Lista completa de Questões de Medicina da Instituto Nacional de Educação (CETRO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a alternativa que não apresenta um dos sinais de CAD.
Taquicardia.
Desidratação.
Coma.
Diarreia.
Hálito cetônico.
De acordo com o Estatuto do Idoso, o Poder Público criará e estimulará programas de
I. profissionalização especializada para os idosos, aproveitando seus potenciais e habilidades para atividades esporádicas e não remuneradas. II. preparação dos trabalhadores para a aposentadoria, com antecedência mínima de um ano, por meio de estímulo a novos projetos sociais, conforme seus interesses, e de esclarecimento sobre os direitos sociais e de cidadania. III. estímulo às empresas privadas para admissão de idosos ao trabalho. É correto o que está contido emI, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
S.H., sexo masculino, 51 anos, apresenta-se ao PA com dor torácica, antecedente de doença aterosclerótica das coronárias (pai), sudorese, hipotensão, ECG inicial com supra de ST maior a 1 mm em três derivações contíguas, que não reverte após administração do nitrato sublingual. Há alta probabilidade de diagnóstico de
angina estável.
angina instável.
edema agudo pulmonar.
miocardite.
infarto agudo do miocárdio.
De acordo com Eugen Bleuler (1857-1939), os sintomas fundamentais de esquizofrenia são, exceto
alucinações auditivas na forma de vozes que dialogam ente si.
distúrbios da associação do pensamento.
ambivalência da afetividade e da vontade.
distúrbios da afetividade.
autismo.
A talassemia é uma anemia hereditária na qual ocorre uma deficiência na síntese das cadeias de globina. Em relação ao assunto, analise as assertivas abaixo.
I. Pacientes com talassemia do tipo β-talassemia minor geralmente são assintomáticos. Alguns podem apresentar anemia discreta associada à microcitose, hipocromia e hemácias em alvo e pontilhado basofílico. Não há necessidade de nenhum tratamento, apenas aconselhamento genético para o casal. II. Pacientes com talassemia do tipo β-talassemia major são praticamente assintomáticos até a adolescência, devido à presença da Hb F. A partir de então, instala-se uma anemia grave e hemólise periférica e medular. III. A hemoglobina de Bart é incompatível com a vida extrauterina. Como resultado, tem-se ou um natimorto ou um recém-nascido com hidropisia fetal que evolui rapidamente para o óbito. IV. A ausência de 3 genes na doença da hemoglobina Hb H permite o nascimento de um bebê sadio, porém já com anemia, podendo apresentar icterícia no período neonatal devido ao quadro de anemia hemolítica. É correto o que se afirma emI, III e IV, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
IV, apenas.
I, II, III e IV.
Em relação à Leucemia Linfoide Aguda (LLA), assinale a alternativa incorreta.
A LLA é uma doença maligna de células linfocitárias derivadas das células indiferenciadas linfoides que estão presentes em grande número na medula óssea, no timo e nos gânglios linfáticos.
as células leucêmicas da LLA mantêm uma certa capacidade de multiplicação, mas não se diferenciam até formas mais maduras e normais.
A LLA acumula grande quantidade de linfoblastos ou células jovens em etapas diferentes de maturação.
As LLA podem ser de dois tipos: B ou T, sendo as células do tipo T mais frequentes.
Os marcadores das células leucêmicas diferem conforme o tipo de linfócito proliferante.
Em relação ao quadro clínico da insuficiência cardíaca, analise as assertivas abaixo.
I. Os sinais e sintomas comuns a qualquer faixa etária incluem, entre outros, taquidispneia, taquicardia e batimentos de asa. II. Terceira e quarta bulhas são achados frequentes, podendo cadenciar um ritmo de galope. III. Sinais de congestão pulmonar podem se apresentar com sibilância, tornando-se necessário o diagnóstico diferencial com doenças respiratórias. IV. A fadiga e intolerância aos esforços estão presentes em crianças menores. É correto o que se afirma emI e II, apenas.
I, II e IV, apenas.
III e IV, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III, apenas.
Assinale a alternativa incorreta acerca do Estatuto do Idoso.
A pena para quem desdenhar, humilhar, menosprezar ou discriminar pessoa idosa, por qualquer motivo, será reclusão de 6 (seis) meses a 1 (um) ano e multa.
A pena para quem deixar de prestar assistência ao idoso, quando possível fazê-lo sem risco pessoal, em situação de iminente perigo, ou recusar, retardar ou dificultar sua assistência à saúde, sem justa causa, ou não pedir, nesses casos, o socorro de autoridade pública será detenção de 6 (seis) meses a 1 (um) ano e multa.
A pena para quem abandonar o idoso em hospitais, casas de saúde, entidades de longa permanência, ou congêneres, ou não prover suas necessidades básicas, quando obrigado por lei ou mandado será detenção de 6 (seis) meses a 3 (três) anos e multa.
A pena para quem expuser a perigo a integridade e a saúde, física ou psíquica, do idoso, submetendo-o a condições desumanas ou degradantes ou privando-o de alimentos e cuidados indispensáveis, quando obrigado a fazê-lo, ou sujeitando-o a trabalho excessivo ou inadequado será detenção de 2 (dois) meses a 1 (um) ano e multa.
Devido ao laicismo, não é obrigação do Estado assegurar à pessoa idosa o direito à liberdade, que compreende, entre outros, direito de crença e culto religioso.
Acerca das síndromes coronárias agudas (SCA), é correto afirmar que
a angina instável apresenta episódios de dor prolongados (mais de 30 minutos), intensos e geralmente acompanhados de sudorese, palidez e náuseas.
o infarto agudo do miocárdio apresenta episódios de dor repetidos, de curta duração e revertidos com nitrato sublingual.
o quadro clínico clássico de angina instável caracteriza-se por dor precordial ou retroesternal, às vezes epigástrica, com irradiação para membros superiores, em geral o esquerdo, mandíbula e/ou região dorsal.
em pacientes com dor torácica sugestiva de SCA, o ECG deve ser realizado compulsoriamente nos primeiros 10 minutos do atendimento.
o ECG identifica o diagnóstico de infarto agudo do miocárdio em quase a totalidade dos casos, sendo possível detectar isquemia na ausência de sintomas típicos.
Com relação à psicoterapia de pacientes medicados com psicotrópicos, assinale a alternativa correta.
Há consenso entre os psicanalistas de que antidepressivos diminuem mecanismos de defesa e ajudam o terapeuta a acessar o ego.
Na abordagem em terapia cognitiva para depressão, o uso de antidepressivos pelo paciente é, muitas vezes, visto de forma positiva, já que pode aumentar a eficácia do tratamento.
Na abordagem comportamental de pacientes com fobia, o uso de benzodiazepínicos antes da exposição é visto como elemento potencializador do tratamento.
Na abordagem reichiana, o uso de antidepressivos é muitas vezes estimulado como forma de acessar estados alterados de consciência.
Pacientes em terapia de grupo não podem estar fazendo uso de medicação psicotrópica.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...