Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um paciente foi atendido em caráter emergencial com as seguintes manifestações clínicas: bradipneia, hipoatividade, rebaixamento do nível de consciência, insuficiência respiratória, hipercapnia e aspiração.
A respeito dessa situação, e considerando que a intoxicação exógena pode ser confundida com um grande número de doenças ou com elas coexistir, julgue os itens que se seguem.
No diagnóstico diferencial da intoxicação exógena, pode-se considerar: trauma crânio-encefálico, acidente vascular cerebral isquêmico ou hemorrágico, hiperglicemia, cetoacidose diabética, uremia, doença coronariana isquêmica, arritmias.
As complicações crônicas do diabetes, tanto do tipo 1 quanto do tipo 2, estão associadas a elevados custos e aumento da morbimortalidade. Acerca da prevenção e manejo dessas complicações, julgue os itens subsecutivos.
A metformina como monoterapia, pelo menos para pacientes diabéticos com sobrepeso, tem efeito comprovado na prevenção cardiovascular.
A respeito da antibioticoterapia profilática recomendada ao paciente que deve ser submetido a procedimento cirúrgico, assinale a opção correta.
Sua aplicação deve ser realizada, no mínimo, pelo período de quarenta e oito horas após a operação.
A provisão de cobertura para microbiota polimicrobiana é necessária, independentemente do local de operação.
É necessário o provimento de níveis antibióticos adequados durante o período operatório.
O procedimento de aplicação deve ser iniciado por via parenteral e depois modificado para via oral.
A antibioticoterapia profilática não é recomendada para operações com índices esperados de infecção de sítio cirúrgico inferiores a 10%.
No tocante à tetralogia de Fallot, assinale a opção correta.
Nos casos de tetralogia de Fallot com anatomia desfavorável, como a presença de atresia pulmonar, indica-se a cirurgia de Blalock-Taussig modificada.
As crises hipoxêmicas na tetralogia de Fallot são caracterizadas por obstrução grave do fluxo pulmonar, com inversão do desvio de sangue da esquerda para a direita.
O uso de beta-agonistas nas crises hipoxêmicas da tetralogia de Fallot aumenta a resistência vascular sistêmica e ajuda na melhora clínica.
A radiografia de tórax apresenta classicamente a forma de coração em boneco de neve.
O tratamento clínico da tetralogia de Fallot tem por objetivo diminuir a hipoxemia e prevenir as crises hipoxêmicas com o uso de vasodilatadores.
Texto para as questões de 45 a 49
Uma jovem com dezesseis anos de idade procurou assistência médica apresentando dor, edema, calor e limitação de movimentos nas grandes articulações (joelho e cotovelo), de forma assimétrica e migratória. A paciente relatou também que teve, durante três dias, febre de 38 ºC. No primeiro dia, informou dispneia aos médios esforços. O exame clínico da paciente mostrou: pressão arterial de 115 mmHg × 70 mmHg, frequência cardíaca = 120 bpm, afebril (36,8 ºC), com palidez cutânea, mucosas normocoradas, exame cardiovascular: ictus cordis localizado no 6º espaço intercostal esquerdo, na linha axilar anterior esquerda, ritmo cardíaco regular taquicárdico, em três tempos com galope protodiastólico, bulhas hipofonéticas, sopro holossistólico, grau IV de Levine, mais bem audível em foco mitral, irradiado para linha axilar média esquerda, sem modificação com a manobra de Rivero- Carvallo, presença de atrito pericárdico mais bem audível na região paraesternal esquerda baixa, presença de discretos estertores inspiratórios em terços inferiores de ambos hemitórax, dor, edema, rubor e restrição de movimento da articulação do cotovelo direito, sem outras alterações clínicas. O eletrocardiograma (ECG) de doze derivações mostrou taquicardia sinusal, frequência ventricular média de 118 bpm, SÂQRS = +10º, baixa voltagem periférica, intervalo PR prolongado, extrassístoles ventriculares isoladas e monomórficas, alterações difusas e secundárias da repolarização ventricular. O radiograma torácico (projeções póstero-anterior [PA] e perfil, com o esôfago constratado) mostrou: índice cardiotorácico igual a 0,58, sendo que na projeção PA havia deslocamento para baixo e para fora do terceiro arco, que era longo e único, ápex cardíaco mergulhando no diafragma; e no perfil observou-se convexidade posterior proeminente e bordo ventricular esquerdo situado a mais de 2 cm para trás da veia cava inferior e sinais de conCom base nas manifestações clínicas cardíacas, do ponto de vista de acometimento dos folhetos anatômicos que compõem o coração, é correto afirmar que há acometimento do(s) folheto(s)
endocárdico, miocárdico e pericárdico, de forma associada.
endocárdico, de forma isolada.
miocárdico, de forma isolada.
pericárdico, de forma isolada.
endocárdico e pericárdio, de forma associada.
Texto para as questões de 31 a 33
Um homem com cinquenta e cinco anos de idade, procedente do estado do Tocantins, onde trabalhava como agricultor, relatou dispneia progressiva, iniciada havia cinco meses, associada à tosse pouco produtiva, com escarro amarelado, cerca de 50 ml ao dia. O paciente relatou tabagismo de 35 maços/ano. Além da dispneia, o exame físico evidenciou emagrecimento, leve cianose, crepitações bilaterais e sibilância discreta, sem outros achados. A radiografia do tórax mostrou opacidades peri-hilares bilaterais com certa simetria, tipo retículo-nodular, que ocupavam campos pulmonares médios e inferiores, além de uma pequena lesão cavitária. A biópsia revelou inflamação e fibrose, formação de granulomas e elementos ovalados tipo Mickey Mouse.Diante do caso clínico acima apresentado, o provável diagnóstico desse paciente é de
pneumonia de hipersensibilidade crônica.
tuberculose pulmonar.
micobacteriose atípica.
paracoccidioidomicose.
histoplasmose.
Assinale a opção que contém, respectivamente, os agentes infecciosos frequentemente encontrados em pacientes imunossuprimidos no período pós-transplante de medula óssea e os fatores de risco associados.
mucosite e Ebstein Baar vírus
Streptococcus viridans e uso de cateter venoso central
citomegalovírus e uso de condicionamento com alentuzumab
enterocolite neutropênica e Staphylococcus epidermidis
neutropenia inferior a sete dias e Aspergillus fulmigatus
As doenças respiratórias constituem uma das causas mais frequente de admissão hospitalar, tanto do recém-nascido a termo quanto do prematuro. Com relação a esse assunto, julgue os itens subsequentes.
Hipoglicemia, meningite, medicamentos e convulsões são causas de apneia no período neonatal, devido à depressão direta do sistema de controle da respiração do sistema nervoso central.
Assinale a opção correta a respeito de linfomas, seu prognóstico, sua distribuição e suas peculiaridades histológicas.
A maioria dos casos de linfomas não Hodgkin, na fase avançada da doença, tem manifestações clínicas de natureza gastrointestinal, neurológica e da medula óssea.
Apesar de avanços diagnósticos e terapêuticos significantes, o prognóstico grave, com baixa sobrevida, para crianças acometidas por linfomas não Hodgkin se mantém.
A etiologia de linfoma não Hodgkin em crianças é de natureza unicamente genética.
Os linfomas não Hodgkin correspondem à forma menos frequente entre os casos registrados de linfoma em crianças e adolescentes.
O linfoma de Burkitt é subtipo raro de linfoma não Hodgkin.
Com relação às alterações do estado mental causadas por drogas frequentemente utilizadas na neurologia, julgue os itens que se seguem.
Medicamentos antipsicóticos (típicos e atípicos), antidepressivos tricíclicos inibidores da recaptação de serotonina, trazodona, antieméticos (metoclopramida) e antivertiginosos (cinarizina) podem induzir transtornos extrapiramidais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...