Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a opção que apresenta critério de indicação da cirurgia de Fontan.
fração de ejeção menor que 0,40
iâmetro Ep/ao menor que 0,50
idade superior a seis anos
índice de resistência vascular pulmonar menor que 4 U/mL
pressão da artéria pulmonar média maior que 15 mmHg
Texto para as questões de 45 a 49
Uma jovem com dezesseis anos de idade procurou assistência médica apresentando dor, edema, calor e limitação de movimentos nas grandes articulações (joelho e cotovelo), de forma assimétrica e migratória. A paciente relatou também que teve, durante três dias, febre de 38 ºC. No primeiro dia, informou dispneia aos médios esforços. O exame clínico da paciente mostrou: pressão arterial de 115 mmHg × 70 mmHg, frequência cardíaca = 120 bpm, afebril (36,8 ºC), com palidez cutânea, mucosas normocoradas, exame cardiovascular: ictus cordis localizado no 6º espaço intercostal esquerdo, na linha axilar anterior esquerda, ritmo cardíaco regular taquicárdico, em três tempos com galope protodiastólico, bulhas hipofonéticas, sopro holossistólico, grau IV de Levine, mais bem audível em foco mitral, irradiado para linha axilar média esquerda, sem modificação com a manobra de Rivero- Carvallo, presença de atrito pericárdico mais bem audível na região paraesternal esquerda baixa, presença de discretos estertores inspiratórios em terços inferiores de ambos hemitórax, dor, edema, rubor e restrição de movimento da articulação do cotovelo direito, sem outras alterações clínicas. O eletrocardiograma (ECG) de doze derivações mostrou taquicardia sinusal, frequência ventricular média de 118 bpm, SÂQRS = +10º, baixa voltagem periférica, intervalo PR prolongado, extrassístoles ventriculares isoladas e monomórficas, alterações difusas e secundárias da repolarização ventricular. O radiograma torácico (projeções póstero-anterior [PA] e perfil, com o esôfago constratado) mostrou: índice cardiotorácico igual a 0,58, sendo que na projeção PA havia deslocamento para baixo e para fora do terceiro arco, que era longo e único, ápex cardíaco mergulhando no diafragma; e no perfil observou-se convexidade posterior proeminente e bordo ventricular esquerdo situado a mais de 2 cm para trás da veia cava inferior e sinais de conDe acordo com os dados acima apresentados, no laudo do ECG, assinale a opção que apresenta corretamente os distúrbios nas propriedades elementares do coração.
batmotrópica, inotrópica e lusitrópica
cronotrópica, lusitrópica e batmotrópica
inotrópica, dromotrópica e batmotrópica
cronotrópica, dromotrópica e batmotrópica
lusitrópica, cronotrópica e dromotrópica
Texto para as questões de 31 a 33
Um homem com cinquenta e cinco anos de idade, procedente do estado do Tocantins, onde trabalhava como agricultor, relatou dispneia progressiva, iniciada havia cinco meses, associada à tosse pouco produtiva, com escarro amarelado, cerca de 50 ml ao dia. O paciente relatou tabagismo de 35 maços/ano. Além da dispneia, o exame físico evidenciou emagrecimento, leve cianose, crepitações bilaterais e sibilância discreta, sem outros achados. A radiografia do tórax mostrou opacidades peri-hilares bilaterais com certa simetria, tipo retículo-nodular, que ocupavam campos pulmonares médios e inferiores, além de uma pequena lesão cavitária. A biópsia revelou inflamação e fibrose, formação de granulomas e elementos ovalados tipo Mickey Mouse.De acordo com o caso clínico acima apresentado, assinale a opção correta.
Há micobacteriose atípica apenas em pacientes infectados pelo HIV.
A presença de fibrose, no exame histopatológico, afasta o diagnóstico de infecção bacteriana ou fúngica.
A presença de lavado bronco-alveolar negativo para BAAR afasta o diagnóstico de tuberculose.
A sorologia para paracoccidioidomicose apresenta baixa especificidade.
O isolamento de Histoplasma sp em lavado bronco-alveolar é critério suficiente para histoplasmose.
A desleucocitação é um procedimento realizado através de filtros específicos para remoção de leucócitos de um hemocomponente. Considerando esse assunto, assinale a opção que apresenta uma situação em que os hemocomponentes desleucotizados estão indicados.
transplantado de medula óssea
paciente com hipotireoidismo
pacientes críticos com hipotermia
pacientes portadores de hepatite C
politrauma grave em protocolo de transfusão maciça
As doenças respiratórias constituem uma das causas mais frequente de admissão hospitalar, tanto do recém-nascido a termo quanto do prematuro. Com relação a esse assunto, julgue os itens subsequentes.
A síndrome do desconforto respiratório é diretamente proporcional à idade gestacional e ao peso de nascimento.
As neuroviroses são etiologias importantes que devem ser sempre consideradas em diagnósticos diferenciais. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
Entre os vírus que podem estar associados à mielite estão o Epstein-Barr, o citomegalovírus, o vírus da varicela zoster, o herpes vírus tipo 1 e tipo 2, o HIV e o vírus da dengue.
Considerando as práticas da reanimação em sala de parto, que têm por base as diretrizes publicadas pelo International Liaison Committee on Resuscitation (ILCOR), assinale a opção correta.
Na presença de apneia, respiração irregular ou frequência cardíaca menor que 100 bpm, após os cuidados para manter a permeabilidade das vias aéreas e a temperatura do RN, está indicada a ventilação com pressão positiva.
Deve-se sempre utilizar o oxigênio suplementar durante a reanimação, não sendo indicada a utilização de blender para ajustar as concentrações de O2.
Rotura de membranas em um período inferior a dezoito horas e trabalho de parto com duração inferior a doze horas são fatores perinatais associados à necessidade de reanimação neonatal.
Em RNs que não precisam de procedimentos de reanimação ao nascer, a saturação de oxigênio com um minuto de vida situa-se entre 80 e 85%.
A conduta do pediatra frente à presença de líquido tinto de mecônio deve ser sempre aspirar a traqueia sob visualização direta, independentemente da vitalidade fetal.
No que se refere à leucemia promielocítica aguda (LMA - M3), assinale a opção correta.
São aspectos característicos dessa doença: número aumentado de promielócitos, presença de blastos com bastonete de Auer e células de faggot.
A translocação t(15;17) está sempre presente.
As células blásticas são sempre HLA-DR positivas, CD34 positivas e MPO negativa.
Corticosteroides não devem ser empregados para o tratamento da síndrome do ATRA (acido all trans retinoico), pois aumentam o risco de infecção nestes pacientes.
O transplante de medula óssea autólogo deve ser empregado em todos os casos de baixo risco, pois somente o tratamento com ATRA e quimioterapia não apresenta bons resultados.
Um paciente idoso com queixa de lombociatalgia necessita ser encaminhado ao serviço de fisioterapia, porém nunca realizou nenhum exame complementar. Com base no texto, assinale a opção em que se relaciona o exame à sua especificidade correta.
A cintilografia óssea com tecnécio marcado serve para investigar a compressão dos nervos periféricos, como na síndrome do piriforme.
A eletroneuromiografia é fundamental para o mapeamento das metástases no estadiamento das lesões.
A tomografia axial computadorizada é o exame inicial utilizado em lombalgia e lombociatalgia.
A radiografia simples em anterossuperior (AP) e perfil é o exame ideal para a estenose do canal vertebral.
A ressonância magnética é o exame ideal para a hérnia discal, servindo também para o diagnóstico precoce dos tumores, metástases e discites.
A insuficiência adrenal é um distúrbio desencadeado por alteração da função adrenocortical, caracterizado pela deficiência de glicocorticoides, mineralocorticoides e andrógenos renais. Como a doença apresenta sinais e sintomas bastante inespecíficos, o médico dispõe de um baixo limiar para o diagnóstico. De acordo com essas informações, julgue os próximos itens.
A insuficiência adrenal primária ou doença de Addison é causada, principalmente, pela adrenalite autoimune, que causa atrofia das adrenais, desencadeando a perda da maior parte das células corticais e da camada medular.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...