Lista completa de Questões de Medicina da Instituto Nacional de Educação (CETRO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Leia o caso clínico abaixo para responder às questões 24 e 25.
Paciente de 22 anos, em uso de haloperidol há duas semanas para controle de quadro psicótico. Há um dia começou a apresentar rigidez muscular, tremor fino, marcha em bloco e hipomimia. Ao exame físico, apresenta sinal da roda denteada positivo.Para controle das alterações motoras, o psiquiatra decidiu trocar haloperidol por um antipsicótico de segunda geração. Assinale a alternativa que apresenta o medicamento que tem maior probabilidade de levar aos mesmos sinais e sintomas motores, principalmente quando prescrito em dose superior a 10mg por dia.
Olanzapina.
Quetiapina.
Ziprasidona.
Aripiprazol.
Risperidona.
Sabendo-se que a meningite é um processo inflamatório purulento no sistema nervoso central, analise as assertivas abaixo.
I. Na meningite criptocócica, os exames de neuroimagem podem ser normais em até 50% dos casos, mesmo nas fases mais avançadas. Já o exame cultural costuma ser positivo em menos de 50% dos casos. II. A meningite tuberculosa é uma forma subaguda ou crônica de meningite, mas pode apresentar-se de modo agudo, mimetizando um quadro de meningite bacteriana, principalmente na população pediátrica. III. Na meningite bacteriana, o tempo de tratamento varia para cada germe, sendo 14 dias para os casos neonatais e listeriose, 21 dias para enterobactérias, 5-7 dias para penumococo e 10-14 dias para meningococo. IV. Após 72 horas do início do uso do antibiótico, todos os pacientes, mesmo os que se apresentarem afebris nas primeiras 24-48 horas do tratamento, precisam ser submetidos a nova punção lombar. É correto o que se afirma emI e II, apenas.
I e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
III, apenas.
IV, apenas.
Em relação aos tumores malignos da tireoide, assinale a alternativa incorreta.
O carcinoma medular é um câncer bastante comum que se origina nas células foliculares. Essas células são mais evidentes por coloração de imuno-histoquímica para calcitonita e células neuroendócrinas.
A maioria dos tumores malignos da tireoide origina-se de células epiteliais da glândula.
O carcinoma papilar da tireoide origina-se das células foliculares e é a variante histológica mais comum do câncer da tireoide.
O carcinoma folicular da tireoide é um tumor maligno das células epiteliais e é o segundo câncer mais frequente nesta glândula.
Os tumores oncocíticos são neoplasias caracterizadas pela presença de células de Hürthle
Sobre os elementos utilizados para diagnóstico da tuberculose, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) A segunda amostra de escarro deve ser coletada pela manhã, após escovar os dentes. ( ) A primeira amostra de escarro deve ser coletada em jejum. ( ) A cultura para o M. tuberculosis é indicada para os suspeitos de tuberculose pulmonar negativos ao exame direto do escarro.F/ F/ V
V/ F/ V
V/ V/ V
F/ F/ F
F/ V/ F
O tratamento de emergências hipertensivas objetiva minimizar ou determinar a regressão das alterações anatômicas e funcionais presentes em órgãos-alvo, diminuindo o risco de morte. Como terapêutica farmacológica nas emergências hipertensivas, recomenda-se o uso de
diuréticos, como a furosemida.
nitroprussiato de sódio.
clorotiazida ou indapamida.
nifedipina.
levosimendan.
Leia o caso clínico abaixo para responder às questões 24 e 25.
Paciente de 22 anos, em uso de haloperidol há duas semanas para controle de quadro psicótico. Há um dia começou a apresentar rigidez muscular, tremor fino, marcha em bloco e hipomimia. Ao exame físico, apresenta sinal da roda denteada positivo.As alterações motoras descritas estão relacionadas à ação da droga em receptores de
acetilcolina.
noradrenalina.
serotonina.
dopamina.
GABA (ácido gama-amino butírico).
Sabendo-se que atualmente o Brasil passa por uma mudança no perfil demográfico nutricional da população, com aumento da obesidade, inclusive infantil, analise as assertivas abaixo.
I. Até os 3 anos, o maior fator de risco para obesidade na infância é a obesidade dos pais. II. O melhor método de avaliação da obesidade é o IMC, sendo considerados como sobrepeso valores acima do percentil 97 e, como obesidade, valores acima de 105. III. Interrupção precoce do aleitamento materno, alimentação complementar inapropriada e uso de fórmulas lácteas diluídas de modo incorreto, entre outros fatores, têm associação comprovada com a obesidade exógena na infância. IV. A partir dos 8 anos, a sertralina pode ser usada em casos de obesidade associada à depressão. Já a fluoxetina pode ser usada a partir dos 6 anos nos casos associados à compulsão alimentar. É correto o que se afirma emI e II, apenas.
I e III, apenas.
I, III e IV, apenas.
II e IV, apenas.
IV, apenas.
Em relação aos Tumores Germinativos do Testículo, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Entre as principais características dos TGT está a de possuir uma velocidade de crescimento muito rápida, com tempo de duplicação de 30 (trinta) a 40 (quarenta) dias.
( ) O seguimento dos pacientes com carcinoma in situ (Cis) indica que 50% (cinquenta por cento) destes evoluem para TGT em 5 (cinco) anos.
( ) Os tumores de testículo têm a capacidade de produzir glicoproteínas que são excelentes indicadores da atividade tumoral. A maioria dos seminomas produz a alfafetoproteína e a fração beta da gonadotrofina coriônica (beta HCG).
( ) O desenvolvimento da doença metastásica é três vezes mais comum nos tumores seminomatosos, motivo pelo qual são considerados mais agressivos.
F/ V/ V/ V
V/ V/ V/ V
F/ F/ V/ V
V/ F/ F/ F
V/ V/ F/ F
São sintomas e sinais sugestivos utilizados para diagnosticar a tuberculose pulmonar, exceto
tosse seca ou produtiva por três semanas ou mais.
febre vespertina.
sudorese noturna.
astenia.
aumento de peso.
Paciente apresenta taquipnéia e dor torácica. O exame físico não conduz ao diagnóstico. Gasometria arterial normal. Eletrocardiograma (ECG) registra taquicardia sinusal. Radiografia de tórax normal. Cintilografia positiva: defeitos de perfusão múltiplos e segmentares observados em várias incidências. Achados positivos importantes na angiografia pulmonar, como a presença de falhas de enchimento intraluminares, interrupções vasculares abruptas e incapacidade de visualizar ramificações arteriais pulmonares. A avaliação diagnóstica é de paciente com
valvopatia.
insuficiência aórtica.
tromboembolia pulmonar.
coronariopatia.
acometimento cardíaco por doença neurológica.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...