Lista completa de Questões de Medicina da Instituto Nacional de Educação (CETRO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação à aparência mamográfica do câncer de mama, analise as assertivas abaixo.
I. Um câncer de mama se apresenta como: uma massa; calcificações associadas; distorção arquitetural; assimetria de arquitetura, densidade do tecido ou dilatação ductal e mudanças de pele ou mamilo. II. Uma massa deve ser avaliada de acordo com o seu tamanho, formato, margens, localização e atenuação de raios X. III. Uma massa pode ser classificada em diversos formatos, como redondo, oval, lobulado ou irregular. IV. As calcificações que se formam nas estruturas acinares dos lóbulos são virtualmente sempre malignas. É correto o que se afirma em:I, II, III e IV.
I, II e III, apenas.
I e III, apenas.
II, III e IV apenas.
II e IV, apenas.
Assinale a alternativa que apresenta as vacinas contraindicadas após transplante de células troncohematopoiéticas nos primeiros 8 meses após procedimento.
Tríplice viral, varicela e pólio oral.
Influenza inativada, H. influenzae b e hepatite B.
Hepatite A, influenza e pneumococo 23 valente.
Não se recomenda imunizar nos primeiros seis meses após transplante de células tronco hematopoiéticas.
Salk, hepatite B e DTPa.
A braquiterapia de alta dose para carcinoma da vulva apresenta efeitos colaterais crônicos e agudos. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta um efeito colateral agudo.
Teleangectasia.
Estenose vaginal.
Epilação vulvar.
Secura vaginal.
Fratura de colo de fêmur.
Uma paciente primigesta, com 18 anos de idade, e de idade gestacional de 37 semanas, vem ao prontosocorro com queixa de cefaleia e dor abdominal. Durante o exame físico, apresenta pressão arterial 160 X 110mmHg, batimento cardíaco fetal de 136, movimento fetal presente, tônus uterino normal, altura uterina de 33cm, dinâmica uterina ausente, toque vaginal com colo posterior, impérvio e feto cefálico à palpação. A paciente nega intercorrências na gestação. Após 30 minutos de repouso em decúbito lateral esquerdo, a pressão arterial foi novamente aferida, alcançando 160 X 110mmHg. Sobre este paciente, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Deve-se realizar cardiotocografia em repouso em decúbito lateral esquerdo para avaliar condição fetal. ( ) A paciente tem critério para Pré-eclâmpsia grave. ( ) Deve-se avaliar a função renal e hepática pelo risco de Síndrome HELLP. ( ) Iniciar Hidralazina 20mg EV a cada 15 minutos até o controle pressórico. ( ) A paciente encontra-se em iminência de Eclâmpsia.F/ F/ F/ V/ V/
V/ V/ V/ F/ V
F/ V/ F/ V/ F
V/ V/ V/ V/ V
F/ F/ F/ F/ F
Por ser o câncer de mama uma das malignidades mais comumente diagnosticadas nas mulheres e, portanto, está entre as ameaças mais sérias à saúde, intensifica-se a importância dada aos testes de rastreamento. É correto o que se afirma sobre a mamografia, exceto
o Colégio Americano de Radiologia criou o Relatório de Imagem da Mama e Banco de Dados (BIRAIDS), para criar uma linguagem universal, assim como um formato para radiologistas fazerem seus relatórios de resultados mamográficos.
o BI-RAIDS (Breast imaging reporting and data system) está dividido em categorias que expressam um determinado valor preditivo.
o BI-RAIDS identifica uma categoria 0, que é utilizada quando a análise está incompleta.
nos resultados mamográficos, mudanças benignas não pedem avaliações posteriores, enquanto mudanças que sugerem malignidade pedem intervenção.
o BI-RAIDS identifica uma categoria 2, que identifica a existência de uma anormalidade que é indeterminada, mas o risco de câncer é medido e uma biopsia deve ser considerada.
Assinale a alternativa que apresenta as vacinas contraindicadas após transplante de órgão sólido.
DTPa, hepatite B e influenza sazonal.
Pneumoco 23 valente, hepatite A e Salk.
BCG, febre amarela e tríplice viral.
dT, influenza e quadrivalente do HPV.
H. influenza b, hepatite B e pneumococo 7 valente.
Em relação à técnica de radiação 3D para o carcinoma de vulva, analise os itens abaixo.
I. Pré-planejamento no simulador com visão direta da lesão. II. Emprego de contraste retal. III. Definição do isocentro e dos pontos de referência dos laseres para CT simulador. Faz(em) parte do planejamento 3D o que está contido emI, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III.
Paciente chega ao pronto-socorro, relatando parto normal há 5 dias, evoluindo com febre 39 graus Celsius. Durante o exame físico, foi constatado bom estado geral, além de estar corada, hidratada, eupneica e orientada. Ao realizar exame especular, constatou-se presença de secreção com odor fétido e, ao toque vaginal, notou-se útero amolecido. Para esta infecção, assinale a alternativa que indica tratamento incorreto.
Clindamicina 600mg, a cada 6 horas, IV; associada a Gentamicina 1,5mg/Kg, a cada 8 horas, IV.
Clindamicina 900mg, a cada 8 horas, IV; associada a Gentamicina 3,5 a 5mg/Kg, a cada 24 horas IV.
Ampicilina 1g a 2g, a cada 6 horas, IV; associada a Gentamicina 1,5mg/Kg, a cada 8 horas, IV.
Cefalexina 500mg VO a cada 6 horas.
Ceftriaxona 1g, a cada 12 horas, IV.
Dor na mama é um problema comumente relatado, tanto no exame feito por um agente de saúde como na clínica de mastologia. Em relação à dor mamária, analise as assertivas abaixo.
I. Em mulheres com mastalgia aguda, a nodularidade pode estar associada à dor, sendo que a extensão da nodularidade tem constantemente relação com a extensão da dor. II. O Danazol, uma antigonadotropina que age como um androgênio análogo, pode aliviar a dor na maioria dos casos. III. A bromocriptina, um inibidor da prolactina, pode reduzir significativamente a mastalgia. É correto o que se afirma emI, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Quanto às medidas de precaução intra-hospitalar, assinale a alternativa correta sobre herpes zoster.
No paciente imunocompetente, está indicada a precaução padrão intra-hospitalar somente no caso de herpes disseminado.
No paciente imunossuprimido, está indicada a precaução específica por gotículas somente no caso de herpes disseminado.
No transplante de órgão sólido sob regime de imunossupressão, está indicada a precaução durante o contato somente no caso de herpes zoster localizado.
No paciente com AIDS, está indicada a precaução específica aerossol somente no caso de herpes disseminado.
No paciente com Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES), durante pulsoterapia com corticosteroide, estão indicadas duas medidas de precaução específicas: aérea e durante o contato, tanto no herpes zoster localizado quanto no disseminado.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...