Lista completa de Questões de Medicina da Instituto Nacional de Educação (CETRO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Leia o caso clínico abaixo para responder às questões de 18 a 20.
Paciente do sexo masculino, 27 anos de idade. Nunca teve histórico de doença mental ou de tratamento psiquiátrico. Há três semanas começou a ficar com insônia, agitado, eufórico e hipersexualizado. Ontem, agrediu sua mãe com um soco, porque ela não queria deixá-lo sair de casa. Chega ao hospital trazido pelos familiares porque teria tentado pular pela janela, achando que era capaz de voar. O psiquiatra avalia que a retaguarda familiar é deficiente.Assinale a alternativa que apresenta, se há ou não, indicação de internação psiquiátrica nesse caso.
Sim, pois há risco de suicídio, ainda que não intencional.
Não, pois a internação acarreta mais danos ao psiquismo do paciente.
Sim, pois o paciente sofre de transtorno bipolar, diagnóstico que sempre requer tratamento hospitalar.
Não, pois o risco de suicídio é baixo, já que o paciente não manifesta intenção de matar-se.
Sim, mas a internação só poderá ser feita depois de discussão em equipe multidisciplinar.
Em relação à classificação das queimaduras quanto à profundidade, assinale a alternativa correta.
São classificadas como queimaduras de 2º grau ou de espessura parcial as que provocam lesões na epiderme e em parte da derme, sendo que as mais profundas cicatrizam-se em 10-15 dias, podendo necessitar de enxerto.
As queimaduras de 3º grau não são capazes de reepitelizar, podendo cicatrizar a partir da periferia, com retração das bordas, e requerem enxertos cutâneos.
São classificadas como queimaduras de 3º grau as que provocam lesões na epiderme e na derme, com presença de eritema, edema e bolha. São dolorosas ao toque e, em alguns casos, o tecido subjacente empalidece à digitopressão.
São classificadas como queimaduras de 1º grau ou superficiais as que provocam lesões na epiderme, não são dolorosas e cicatrizam-se sem sequelas em 3-6 dias
Nas queimaduras mais profundas de 1º grau, a pele apresenta-se pálida, endurecida e seca.
J. L. C., sexo masculino, sexagenário, vai ao consultório médico levando consigo os exames solicitados pelo cancerologista. Ao abri-los, o especialista se depara com níveis séricos de PSA: 11ng/ml. Com base nesse quadro, é correto afirmar que
o risco de câncer de próstata é baixo, estando indicada biópsia rotineira.
a chance de existir neoplasia prostática é relativamente alta, estando indicada biópsia local, independente dos achados do toque digital.
há chances desprezíveis de presença de câncer de próstata em pacientes com toque prostático normal.
o risco de câncer de próstata é baixo, estando indicada biópsia local, dependendo dos achados do toque digital.
a chance de existir neoplasia prostática é alta, estando indicada biópsia local em caso de toque digital positivo.
Considera-se um caso de hanseníase a pessoa que apresenta um ou mais sinais cardinais e que necessita de tratamento poliquimioterápico. Em relação à hanseníase , assinale a alternativa incorreta.
Lesões e/ou áreas da pele com alteração de sensibilidade.
Acometimento de nervos periféricos, com ou sem espessamento, associado a alterações sensitivas e/ou motoras e/ou autonômicas.
O diagnóstico de caso de hanseníase é exclusivamente clínico.
A hanseníase é uma doença de notificação compulsória em todo o território nacional e de investigação obrigatória.
A classificação operacional do caso de hanseníase, visando definir o esquema de tratamento com poliquimioterapia, é baseada no número de lesões cutâneas.
Tratando-se da insuficiência cardíaca (IC), é correto afirmar que
a arginina-vasopressina (AVP), também conhecida como hormônio antidiurético, encontra-se diminuída nos pacientes com IC.
os peptídeos natriuréticos encontram-se diminuídos nos pacientes com IC.
são recomendados a redução de peso e o controle de doenças concomitantes, como, por exemplo, diabetes.
no tratamento farmacológico, o uso de diuréticos é contra-indicado.
no tratamento farmacológico, digitálicos são os agentes inotrópicos positivos mais utilizados na descompensação cardíaca e têm por vantagem não apresentar efeitos colaterais.
Leia o caso clínico abaixo para responder às questões de 18 a 20.
Paciente do sexo masculino, 27 anos de idade. Nunca teve histórico de doença mental ou de tratamento psiquiátrico. Há três semanas começou a ficar com insônia, agitado, eufórico e hipersexualizado. Ontem, agrediu sua mãe com um soco, porque ela não queria deixá-lo sair de casa. Chega ao hospital trazido pelos familiares porque teria tentado pular pela janela, achando que era capaz de voar. O psiquiatra avalia que a retaguarda familiar é deficiente.Em relação ao caso clínico, assinale a alternativa na qual o exame não tem utilidade na avaliação diagnóstica desse paciente.
Tomografia de crânio.
Dosagem de hormônios tireoidianos.
Sorologia para sífilis.
Sorologia para HIV.
Litemia.
Em relação à queimadura, analise as afirmativas abaixo.
I. Imediatamente após a queimadura, ocorre aumento do débito cardíaco devido à hipervolemia e à presença de substâncias estimulantes miocárdio-circulantes. II. A falha da restauração do débito cardíaco com reposição hídrica adequada resulta em perfusão tecidual inadequada, disfunção orgânica progressiva, colapso circulatório e morte. III. Nas primeiras 24-72 horas após a queimadura, ocorre uma resposta hipermetabólica, que resulta em gliconeogênese, resistência à insulina e catabolismo protéico, com consequente diminuição do peso, balanço nitrogenado negativo e diminuição dos estoques energéticos. IV. A disfunção sistêmica compromete especialmente os rins, que podem ser afetados pela hiperperfusão renal ou por uma significativa lesão muscular que resulta em mioglobinúria. É correto o que se afirma emI, III e IV, apenas.
II e IV, apenas.
III, apenas.
II e III, apenas.
I e IV, apenas.
Em relação ao câncer de próstata, assinale a alternativa correta.
Mais de 95% (noventa e cinco por cento) das neoplasias de câncer de próstata são representadas pelos adenocarcinomas, que se localizam na zona central em 75% (setenta e cinco por cento) dos casos.
O sistema de graduação histológico mais utilizado é o de Gleason. Nesse sistema, os tumores são classificados em cinco graus, denominando-se grau V as lesões mais diferenciadas e grau I as mais indiferenciadas.
Nas neoplasias prostáticas, a presença de marcadores tumorais específicos, como a fosfatase ácida e o antígeno prostático específico permite que, por meio de métodos imunoistoquímicos, os adenocarcinomas locais possam ser diferenciados de outros tumores.
Diferentemente de outras neoplasias, a evolução dos pacientes com adenocarcinoma da próstata não está relacionada com a extensão da neoplasia.
Além do toque retal e da ultrassonografia transretal, que permitem avaliar localmente a extensão do tumor, o estadiamento é feito exclusivamente por antígeno prostático específico.
Em relação à assistência à saúde de gestantes, prevista no ECA, é obrigatório aos hospitais e demais estabelecimentos públicos e particulares
I. manter registro das atividades desenvolvidas, através de prontuários coletivos, pelo prazo de seis anos. II. identificar o recém-nascido mediante o registro de sua impressão plantar e digital e da impressão digital da mãe. III. fornecer declaração de nascimento em que constem necessariamente as intercorrências do parto e do desenvolvimento do neonato. IV. manter alojamento conjunto, possibilitando ao neonato a permanência junto à mãe. É correto o que está contido emII, III e IV, apenas.
I e II, apenas.
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
O rápido avanço tecnológico reduziu substancialmente as complicações inerentes ao cateterismo cardíaco. Com referência às indicações e contra-indicações de cinecoronariografia, assinale a alternativa incorreta.
Área isquêmica moderada é um marcador de alto risco em testes não-invasivos, sendo recomendada a indicação de cinecoronariografia nos casos de angina estável.
As indicações de cinecoronariografia na angina estável compreendem os sintomas atuais e marcadores não-invasivos de alto risco para eventos adversos, como, por exemplo, disfunção ventricular grave ao repouso (fração de ejeção menor 35%).
Em caso de infarto agudo do miocárdio (IAM), a coronariografia pode ser indicada após terapia trombolítica.
Após o advento da ecocardiografia, o uso do cateterismo como método diagnóstico de valvopatias praticamente se extinguiu, ficando restrito aos casos em que há discrepância entre clínica e ecocardiograma.
No caso das miocardiopatias e das doenças valvares, o cateterismo foi largamente substituído por testes não-invasivos de maior eficiência diagnóstica, como o ecocardiograma transesofágico e a tomografia computadorizada (TC) helicoidal com contraste.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...