Lista completa de Questões de Medicina da Instituto Nacional de Educação (CETRO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
L. M., sexo masculino, é diagnosticado com melanoma de palato duro e, de acordo com a classificação TNM (AJCC, 2002), apresenta pT3a, N0 e M1a. Com base nessas informações, pode-se afirmar que L. M. apresenta tumor
maior que 1,51mm e menor que 3,0mm e invasão de derme reticular, sem penetrar o tecido subcutâneo; sem linfonodos acometidos; e metástase em pele ou tecido subcutâneo ou linfonodos não regionais.
menor que 0,75mm e invasão da derme papilar, sem atingir a interface retículo-papilar; metástase em qualquer linfonodo regional com menos de 3cm; e metástase visceral.
maior que 0,76mm e menor que 1,50mm e invasão da derme papilar, sem atingir a derme reticular; sem linfonodos acometidos; e metástase visceral.
menor que 0,75mm e invasão da derme papilar, sem atingir a derme reticular; com metástase em linfonodos regional com mais de 3cm; e metástase em pele ou tecido subcutâneo.
maior que 2mm e menor que 3mm, com invasão da derme reticular, sem penetrar o tecido subcutâneo; sem linfonodos acometidos; e metástase em pele ou tecido subcutâneo.
Em relação ao teratoma maduro do ovário, assinale a alternativa correta.
Representa a neoplasia mais comum em mulheres idosas.
Não se apresenta em associação ao ciclo gravídico.
Apresenta tecidos derivados das três camadas germinativas.
Em cerca de 50% dos casos são malignos.
O tratamento é cirúrgico, por via laparoscópica (com uso de endobag , para proteção durante a retirada do tumor) ou laparotômica.
Acerca do desenvolvimento anormal da mama, é correto afirmar que
a anormalidade congênita mais comumente observada em ambos os sexos é a presença de um mamilo acessório fora da aréola mamária (politelia).
mamilos acessórios frequentemente apresentam glândulas mamárias.
hipoplasia é quando há falta de tecido mamário, mas há presença do mamilo.
a amazia é a presença de mais de duas glândulas mamárias, podendo ser completa, isto é, com aréola e mamilo.
a síndrome de Poland caracteriza-se por uma anomalia classificada como hiperplasia bilateral com assimetria.
Quanto às indicações de internação hospitalar durante o atendimento de dengue, assinale a alternativa correta.
Presença de sinais de alarme; recusa na ingestão de alimentos e líquidos; comprometimento respiratório: dor torácica, dificuldade respiratória, diminuição do murmúrio vesicular ou outros sinais de gravidade; plaquetas < 20.000/mm3, independentemente de manifestações hemorrágicas.
Comorbidades compensadas como diabetes mellitus, hipertensão arterial, insuficiência cardíaca e asma são indicações de internação hospitalar.
Plaquetas < 100.000/mm3 no primeiro hemograma e gestantes classificadas como categoria A são indicações de internação hospitalar.
Febre alta (T = > 39°C), diarreia e rash cutâneo são indicações de internação hospitalar.
Cefaleia é sinal de alarme para internação e será necessária a coleta de líquor para confirmação diagnóstica de dengue.
Em relação à técnica de irradiação 3D para carcinoma do endométrio, no que diz respeito ao préplanejamento e à definição dos GTV, CTV, PTV e OAR.
Pré-planejamento no simulador com marcador radiopaco colocado no fundo vaginal e emprego de contraste retal.
GTV: leite uterino (mais ou menos área de risco).
CTV: drenagem linfática pélvica.
PTV: margem de 7mm.
OAR: bexiga, reto, altas intestinais.
Assinale a alternativa correta em que estão descritos os achados ultrassonográficos geralmente associados à neoplasias ovarianas benignas.
Lesões sólidas e multiloculadas.
Lesões císticas com projeções sólidas no seu interior.
Lesões císticas com paredes finas.
Lesões císticas com septos espessos e irregulares.
Limites imprecisos.
Assinale a alternativa que apresenta a definição correta da categoria de risco de dengue.
Categoria A: febre por até sete dias, acompanhada de pelo menos dois sinais e sintomas inespecíficos (cefaleia, prostração, dor retro-orbitária, exantema, mialgias e artralgias), prova do laço negativa, antecedente de lipotímia e hematêmese.
Categoria B: febre por até sete dias, acompanhada de pelo menos dois sinais e sintomas inespecíficos (cefaleia, prostração, dor retro-orbitária, exantema, mialgias e artralgias), desconforto respiratório e prova do laço negativa.
Categoria C: febre por até sete dias, acompanhada de pelo menos dois sinais e sintomas inespecíficos (cefaleia, prostração, dor retro-orbitária, exantema, mialgias e artralgias), prova do laço positiva, petéquias, hepatomegalia dolorosa, vômitos persistentes, redução do volume urinário.
Categoria D: febre por até sete dias, acompanhada de pelo menos dois sinais e sintomas inespecíficos (cefaleia, prostração, dor retro-orbitária, exantema, mialgias e artralgias), prova do laço negativa, sem sinais de alerta.
Categoria F: febre por até sete dias, acompanhada de pelo menos um dos sinais e sintomas inespecíficos (cefaleia, prostração, dor retro-orbitária, exantema, mialgias e artralgias), prova do laço negativa, sem sinais de alerta.
1/ 2/ 1/ 2
1/ 2/ 2/ 1
2/ 1/ 2/ 1
2/ 2/ 1/ 1
2/ 1/ 1/ 2
Em relação aos fatores de risco para o carcinoma invasor do colo uterino, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Infecção genital por HPV de alto risco. ( ) Início precoce da vida sexual. ( ) Uso de anticoncepcional hormonal oral. ( ) Nuliparidade. ( ) Número elevado de parceiros sexuais.V/ V/ V/ F/ V
F/ V/ V/ V/ F
V/ V/ V/ V/ V
F/ F/ F/ V/ F
V/ F/ V/ F/ V
Em relação à prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DST) nos casos de violência sexual, assinale a alternativa correta.
Quanto à profilaxia antimicrobiana das DST em adultos e adolescentes com mais de 45kg, recomenda-se a associação: penicilina G benzatina, ciprofloxacina, azitromicina e metronidazol.
Está contraindicada a profilaxia contra HIV nesta situação.
Não existe indicação, no momento do atendimento, de coleta de sorologias para: HIV, hepatites virais B e C, sífilis.
Recomenda-se o uso de imunoglobulina contra hepatite C.
Quanto à profilaxia antimicrobiana das DST em gestante que sofre violência sexual, recomenda-se apenas penicilina G benzatina e ciprofloxacina.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...