Lista completa de Questões de Medicina da Instituto Nacional de Educação (CETRO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
P.L.A., 65 anos, sexo masculino, testículos pequenos e atrofiados, relata esterilidade, ausência completa de espermatozoides no sêmen. Suspeita de massa na mama no exame clínico. Uma amostra tecidual por punção com agulha fina mostra a presença de CMH - câncer de mama no homem. O fator de risco responsável pelo desenvolvimento do CMH, no caso, caracterizado pela mutação cromossômica numérica, gerando o acréscimo de um cromossomo sexual no conjunto diploide do paciente, é a(o)
síndrome de Edwards.
síndrome de Klinefelter.
síndrome de Down.
câncer da próstata.
síndrome de Möbius.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente as doenças ou condições definidoras de AIDS.
Neoplasia de colo uterino invasiva, criptococose extrapulmonar e tuberculose pulmonar.
Meningite bacteriana, choque séptico e herpes simplex recorrente.
Herpes zoster disseminado, sarampo e coqueluche.
Toxoplasmose ocular, neurossífilis e hepatite C aguda.
Tétano, estrongiloidíase e pneumonia multilobar.
Em relação aos requisitos gerais de radioproteção em Radioterapia, analise as assertivas abaixo.
I. Não é permitida a presença de acompanhantes nas salas de irradiação e em quartos destinados à braquiterapia. II. Em tratamento com feixes de radiações com energias superiores a 60keV não é permitida a presença de qualquer pessoa na sala de tratamento; para energias inferiores a 60keV é obrigatório o uso de vestimentas de proteção com espessura equivalente a 0,5mm de chumbo. III. Não é permitida a irradiação de pessoas para propósitos de treinamento ou demonstração, a menos que exista também um objetivo terapêutico indicado por recomendação médica. IV. Limitação do feixe útil de radiação à menor área possível do paciente, consistente com os objetivos do tratamento. São requisitos gerais de radioproteção em radioterapia que devem ser atendidos o que está contido emI, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
O câncer de mama no homem (CMH) é uma doença rara em todas as partes do mundo. O tipo histológico mais comum de CMH é o(a)
carcinoma lobular.
carcinoma ductal in situ.
doença de Paget.
sarcoma primário de mama.
carcinoma ductal invasivo.
Assinale a alternativa correta sobre paracoccidioidomicose.
A associação Sulfadiazina e fluconazol são as drogas de escolha para o tratamento de paracoccidioidomicose.
Com relação ao tempo de tratamento da paracoccidioidomicose, as diretrizes recomendam entre 1 a 3 meses, sob regime de internação hospitalar.
Uma das comorbidades associadas à paracoccidioidomicose é a tuberculose, presente ente 5 a 10% dos casos.
Anidulafungina é a droga de escolha para o tratamento de paracoccidioidomicose.
Trata-se de um protozoário, Paracoccidioides brasiliensis, descrito principalmente na região do Mediterrâneo.
3/ 4/ 2/ 1/ 5/ 6
5/ 3/ 4/ 1/ 6/ 2
2/ 1/ 3/ 5/ 4/ 6
6/ 5/ 4/ 2/ 3/ 1
5/ 3/ 1/ 6/ 4/ 2
Trata-se de uma forma muito rara de câncer. É caracterizada por alterações cutâneas que lembram eczema ao redor do mamilo e mama. Sem tratamento, o eritema e o eczema suave apresentados de início evoluem para uma descamação da pele do mamilo, as crostas avançam, ocorre erosão da pele, ulceração, com exudato ou franco derrame. Frequentemente começa na pele do mamilo e depois se estende para a aréola. Pode ocorrer em homens e mulheres. Esta descrição refere-se à(ao)
adenoma de papila.
carcinoma tubular.
carcinoma mucinoso.
carcinoma medular.
doença de Paget.
Assinale a alternativa correta quanto à quimioprofilaxia contra a malária.
Existem cinco drogas recomendadas para a quimioprofilaxia contra malária: sulfametoxazoltrimetropima, pirimetamina, levofloxacina, eritromicina e clindamicina.
O objetivo da quimioprofilaxia contra a malária é agir sobre as formas esporozoítas e hipnozoítas.
Não é necessário avaliar o perfil de resistência do Plasmodium falciparum aos antimaláricos antes de decidir pela indicação de quimioprofilaxia.
Não está indicada a pesquisa de hematozoário em sangue periférico (gota espessa) nos pacientes assintomáticos ao término da profilaxia.
Doxiciclina, mefloquina, cloroquina e a associação atovaquona/proguanil são os fármacos recomendados para quimioprofilaxia, sendo que as duas primeiras drogas com ação esquizonticida sanguínea.
J. G., tabagista de 40 cigarros/dia apresenta carcinoma pulmonar não pequenas células em estádio clínico IIA, apresentando T1N1M0. Assinale a alternativa que apresenta a melhor opção terapêutica para este caso.
Tratamento apenas com lobectomia ou pneumectomia e linfadenectomia mediastinal, seguida de quimioterapia adjuvante.
Realização de radioterapia associada à quimioterapia.
Tratamento com cirurgia (lobectomia ou pneumectomia e linfadenectomia mediastinal) seguida de quimioterapia adjuvante com esquema baseados em cisplatina associada à vinorelbina ou carboplatina e paclitaxel.
Tratamento apenas com cirurgia, sendo indicada a lobectomia com linfadenectomia mediastinal.
Tratamento deve ser executado de maneira concomitante, com quimioterapia efetuada com cisplatina (50mg/m² D1,8,29 e 36) e etoposide (50mg/m² nos D1-5 e D29-33), associada com radioterapia com dose de 61,2Gy (fração de 1,8Gy).
Estudos mostram que ocorre desenvolvimento do linfedema em aproximadamente 15 a 20% das pacientes após o tratamento contra o câncer de mama, sendo esta considerada a maior sequela da doença. A deformidade física causada é perturbadora. Quase todos os estudos têm demonstrado que a incidência e o grau do linfedema estão co-relacionados à(aos)
hábitos inapropriados da paciente pós-cirurgia.
técnica do linfonodo sentinela.
extensão da dissecção da cirurgia.
preservação de 1cm de tecido gorduroso axilar inferior à veia axilar na cirurgia.
preservação de todo o tecido axilar medial, lateral e superior à veia na cirurgia.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...