Lista completa de Questões de Medicina da Instituto Nacional de Educação (CETRO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a alternativa em que não é habitual ocorrer sinais de síndrome de abstinência clinicamente relevantes, após a interrupção do uso.
Maconha.
Heroína.
Álcool.
Nicotina.
Benzodiazepínico.
Assinale a alternativa correta no que se refere a abdome agudo.
A apendicite aguda é mais comum em meninos menores de 5 anos, sendo raro em lactantes e incomum em maiores de 10 anos.
No quadro clínico da apendicite aguda, a dor abdominal é sintoma mais comum. Geralmente começa na fossa ilíaca direita (FID), migrando, em algumas horas, para região periumbilical.
Em casos de obstrução intestinal por bolo de áscaris, é indicado tratamento clínico inicial com SNG, reposição hidroelétrica e vermífugos. O uso de óleo mineral é indicado apenas na ocorrência de vômitos. Uma vez desfeita a obstrução, deve-se administrar NPO.
É muito difícil de diferenciar a diverticulite de Meckel da apendicite aguda, sendo que a frequência da primeira é menor, porque a base é mais larga e tem menos tecido linfoide, porém sua apresentação é mais grave e rápida, com índices maiores de perfuração e peritonite generalizada.
Na apendicite aguda complicada, é fundamental que seja realizada uma correção hidreletrolítica imediatamente após a cirurgia. E o uso de antibióticos deve ser continuado por, no mínimo, cinco dias, ou até a melhora clínica.
J. P., sexo masculino, foi diagnosticado com câncer de pênis com lesões infiltrativas e, após vários exames, foram constatadas lesões penianas extensas, proximais e com envolvimento da bolsa testicular. Dessa forma, pode-se afirmar que o tratamento mais adequado para este caso é realizar um(a)
penectomia parcial.
penectomia total.
circuncisão.
emasculação.
tratamento com laser, radioterapia, quimioterapia ou associação de rádio e quimioterapia.
Sobre a hanseníase, analise as assertivas abaixo.
I. O tratamento Poliquiometerápico padrão é contraindicado em casos de gravidez e aleitamento. II. A rifampicina pode interagir com anticoncepcionais orais, potencializando sua ação. III. Em crianças com peso inferior a 30kg, deve-se ajustar a dose de acordo com o peso. É correto o que se afirma emI e II, apenas.
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
II e III, apenas.
A síncope pode estar associada às mais variadas entidades clínicas, podendo aparecer em condições com curso benigno, mas significa um risco iminente de morte em alguns casos associados à doença cardíaca estrutural. O estresse postural prolongado, o exercício físico rigoroso, especialmente em ambientes quentes, o medo, as grandes emoções e a dor podem ser fatores desencadeantes da síncope
secundária à arritmias cardíacas.
secundária à doença cardíaca ou cardiopulmonar.
secundária à doença cerebrovascular.
vasovagal.
vasovagal.
Considere os seguintes quadros psiquiátricos:
I. transtorno mental orgânico. II. transtorno psicótico. III. transtorno de estresse pós-traumático. Os usuários de crack que se reuniam na região conhecida como cracolândia estão mais predispostos a desenvolver o que está contido emI, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
I e III, apenas.
Em relação a queimaduras, assinale a alternativa correta.
Em pacientes com queimaduras extensas, para aliviar a dor e interromper a lesão tecidual, recomenda-se lavar a queimadura com água corrente fria (15ºC) por 20 minutos. Lembrando que esse procedimento não traz benefício se aplicado uma hora após a queimadura.
Na reposição hídrica, a transfusão com concentrados de hemácias é recomendada com hematócrito <24% (hemoglobina 8g/dL), ou com hematócrito <30% (hemoglobina < 10g/dL) nos pacientes com manifestações sistêmicas. O plasma fresco é indicado quando há distúrbios de coagulação.
Quando ocorre febre elevada em pacientes queimados, deve-se monitorar periodicamente a infecção por meio de avaliação clínica e avaliação da ferida cirúrgica durante os curativos. Nos casos mais graves, recomenda-se o uso profilático de antibiótico.
Nos casos de lesão por inalação, dependendo da extensão da queimadura, pode haver necessidade de acesso venoso para controle da oferta hídrica.
Em caso de queimadura elétrica com lesão das vísceras maciças e do íleo, deve-se procurar por lesões de entrada e saída da queimadura e verificar a vacinação antitetânica.
Em relação ao carcinoma espinocelular (CEC) de pênis, analise as assertivas abaixo.
I. O CEC de pênis é praticamente uma doença locorregional.
II. A via linfática é a via de disseminação usual desse câncer, sendo acometidos sucessivamente os linfonodos inguinais superficiais; a seguir, os inguinais profundos; depois os ilíacos; e finalmente os periaórticos.
III. A via de disseminação hematogênica é bastante comum, já que o tumor acomete um órgão muito vascularizado.
É correto o que se afirma em
I e III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
III, apenas.
I, II e III.
O tratamento da hanseníase é ambulatorial, utilizando-se os esquemas terapêuticos padronizados. Para adultos em casos Multibacilares, devem ser utilizadas Rifampicina, Dapsona e Clofazimina. Desta forma, assinale a alternativa que apresenta a dosagem adequada.
Rifampicina: dose mensal de 700g (2 cápsulas de 350 mg), com administração supervisionada.
Dapsona: dose mensal de 200mg, com administração autoadministrada.
Clofazimina: dose mensal de 400mg, com administração autoadministrada.
Dapsona: dose diária de 200mg, com administração supervisionada.
Clofazimina: dose diária de 50mg, autoadministrada.
No que diz respeito às arritmias cardíacas, é correto afirmar que
a taquicardia por reentrada nodal (TRN) é a causa mais comum de taquicardia paroxística regular de QRS estreito, ocorre mais no sexo masculino e a maioria dos pacientes a apresenta na 2ª década da vida.
as extra-sístoles ventriculares são batimentos ventriculares precoces em relação ao ritmo básico do paciente e podem ter causas cardíacas e não-cardíacas.
arritmia supraventricular é aquela originada em qualquer região situada abaixo do feixe de His.
arritmia ventricular é qualquer distúrbio do ritmo cardíaco que tenha origem em regiões acima do feixe de His.
é recomendada a atropina na dose inicial de 0,25mg para melhorar a bradicardia.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...