Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A artéria recorrente de Heubner é uma importante artéria de conhecimento anatômico. Assinale a opção em que é apresentada a síndrome causada por uma oclusão nessa artéria.
monoparesia na perna contralateral, sem comprometimento sensorial
monoparesia na perna contralateral, com comprometimento sensorial
hemihipoestesia contralateral à lesão, sem envolvimento motor
paresia na face e no braço contralaterais à lesão, sem comprometimento sensorial
hemiplegia contralateral à lesão, com comprometimento sensorial
A herniação transtentorial
geralmente evidencia, no paciente, escore de coma de Glasgow de 12 a 13 pontos.
pode causar postura descerebrada.
é causada pela hérnia do giro do cíngulo.
manifesta-se clinicamente por crises convulsivas subentrantes.
quase sempre cursa com miose ipsilateral.
A insuficiência renal aguda é uma síndrome clínica complexa, caracterizada pela súbita redução ou abolição da função renal, com diminuição ou cessação da diurese e perda da homeostase, retenção de produtos nitrogenados e distúrbios do equilíbrio hidroeletrolítico e ácido básico. Acerca da investigação laboratorial para diagnóstico de insuficiência renal aguda, assinale a opção correta.
Em pacientes com insuficiência renal não há necessidade de fornecimento adequado das necessidades calóricas.
Os rins eliminam diariamente cerca de 40% do potássio.
Os níveis de ureia e creatinina são básicos e insuficientes para avaliação de uma criança com insuficiência renal aguda.
A análise de diversos componentes, como sedimento urinário, osmolaridade urinária e densidade urinária não ajuda a diferenciar insuficiência renal aguda pré-renal do tipo intrarrenal.
Os indivíduos que apresentam quadro de oligúria pós-renal e processo obstrutivo no sistema renal devem, geralmente, ser submetidos a drenagens, ao uso de cateteres ou a cirurgia urológica.
A lei dos semelhantes é um dos princípios básicos da homeopatia que norteiam as prescrições dos medicamentos indicados, após um estudo detalhado e individualizado para o caso. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
Não se deve utilizar medicamentos homeopáticos caso sejam consideradas somente as indicações específicas.
Mesmo em epidemias, devem-se utilizar medicamentos distintos para cada paciente.
A lei dos semelhantes tem sido progressivamente substituída pela lei das identidades.
Entre os princípios básicos da homeopatia incluem-se medicamento único, experimentação de doses tóxicas no homem sadio, doses mínimas.
As exceções à norma são as queixas de resfriados leves, para as quais se deve prescrever dulcamara; lesões traumáticas, para as quais se deve prescrever arnica; e o uso de bebidas à base de cafeína, para o qual se deve prescrever nux vomica.
Texto para as questões 34 e 35
A esofagite infecciosa causada por cândida ou citomegalovírus é frequente em indivíduos imunodeprimidos, como portadores da AIDS ou idosos em tratamento de quimioterapia.Acerca da esofagite infecciosa causada por cândida, assinale a opção correta.
Os sintomas mais observados nos casos de candidíase esofágica são pirose e tosse.
O aspecto endoscópico da candidíase esofágica é de placas avermelhadas aderidas à mucosa esofágica.
Erro na coleta ou perda do fungo no processamento das biópsias justifica a baixa positividade no diagnóstico histológico da candidíase esofágica.
A ausência de candidíase oral exclui a presença de infecção esofágica.
A Monilia albicans é o agente menos frequentemente identificado como causador da infecção esofágica.
Os distúrbios respiratórios do sono devem ser considerados como um amplo espectro de eventos fisiopatológicos com repercussões clínicas sistêmicas. A respeito desses distúrbios, julgue os itens subsequentes.
A sonolência excessiva diurna é um sintoma fundamental para o diagnóstico e avaliação da gravidade da SAHOS.Julgue os itens seguintes, a respeito da classificação diagnóstica em psiquiatria.
De acordo com o DSM-IV, um paciente que apresenta episódio depressivo em decorrência de hipotireoidismo deve ter essa condição médica geral mencionada tanto no eixo I como no eixo III.
Em relação ao manuseio de paciente com trauma do sistema nervoso central, julgue os itens subsequentes.
Após traumatismo crânio-encefálico, paciente com valor entre 13 e 15 na escala de coma de Glasgow, tem indicação para intubação traqueal imediata, ventilação mecânica e cuidados intensivos.
A respeito das técnicas cirúrgicas para tratamento da obesidade mórbida, julgue os itens a seguir.
O possível desenvolvimento de fístulas de difícil tratamento é uma desvantagem do sleeve gástrico laparoscópico.
Uma paciente de trinta e dois anos de idade, com história de asma brônquica, reportou ao médico que, havia cerca de dois meses, apresentava quadro de rigidez matinal diária com duração aproximada de duas horas, associado à inflamação de três articulações interfalangeanas proximais em mãos, bilaterais, e nódulo reumatoide em cotovelo direito. O médico observou aumento importante do fator reumatoide sérico e descalcificações localizadas em radiografias de mãos e punhos.
Com base no caso descrito, julgue os itens subsequentes.
A paciente deve ser submetida a provas de função renal, sendo qualquer alteração, indicativo tanto de atividade da doença quanto um mau prognóstico.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...