediátricos e da elevação das taxas de cura, aproximadamente 20% das crianças podem não se curar, necessitando de tratamentos inovadores. Acerca das escalas disponíveis para avaliação do estado geral de crianças em tratamento oncológico, assinale a opção correta.
É desnecessária a avaliação do grau de inaptidão ou de deficiência por meio de escalas como Karnofsky e Lansky em análises baseadas em resultados, uma vez que o resultado final esperado é sempre a sobrevida.
As escalas de avaliação do estado geral não são utilizadas para comparar a efetividade de diferentes tratamentos, mas para avaliação individual do grau de toxicidade do tratamento.
Nas escalas de Karnofsky e de Lansky, a pontuação é crescente, conforme o grau de inaptidão, isto é, na maior pontuação, que é 100, o paciente é considerado inapto para cuidar de si mesmo e requer cuidados hospitalares ou equivalentes.
Os estudos multicêntricos de câncer pediátrico têm considerado a avaliação do estado geral por meio da escala de Lansky, que é mais adaptada à avaliação pediátrica, dado que avalia o grau de atividade com o tempo dispensado em brincadeiras, tendo pontuação equiparada à escala de Karnofsky.
A escala de Karnofsky classifica os pacientes de acordo com o grau de sua inaptidão ou deficiência funcional, tendo sido desenvolvida para avaliação de pacientes submetidos ao transplante de medula óssea.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...