Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca da hipertensão pulmonar persistente (HPP), assinale a opção correta.
O quadro clínico é bastante variável, dependendo da doença de base. Chama atenção a gravidade da hipoxemia sempre acompanhada de importante desconforto respiratório.
A HPP é proveniente da diminuição do fluxo sanguíneo pulmonar e shunt direito-esquerdo através do forame oval e(ou) canal arterial.
O curto-circuito extrapulmonar decorre da redução da pressão na artéria pulmonar em relação à sistêmica.
Essa patologia só pode ocorrer de forma secundária a uma série de doenças cardiorrespiratórias neonatais.
A síndrome manifesta-se predominantemente em neonatos pré-termos.
Acerca das hemofilias, assinale a opção correta.
A presença de inibidores nos paciente hemofílicos é mais frequente nas formas leves.
As manifestações clínicas da hemofilia A e B graves iniciam-se na primeira infância, com aparecimento de hematomas nos primeiros passos ao caminhar, além da história familiar positiva.
A hemofilia A deve-se à deficiência do fator IX e a hemofilia B à deficiência do fator VIII da coagulação sanguínea.
As hemofilias são distúrbios congênitos da coagulação ligados ao Y, assim o pai transmite o defeito aos filhos de sexo masculino.
A incidência da hemofilia B é mais frequente que da hemofilia A.
Para a correta prescrição de uma órtese, é necessário conhecer alguns conceitos acerca de alavancas no corpo humano. De acordo com essa informação, é correto afirmar que
na articulação do joelho o músculo quadríceps representa a resistência.
na alavanca de segundo gênero o eixo encontra-se entre a potência e a resistência.
na alavanca de 3.º gênero a potência encontra- se entre o eixo e a resistência.
na articulação do cotovelo o peso do antebraço representa a potência.
na alavanca de primeiro gênero a resistência encontra-se entre o eixo e a potência.
A insuficiência adrenal é um distúrbio desencadeado por alteração da função adrenocortical, caracterizado pela deficiência de glicocorticoides, mineralocorticoides e andrógenos renais. Como a doença apresenta sinais e sintomas bastante inespecíficos, o médico dispõe de um baixo limiar para o diagnóstico. De acordo com essas informações, julgue os próximos itens.
A hiperpigmentação da pele é um sinal clínico da hemorragia adrenal.
Um paciente foi atendido em caráter emergencial com as seguintes manifestações clínicas: bradipneia, hipoatividade, rebaixamento do nível de consciência, insuficiência respiratória, hipercapnia e aspiração.
A respeito dessa situação, e considerando que a intoxicação exógena pode ser confundida com um grande número de doenças ou com elas coexistir, julgue os itens que se seguem.
Se forem observadas pupilas muito mióticas, deve-se associar a provável intoxicação por álcool e derivados, anticonvulsivantes e benzodiazepínicos.
As complicações crônicas do diabetes, tanto do tipo 1 quanto do tipo 2, estão associadas a elevados custos e aumento da morbimortalidade. Acerca da prevenção e manejo dessas complicações, julgue os itens subsecutivos.
No manejo da nefropatia diabética, a detecção de microalbuminúria persistente, indica a necessidade de utilização de um medicamento inibidor da enzima conversora da angiotensina, mesmo se o paciente é normotenso.
Um dos critérios para estratificação de risco cirúrgico, avaliado na classificação de Child-Pugh, é a
dosagem de albumina.
dosagem de transaminases.
dosagem de hemoglobina.
presença de hematêmese.
contagem de plaquetas.
Com relação à comunicação interatrial (CIA), assinale a opção correta.
O fechamento percutâneo da CIA é indicado quando ocorre sobrecarga volumétrica do ventrículo direito definida pela ecocardiografia, geralmente associada à presença de Qp/Qs maior que 1,5:1 ao cateterismo cardíaco.
A prótese de Helex é a mais utilizada no fechamento percutâneo da CIA, guiado pelo ecocardiograma transesofágico ou pelo intracardíaco.
A CIA é mais frequente no sexo masculino, na razão de 2:1.
O tipo anatômico mais frequente é a CIA ostium primum.
O aumento de cavidades direitas e a redução da trama vascular pulmonar são alterações que podem ser observadas na CIA isolada.
Texto para as questões de 45 a 49
Uma jovem com dezesseis anos de idade procurou assistência médica apresentando dor, edema, calor e limitação de movimentos nas grandes articulações (joelho e cotovelo), de forma assimétrica e migratória. A paciente relatou também que teve, durante três dias, febre de 38 ºC. No primeiro dia, informou dispneia aos médios esforços. O exame clínico da paciente mostrou: pressão arterial de 115 mmHg × 70 mmHg, frequência cardíaca = 120 bpm, afebril (36,8 ºC), com palidez cutânea, mucosas normocoradas, exame cardiovascular: ictus cordis localizado no 6º espaço intercostal esquerdo, na linha axilar anterior esquerda, ritmo cardíaco regular taquicárdico, em três tempos com galope protodiastólico, bulhas hipofonéticas, sopro holossistólico, grau IV de Levine, mais bem audível em foco mitral, irradiado para linha axilar média esquerda, sem modificação com a manobra de Rivero- Carvallo, presença de atrito pericárdico mais bem audível na região paraesternal esquerda baixa, presença de discretos estertores inspiratórios em terços inferiores de ambos hemitórax, dor, edema, rubor e restrição de movimento da articulação do cotovelo direito, sem outras alterações clínicas. O eletrocardiograma (ECG) de doze derivações mostrou taquicardia sinusal, frequência ventricular média de 118 bpm, SÂQRS = +10º, baixa voltagem periférica, intervalo PR prolongado, extrassístoles ventriculares isoladas e monomórficas, alterações difusas e secundárias da repolarização ventricular. O radiograma torácico (projeções póstero-anterior [PA] e perfil, com o esôfago constratado) mostrou: índice cardiotorácico igual a 0,58, sendo que na projeção PA havia deslocamento para baixo e para fora do terceiro arco, que era longo e único, ápex cardíaco mergulhando no diafragma; e no perfil observou-se convexidade posterior proeminente e bordo ventricular esquerdo situado a mais de 2 cm para trás da veia cava inferior e sinais de conCom base nas informações apresentadas e nos critérios de Jones usados para diagnóstico de febre reumática aguda, a paciente apresenta
dois critérios maiores e um critério menor.
dois critérios maiores e dois critérios menores.
três critérios maiores e um critério menor.
três critérios maiores e dois critérios menores.
um critério maior e um critério menor.
Um paciente, com cinco anos de idade, foi levado ao pronto atendimento em decorrência de dispneia progressiva havia três dias, associada à fadiga, desconforto em flanco esquerdo e palidez cutaneomucosa. Ao exame físico, apresentou esplenomegalia volumosa, saturação de O2 de 80%. O hemograma evidenciou 300.000 leucócitos, 90% de células blásticas com características linfoides e 50.000 plaquetas. Ao RX de tórax, o paciente apresentou infiltrado pulmonar bilateral.
Considerando as informações no caso acima descrito, assinale a opção que contém a terapêutica imediata mais indicada a ser instituída para controle da insuficiência respiratória aguda.leucoaferese para tratamento da síndrome de hiperviscosidade secundária a leucemia linfoide aguda
prescrição de rituximab para controle dos blastos CD20 positivo
esplenectomia de urgência devido à síndrome compartimental abdominal
início imediato de daunorrubicina e citarabina para controle da leucemia linfoide aguda
radioterapia esplênica para controle do hiperesplenismo
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...