Lista completa de Questões de Medicina da Instituto Nacional de Educação (CETRO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Leia o caso clínico abaixo para responder às questões 27 e 28.
Casal traz seu filho de 9 anos ao consultório do psiquiatra. Relatam que ele tem apresentado dificuldade escolar, não tendo até agora se alfabetizado. Não consegue prestar atenção às aulas e tem sido ridicularizado pelo restante da classe por fazer sons estranhos com a boca. Durante a consulta, a criança franze a testa repetidas vezes e não quer conversar com o psiquiatra, parecendo envergonhada. Foi feito um teste de QI que resultou no valor de 75. O casal confirma que desde os 7 anos de idade seu filho faz movimentos bruscos com o tronco.Assinale a alternativa que apresenta o diagnóstico da criança.
Síndrome de Tourette com retardo mental leve.
Autismo infantil com retardo mental leve.
Síndrome de Tourette sem retardo mental.
Autismo infantil sem retardo mental.
Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade.
Assinale a alternativa incorreta em relação à insuficiência cardíaca congestiva.
Após o primeiro ano de idade, a insuficiência cardíaca pode resultar de miocardiopatias, febre reumática, outras doenças vasculares do colágeno, endocardite e arritmias cardíacas graves.
Neonatos são menos dependentes da frequência cardíaca elevada do que da pré-carga para manutenção do débito cardíaco.
Neonato com padrão alimentar caracterizado por aumento no tempo de mamada, necessidade de interrupção para descansar ou desconforto respiratório associado à sudorese, mesmo em temperaturas amenas, precisa ser investigado para caso de insuficiência cardíaca congestiva.
Na evolução crônica da insuficiência, os mecanismos compensatórios tentam fornecer substrato mínimo para a subsistência, protegendo áreas metabolicamente críticas, como cérebro e miocárdio, em detrimento da circulação periférica e da demanda metabólica para o crescimento.
Na insuficiência cardíaca congestiva, a congestão venosa sistêmica provoca náuseas, vômitos e anorexia, contribuindo para a desnutrição protéico-calórica.
A. F., 48 anos, sexo masculino, apresenta queixas dispépticas, anemia e inapetência acompanhada de saciedade precoce. Ao exame, apresenta prateleira retal palpável. Assinale a alternativa que apresenta o possível diagnóstico desse paciente.
Tumor benigno de estômago.
Tumor benigno de reto.
Câncer de reto.
Câncer de intestino com sinais de metástase.
Câncer gástrico com sinais de metástase.
Em 2005, das 58 milhões de mortes ocorridas em todo o mundo, 35 milhões referem-se às doenças crônicas não transmissíveis (DCNT). A projeção mostra um aumento futuro de 17% nos próximos 10 anos. Há mitos que comumente acompanham as DCNT e as tornam negligenciadas na sua abordagem mundial pelos governos, pela mídia e pela população em geral. Sobre as DCNT, é correto o afirmar que
as DCNT afetam predominantemente os países ricos.
as DCNT afetam predominantemente pessoas idosas.
as DCNT são resultado de estilos de vida não saudáveis.
algumas pessoas têm muitos fatores de risco e vivem muito tempo, o que justifica a ausência de necessidade de preocupar-se com hábitos de vida saudáveis.
dois dos principais fatores de risco das DCNT são o sedentarismo e a dieta inadequada.
Entre os vários tipos de obstrução da via de saída do VE, a única que se manifesta em neonatos e lactentes é a(o)
estenose aórtica valvar.
estenose aórtica supravalvar.
estenose das veias pulmonares.
tetralogia de Fallot.
defeito septal atrioventricular.
É comum que doenças neurológicas cursem com sintomas mentais. Assinale a alternativa em que não há correlação entre a manifestação mental e o diagnóstico neurológico citado.
Assinale a alternativa correta quanto aos tipos de meningites.
A meningite criptocócica usualmente tem evolução subaguda, em poucas semanas, com sintomas inicialmente inespecíficos e brandos, para, a seguir, tornar-se bastante sintomática, com febre, vômitos cefaleia, irritabilidade e letargia. Se não tratada, é 100% fatal.
Na meningite tuberculosa, os pacientes já apresentam, na fase inicial da doença, um grau importante de deterioração, com alterações de tônus e de consciência, muitas vezes irreversíveis.
Na maioria dos casos de meningite viral, o líquido cerebroespinhal apresenta pleocitose, acompanhada de aumento nos níveis de glicorraquia e de proteinorraquia, mas a bacterioscopia/bacteriologia é negativa.
Os sintomas da meningite viral normalmente obedecem à mesma divisão etária da meningite bacteriana, porém com curso mais agressivo, principalmente nos casos das infecções herpéticas.
No período neonatal, a meningite costuma estar associada à sepse, também sendo comum a irritação meníngea.
S. B., sexo feminino, eutireoidea, apresenta nódulo único e oval no istmo. A avaliação microscópica apresenta células morfologicamente bem preservadas, de formato poligonal, com citoplasma delineado bem definido, e núcleos normocromáticos, sem alterações na forma. A cápsula, por sua vez, é delgada, formada por tecido fibroso com vasos presentes e invasão ausente de vasos e cápsula. Assinale a alternativa que apresenta o diagnóstico mais provável desta paciente.
Carcinoma folicular.
Carcinoma papilífero.
Adenoma folicular.
Microcarcinoma papilífero.
Carcinoma anaplásico.
2/ 3/ 1
1/ 3/ 2
3/ 2/ 1
2/ 1/ 3
3/ 1/ 2
Neonato com cardiopatia com sinais de descompensação, caracterizando uma emergência e requerendo abordagem terapêutica rápida e objetiva, envolvendo medidas de ressuscitação cardíaca, pulmonar, hemodinâmica e neurológica. Essas medidas devem seguir etapas consecutivas de forma correta, lógica e organizada, devendo-se, em primeira instância, ter por procedimento
a definição anatomofisiológica correta da cardiopatia congênita (ecocardiograma).
a correção de distúrbios do ritmo com drogas ou marca-passo, se necessário.
a estabilização clínica básica: aquecimento corporal, adequação volêmica-eletrolítica, correção de distúrbios ácido-básicos e metabólicos, correção de anemia.
o acesso venoso seguro.
o início imediato de infusão endovenosa contínua de prostaglandina.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...