Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As doenças respiratórias constituem uma das causas mais frequente de admissão hospitalar, tanto do recém-nascido a termo quanto do prematuro. Com relação a esse assunto, julgue os itens subsequentes.
A primeira respiração do recém-nascido necessita de pressões elevadas, geralmente de 10 cmH2O a 20 cmH2O, para sobrepor as forças de oposição representadas pela tensão superficial diminuída.
Acerca de diabetes, seus sintomas, diagnósticos, tratamentos e da expectativa de vida, assinale a opção correta.
Apesar de o déficit de insulina não ser absoluto em pacientes com diabetes melito do tipo 2, eles necessitam de ministração de insulina para sobreviver.
O início do diabetes melito do tipo 1 ocorre geralmente após os 15 anos de idade.
Poliúria e polidipsia são manifestações clínicas comuns em pacientes com diabetes melito do tipo 2.
Crianças portadoras de diabetes melito do tipo 2 desenvolvem frequentes episódios de cetoacidose.
As crianças não diabéticas têm esperança de vida dez anos maior que aquelas com diabetes melito do tipo 1.
Com relação às alterações do estado mental causadas por drogas frequentemente utilizadas na neurologia, julgue os itens que se seguem.
Contraceptivos orais, simpaticomiméticos, como as anfetaminas, cocaína, pseudoefedrina, triptanos e ergotamina podem induzir acidentes vasculares encefálicos.
Ainda considerando a hemorragia peri-intraventricular (HPIV), assinale a opção correta.
A ecografia cerebral é a melhor ferramenta para o diagnóstico e deve ser repetida em uma semana e com um mês de vida, no caso de não haver alterações. Nos casos com HPIV, deve ser repetida semanalmente, devido à possibilidade de hidrocefalia pós-hemorrágica.
O uso do corticoide pré-natal foi muito efetivo na redução da membrana hialina, mas não mostrou capacidade de reduzir a HPIV.
A corioamnionite e a sepse neonatal têm sido consideradas como fatores protetores no desenvolvimento de HPIV e leucomalácia periventricular.
A hipoxemia moderada provoca dilatação dos vasos sanguíneos cerebrais e aumenta consideravelmente o fluxo sanguíneo cerebral.
A HPIV é classificada em graus, de acordo com sua distribuição, sendo a hemorragia intraventricular com dilatação ventricular considerada hemorragia de Grau IV.
Um paciente, com dezoito anos de idade, apresentou quadro de gengivorragia, epistaxe, hipermenorreia e equimoses aos traumas desde a infância. Nos exames de laboratório apresentou tempo de protrombina (TAP) normal, tempo de trombina (TT) normal, fibrinogênio normal, tempo de tromboplastina parcialmente ativada (TTPA) normal, contagem de plaquetas 80.000 com presença acentuada de macroplaquetas, sem demais achados patológicos nas outras séries hematopoéticas.
Considerando os distúrbios plaquetários congênitos, o provável diagnóstico desse paciente étrombastenia de Glanzman confirmada pela agregação plaquetária com hipoagregação com ristocetina e demais agonistas mantendo agregação normais.
deficiência de fator XI, já que essa doença se manifesta em uma idade adulta e cursa com plaquetopenia.
síndrome de Bernard Soulier, confirmada pela agregação plaquetária com hipoagregação com ristocetina e demais agonistas mantendo agregação normal ou pelo método de citometria de fluxo.
doença de Von Willebrand tipo III, pois este subtipo cursa com plaquetopenia e hiperagregacão plaquetária com ristocetina.
púrpura trombocitopênica imune, sendo indicado início do tratamento com corticoide.
Considerando-se a descrição das equipes de saúde que atuam com foco nas doenças crônicas e sua organização, é correto afirmar que
a base de opinião reflete afirmações de crença e fé no enfoque da equipe, no que diz respeito às doenças crônicas.
o modelo multidisciplinar é teoricamente mais adequado às equipes de reabilitação, por ter sido desenvolvido para facilitar a comunicação lateral.
a base descritiva inclui uma série de experimentos que investigam a eficácia do enfoque da equipe de saúde em várias situações.
a base de estudo contém detalhes e testemunhos pessoais de programas que utilizam conceitos de equipe.
o modelo interdisciplinar é análogo ao modelo de gerência em forma de pirâmide com comunicação vertical entre supervisor e subordinado.
A insuficiência adrenal é um distúrbio desencadeado por alteração da função adrenocortical, caracterizado pela deficiência de glicocorticoides, mineralocorticoides e andrógenos renais. Como a doença apresenta sinais e sintomas bastante inespecíficos, o médico dispõe de um baixo limiar para o diagnóstico. De acordo com essas informações, julgue os próximos itens.
As principais neoplasias que acometem as glândulas adrenais são as neoplasias metastáticas de pulmão, mamas, linfomas e sarcomas.
Um paciente foi atendido em caráter emergencial com as seguintes manifestações clínicas: bradipneia, hipoatividade, rebaixamento do nível de consciência, insuficiência respiratória, hipercapnia e aspiração.
A respeito dessa situação, e considerando que a intoxicação exógena pode ser confundida com um grande número de doenças ou com elas coexistir, julgue os itens que se seguem.
No tratamento da intoxicação exógena, a lavagem gástrica não deve ser uma indicação de rotina.
As complicações crônicas do diabetes, tanto do tipo 1 quanto do tipo 2, estão associadas a elevados custos e aumento da morbimortalidade. Acerca da prevenção e manejo dessas complicações, julgue os itens subsecutivos.
A duração do diabetes é um fator de risco importante, mas outros fatores como hipertensão arterial, tabagismo e hipercolesterolemia determinam a evolução da micro e macroangiopatia.
Assinale a opção que apresenta uma alteração fisiológica comum a gestantes vítimas de politraumatismo.
aumento de frequência e débito cardíaco
diminuição do tempo de esvaziamento gástrico
diminuição do ritmo de filtração glomerular
aumento do hematócrito
diminuição do volume sanguíneo
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...