Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O melhor tratamento para o cálculo em um divertículo calicenal é
ureterolitotripsia flexível.
nefrolitotripsia percutânea e fulguração do divertículo.
cirurgia aberta.
ressecção laparoscópica do divertículo e a retirada do cálculo.
litotripsia extracorpórea.
A insuficiência renal aguda (IRA) é uma síndrome caracterizada por queda abrupta da filtração glomerular, ocasionando retenção de escórias do metabolismo nitrogenado, como ureia e creatinina. Em relação à IRA, julgue os itens a seguir.
Independentemente do mecanismo de ação, o rim é particularmente sensível a agentes tóxicos e a razão desta vulnerabilidade é que as células do túbulo fino ascendente da alça de Henle possuem um sistema de transporte de solutos orgânicos, estando mais diretamente expostas a agentes tóxicos.
Uma paciente, com onze anos de idade, apresentava, havia três semanas, dor torácica e cansaço progressivo. Na admissão, o raio X do tórax mostrou massa em mediastino anterior, com compressão de veia cava superior e traqueia. Considerando-se esse caso clínico, é correto afirmar que
a CT de tórax com contraste deve ser obtida imediatamente, para guiar o cirurgião quanto à ressecabilidade da massa, para o diagnóstico e tratamento imediato.
o diagnóstico diferencial deve incluir os tumores de células germinativas, devendo-se obter os marcadores séricos (alfafetoproteína e beta-HCG) em conjunto com a avaliação laboratorial inicial.
a obtenção de fragmento por biópsia sob sedação é necessária para o diagnóstico correto.
a faixa etária do paciente indica a possibilidade de leucemia linfoblástica aguda, porém somente a imunofenotipagem e a citogenética do aspirado de medula óssea poderão confirmar tal diagnóstico.
consiste em emergência oncológica, devendo ser obtido aspirado de medula óssea sob sedação, pela possibilidade de ser leucemia linfoide de células precursoras T, e ser iniciado tratamento imediatamente.
Julgue os itens seguintes, relativos à dor pélvica aguda.
Em uma paciente com atraso menstrual e dor pélvica, a presença de útero aumentado e amolecido ao toque, com colo uterino amolecido, além de eliminação de sangue escuro com pequenas quantidades de material compatível com restos deciduais ao exame especular, é patognomônica de abortamento em curso.
Uma paciente, com 36 anos de idade, sem antecedentes de doença otológica, apresenta zumbido bilateral e disacusia lentamente progressiva bilateral com reflexos acústicos ausentes e curva tipo Ar na timpanometria.
Nesse caso, o diagnóstico mais provável ésíndrome de Menière.
otossífilis.
otite média secretora.
neurinoma do acústico.
otosclerose.
Os distúrbios paroxísticos não epilépticos são eventos clínicos caracterizados por manifestações relativamente comuns na faixa pediátrica e podem ser facilmente confundidos com epilepsia. Assinale a opção que apresenta condição classicamente desencadeada pelo choro.
torcicolo paroxístico benigno da infância
vertigem paroxística benigna
síndrome dos vômitos cíclicos
síndrome de Sandifer
síndrome da perda de fôlego
Assinale a opção em que são apresentados os núcleos dos pares cranianos que recebem inervação bilateral do trato corticobulbar.
núcleo do nervo hipoglosso, núcleo do nervo abducente, núcleo do nervo facial
núcleo do nervo facial, núcleo do nervo hipoglosso, núcleo do nervo trigêmio
núcleo do nervo facial, núcleo do nervo oculomotor, núcleo do nervo vago
núcleo do nervo acessório, núcleo do nervo vago, núcleo do nervo facial
núcleo do nervo acessório, núcleo do nervo facial , núcleo do nervo vago
A veia cerebral magna, ou veia de Galeno, recebe sangue da veia
anastomótica superior (veia de Trolard).
anastomótica inferior (veia de Labbé).
vermiana inferior.
cerebral interna.
cerebral média superficial.
A aferição da pressão arterial na criança e no adolescente ainda não é um hábito na consulta pediátrica, deixando-se de registrar, por isso, muitos hipertensos. Além disso, alguns pediatras desconhecem a metodologia dessa aferição e/ou não possuem o instrumental adequado. Assinale a opção correta acerca da hipertensão arterial na infância.
A hipertensão arterial geralmente é primária em crianças abaixo dos dez anos de idade.
A doença renal é a principal patologia envolvida na causa da hipertensão arterial em crianças abaixo dos dez anos de idade.
A interpretação dos valores de pressão arterial obtidos em crianças e adolescentes deve levar em conta a massa corporal presente na tabela de percentil para a pressão arterial.
Hipertensão arterial na população infantil geralmente é considerada como pressão igual ou maior ao percentil 97,5 de distribuição da pressão arterial.
A prevalência da hipertensão arterial na criança/adolescente está situada em torno de 15%.
O movimento dos sintomas, após a dose de medicamento homeopático, inicia-se com manifestações que são peculiares ao binômio medicamento-paciente, na medida do grau de comprometimento relacionado ao diagnóstico nosológico. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta.
No processo de cura, os sintomas, sob o estímulo de medicamento adequado, devem ter direção centrípeta.
Deve-se orientar o paciente a observar o aparecimento de febre após o uso do medicamento, pois a alteração da temperatura define mau prognóstico.
O movimento dos sintomas torna-se evidente desde os primeiros momentos de ação dos medicamentos, de modo que, para o prognóstico, deve-se prever o incômodo e a agravação dos sintomas.
As manifestações peculiares ao binômio medicamentopaciente, no sentido da cura, sempre serão evidentes após algumas doses de medicamento adequado, dado o efeito cumulativo em relação às doses infinitesimais.
O processo de cura em homeopatia é dinâmico e os primeiros efeitos podem ser muito subjetivos, não se devendo apenas constatar os fenômenos relacionados à nosologia.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...