Lista completa de Questões de Medicina da Instituto Nacional de Educação (CETRO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Os distúrbios mamários benignos são grupos de lesões heterogêneos que clínica e radiograficamente cobrem o espectro de anormalidades mamárias. Sobre as doenças benignas de mama, é correto afirmar que
os fibroadenomas são tumores bem circunscritos, compostos de elementos epiteliais benignos com estroma esparso e discreto.
os adenomas são tumores bem circunscritos, compostos de elementos epiteliais benignos com estroma fazendo parte integral do tumor.
os papilomas intraductais solitários são tumores que tendem a ocorrer em pacientes mais jovens, caracterizam-se por serem menos associados à secreção mamilar e mais frequentemente periféricos e bilaterais.
os papilomas intraductais múltiplos são tumores dos ductos lactíferos maiores, mais frequentemente observados nas mulheres entre 30 e 50 anos.
as pacientes diabéticas, dependentes de insulina, desenvolvem ocasionalmente massas mamárias que ao exame histológico mostram traços característicos, como fibroses do tipo queloide densa, infiltrados linfocísticos em associação a ductos e lóbulos, vasculite linfocítica e fibroblastos epitelioides no estroma.
Paciente do sexo masculino, 46 anos, deu entrada no pronto-socorro em 5 de janeiro de 2012, com queixa de febre alta (temperatura axilar: 39,5°C), dores pelo corpo, cefaleia retro-orbitária, sendo mais intensa nas articulações das mãos e pés, náuseas e vômitos (apenas dois episódios), sem diarreia, sem sinais de hemorragia ou lesões cutâneas há dois dias. Viagem recente para Ribeirão Preto (há 4 dias). Nega vacinação recente. Nega contato com outros pacientes ou casos semelhantes. O paciente permaneceu na unidade com a hipótese diagnóstica de dengue. Assinale a alternativa correta em relação à evolução deste paciente.
O paciente deveria mesmo permanecer em observação, pois apresentava um sinal de alerta: artralgia.
Ao exame físico, o plantonista médico identificou hepatomegalia dolorosa, sendo isto compatível com sinal de alerta de dengue.
Após quatro horas de hidratação IV com solução fisiológica 0,9%, foi colhido um segundo hemograma com contagem de plaquetas de 130.000/mm3 (primeiro hemograma com plaquetas de 120.000/mm3). Esta alteração plaquetária corresponde a um sinal de alerta de dengue.
Após 2 horas da aplicação de dipirona 1,0g IV, o paciente evoluiu com temperatura axilar de 38ºC, o que configura um sinal de alerta para dengue.
Devido ao quadro de artralgia, foi indicado o uso de ácido acetilsalicílico como anti-inflamatório não hormonal.
A radioterapia pélvica com intensidade modulada do feixe de irradiação agrega vantagem significativa pela possibilidade de reduzir a dose nos órgãos de risco, aumentando a tolerabilidade clínica dos tratamentos combinados (RT + QT) e pela redução das reações agudas gastrintestinais e hematológicas. Em relação às restrições de dose, assinale a alternativa incorreta.
Bexiga: 65Gy menor que 25%; 40Gy menor que 50%; e Dmax: 80Gy.
Reto: 65Gy menor que 20%; 40Gy menor que 35%; e Dmax: 80Gy.
Fêmures: maior que 50Gy menor que 33%; maior que 5Gy menor que 68%; e maior que 40Gy menor que 100%
Fígado: maior que 30Gy menor que 50% maior que 50Gy e menor que 30%.
Rim 2 (maior dose): Maior que 50Gy menor que 33%; maior que 30Gy menor que 55%; e maior que 15Gy menor que 100%.
Assinale a alternativa correta com relação às características dos fibroadenomas mamários.
Nódulos pequenos, de 2 a 3 cm, em média.
Crescimento lento e indolor.
Consistência fibroelástica.
Possibilidade de dor e crescimento rápido na gestação.
Alta frequência de transformação maligna.
Tratando-se do exame físico da mama, é correto afirmar que
as mamas devem ser examinadas primeiramente com a paciente em posição supina ou decúbito dorsal. Sob tais condições, o braço ipsolateral da paciente fica apoiado para relaxar o músculo peitoral.
a pele da mama e do mamilo deve ser inspecionada cuidadosamente. O edema da pele da mama, quando presente, é frequentemente mais proeminente na metade superior da mama, principalmente no quadrante externo superior.
o exame dos nódulos axilares e supraclaviculares é etapa relevante como técnica a ser utilizada. A palpação dos nódulos da região é feita melhor com a paciente deitada.
exames dos mamilos devem incluir inspeção na simetria, retração e mudanças na aparência da pele.
tumores localizados superficialmente podem causar saliências no contorno da mama ou retração da pele que a recobre. Entretanto, tumores localizados mais profundamente dentro da parte da mama que envolve os septos fibrosos (ligamentos de Cooper) não causam retração.
Assinale a alternativa correta quanto aos fármacos da terapia antirretroviral nos pacientes portadores de HIV.
Zidovudina, lamivudina e raltegravir são exemplos de inibidores não análogos nucleosídeos da transcriptase reversa.
Lopinavir, darunavir e maraviroc são exemplos de inibidores da protease.
Abacavir, didanosina e enfuvertida são exemplos de inibidores análogos da transcriptase reversa.
Fosamprenavir, Atazanavir, estavudina são exemplos de inibidores da protease.
Raltegravir pertence à classe dos inibidores da integrase.
V. F., sexo feminino, é diagnosticada com carcinoma do colo uterino em estádio IIIb. Assinale a alternativa que apresenta a melhor conduta terapêutica para este caso.
Quimioterapia (QT) + radioterapia (RT) paliativa.
Radioterapia + quimioterapia (radioterapia pélvica 45Gy + quimioterapia + BHDR (4 x 6Gy ponto A)).
Radioterapia + quimioterapia (radioterapia pélvica 45Gy + quimioterapia + BHDR (4 x 6Gy ponto A e a 5mm 1/3 superior da vagina usando cilindros vaginais)).
Radioterapia + quimioterapia (radioterapia pélvica 45Gy + quimioterapia + BHDR (4 x 7Gy ponto A e a 7mm 1/3 inferior da vagina usando cilindros vaginais)).
Radioterapia + quimioterapia (radioterapia pélvica 45Gy + quimioterapia + BHDR (4 x 7Gy ponto A)) + complementação parametrial (9Gy lado afetado).
Embora seja considerado um marcador de tumores epiteliais ovarianos, o CA-125 também pode estar aumentado em outras neoplasias, exceto
carcinoma do cólon.
carcinoma pulmonar.
carcinoma gástrico.
melanoma.
carcinoma endometrial.
A compreensão da morfologia e da fisiologia, bem como das muitas inter-relações endócrinas de ambas é essencial para o estudo da fisiopatologia da mama e do controle das doenças benignas, pré-neoplásicas e neoplásicas.
Em relação à embriologia, analise as assertivas abaixo.
I. Durante a quinta semana do desenvolvimento fetal humano, a faixa de leite primitivo ectodérmico ou faixa galáctica se desenvolve da axila à virilha no tronco do embrião.
II. Uma regressão incompleta ou uma dispersão da faixa galáctica primitiva leva ao surgimento de um tecido mamário adicional, encontrado na grande maioria das mulheres.
III. Da 7ª à 8ª semana de gestação, ocorre um espessamento no primórdio mamário (estágio de protuberância), seguido pela invaginação da parede torácica para o mesênquima (estágio de disco) e pelo crescimento tridimensional (estágio globular).
IV. Durante o terceiro trimestre da gravidez, os hormônios sexuais da placenta entram na circulação fetal e induzem a canalização de tecido epitelial ramificado. Esse processo continua da 20ª até a 32ª semana de gravidez.
É correto o que se afirma em
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.
I, III e IV, apenas.
II e III, apenas.
I, II e IV, apenas.
Quanto às indicações de alta hospitalar no seguimento de dengue, assinale a alternativa correta.
Ausência de febre durante sete dias, plaquetas em elevação e acima de 200.000/mm3, estabilização hemodinâmica durante 72 horas.
Hematócrito normal e estável por 96 horas; plaquetas em elevação e acima de 100.000/mm3.
Melhora visível do quadro clínico, estabilização hemodinâmica durante 48 horas, ausência de febre durante 48 horas.
Ausência de febre durante 96 horas, hematócrito acima de 40%, leucócitos < 12.000/mm3.
Recomenda-se, no mínimo, 10 dias de internação, independente da categoria de dengue ou evolução clínica.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...