Lista completa de Questões de Medicina da Instituto Nacional de Educação (CETRO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A anamnese é o contato inicial na relação médico-paciente e dela derivam todos os raciocínios clínicos. Em relação à anamnese, analise as afirmativas abaixo.
I. As características da expectoração são úteis no diagnóstico diferencial. Escarro espumoso arejado róseo indica infecção viral ou irritação brônquica prolongada; escarro amarelado é comum em edema pulmonar e escarro mucoso claro tem origem infecciosa.
II. A cianose é fator importante na história de pacientes. Incide com mais frequência e de forma mais abrangente em adultos.
III. Noctúria é comum em pacientes com Insuficiência Cardíaca (ICC).
IV. Náuseas e vômitos ocorrem frequentemente em pacientes com Infarto Agudo do Miocárdio (IAM).
É correto o que se afirma em
I, II e III, apenas.
I, III e IV, apenas.
III e IV, apenas.
III, apenas.
I, II e IV, apenas.
O Programa Nacional de Imunização (PNI) completa 40 anos em 2013. O Programa implantou a vacinação de adultos, principalmente mulheres em idade fértil, e a de idosos a partir de 60 anos. Sobre o PNI, é incorreto afirmar que
idosos são vacinados contra gripe, tétano e difteria.
idosos hospitalizados e residentes em asilos e casas geriátricas são vacinados contra pneumonia.
a vacina contra a hepatite B é oferecida a menores de 15 anos na Amazônia Legal e a menores de dois anos no resto do País.
mulheres em idade fértil, entre 12 e 49 anos, são vacinadas contra tétano e difteria.
ao nascer, a pessoa deve receber a vacina meningocócica e a tetravalente.
Mulher de 23 anos, sexualmente ativa, há 2 dias iniciou antibioticoterapia para uma infecção ginecológica. Alega estar insatisfeita com a assistência que vem recebendo da equipe do posto de saúde, onde o Clínico que a está atendendo começou a trabalhar há um mês. A paciente reclama dos medicamentos prescritos, diz que desde que começou a tomá-los, tem se sentido mal, com náuseas logo após tomar o medicamento e anorexia. Quer um relatório sobre seu problema ou cópia do prontuário, pois quer saber mais sobre o seu problema e ter uma segunda opinião.
Assinale a alternativa correta acerca da conduta do Médico em relação à paciente.Acolher a paciente, explicar sobre os efeitos colaterais do medicamento em uso e a importância de completar o tratamento. Orientar que o prontuário não pode ser copiado e que infelizmente não é possível fazer o relatório sobre seu problema em tratamento, pois não foi ele quem o prescreveu.
Ouvir as reclamações da paciente atentamente, orientar sobre o tratamento, prescrever os sintomáticos e pedir que ela procure o gerente da Unidade de Saúde.
Escutar a paciente, orientar que deve terminar de tomar o Antibiótico e que esses sintomas não são graves, que logo passarão. O Médico não permite o acesso da paciente ao prontuário e nem oferece uma cópia, pois entende que o prontuário é instrumento da Instituição.
Escutar a paciente, orientar quanto aos riscos e benefícios do tratamento. O Médico deve se colocar à disposição para tirar dúvidas quando ao problema de saúde. E, por fim, explicar que o prontuário é patrimônio do estado, e que só poderá ser fornecida cópia mediante mandado judicial.
Acolher a paciente, explicar-lhe sobre o problema de saúde de forma que ela compreenda, orientar quanto ao medicamento e seus efeitos colaterais, e o benefício de completar o tratamento, prescrever sintomáticos. Rever o prontuário, fazer um relatório objetivo e preciso do estado de saúde da paciente. Conceder o relatório à paciente e se colocar à disposição para futuras dúvidas e problemas. Caso a paciente solicite cópia do prontuário, esta deve ser fornecida.
A anamnese cuidadosa e o exame físico apurado são elementos essenciais para a construção do raciocínio clínico que orienta o médico cardiologista em busca do melhor caminho diagnóstico e terapêutico. Com referência ao exame físico, é correto afirmar que
a palpação do pescoço permite o reconhecimento de vários sinais, como o sinal de Hirtz, que é a percepção da pulsação para baixo, após a elevação manual da cartilagem cricóide.
na inspeção e palpação, movimentos anormais da cabeça sugerem várias doenças cardiovasculares - DCV, como o sinal de Feletti, que é a pulsação extensora da cabeça por insuficiência valvar aórtica.
na ausculta cardíaca, a hiperfonese e a hipofonese das duas bulhas se estabelecem pela comparação da intensidade da primeira bulha (B1) nos focos aórtico e pulmonar e para a segunda bulha (B2) nos focos mitral e tricúspide.
na ausculta do pescoço, podem ser audíveis sopros irradiados das lesões valvares aórticas, sopros localizados das estenoses carotídeas e sopros tireoideanos do hipertireoidismo.
no exame minucioso dos membros, podem ser observados vários sinais, próprios de múltiplas doenças cardíacas, como angina pectoris, pericardite aguda, arritmia ventricular, miocardite etc.
Para serem caracterizadas como hospitalares, as infecções
devem ser associadas à complicação ou extensão de infecção já presentes na internação.
em recém-nascidos com nascimento domiciliar devem apresentar evidência clínica de infecção na admissão ou até 48h de hospitalização.
relacionadas à assistência à saúde (IRAS) devem se manifestar em até 48h de internação, no caso de recém-nascidos procedentes de outra instituição.
em recém-nascidos reinternados na mesma instituição devem apresentar evidência clínica de infecção cujo período de incubação ultrapasse 1 ano.
devem estar ausentes ou em incubação por ocasião da admissão. Caso já estejam em incubação à admissão, devem estar relacionadas à prévia hospitalização na mesma instituição.
Homem de 52 anos vao ao Ambulatório para uma consulta de Check UP. Relata estar sem paciência (pavio curto), dificuldade para iniciar o sono e acordando várias vezes à noite. Parou de fumar há uma semana, após a morte de um amigo por Câncer de Pulmão. É tabagista de 60 maços/ano. Bebe em media duas latas de cerveja por dia, desconhece ter doenças prévias. Há mais de 5 anos sem avaliação de saúde.
A insônia e a Irritabilidade fazem parte do quadro de abstinência, podendo, em alguns casos, o paciente apresentar estado disfórico ou depressivo, ansiedade e/ou dificuldade de concentração. Para os cuidados, prevenção e promoção da saúde, assinale a alternativa correta.O paciente está em estado de choque psicológico pela morte do amigo com risco para depressão e alcoolismo, o que justifica o quadro de irritabilidade e insônia. A melhor conduta no caso é tranquilizá-lo, fazer rastreamento para DPOC e risco cardiovascular. Oferecer um indutor do sono (ex: Zolpidem) e antidepressivo.
Até 85% dos cânceres de pulmão estão relacionados com o tabagismo. O importante é orientar sobre os malefícios do tabagismo para a saúde, oferecer antidepressivo para auxiliar a cessação. Orientar formas de lidar com seus sintomas de fissura e abstinência e procurar apoio nos grupos de Alcoólicos Anônimos.
O paciente apresenta quadro de fissura pela cessação do tabagismo, o que justifica a insônia e irritabilidade. Para alívio dos sintomas, basta prescrever adesivo de nicotina, indutor do sono e antidepressivo.
Inicialmente, faz parte do seguimento longitudinal do paciente na atenção primaria à saúde, o rastreamento de risco cardiovascular (solicitando exames cabíveis e necessários ao caso), orientar quanto ao tabagismo e seguir o plano de cessação já iniciado e medicar caso venha a ser necessário. Fazer rastreamento para o alcoolismo (CAGE), revisão da carteira vacinal e atualização caso necessário. Suspeitar de provável DPOC e encaminhar para avaliação com pneumologista.
O paciente se encontra no estágio de pré-contemplação para a cessação do tabagismo. Logo, pode-se orientar a parada abrupta do tabagismo. Para alívio dos sintomas da fissura, prescrever repositores de nicotina, sob a forma de goma e adesivo. Orientar sobre provável ganho ponderal decorrente da cessação e orientar pratica de atividades físicas.
O Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) é alimentado, principalmente, pela notificação e investigação de casos de doenças e agravos que constam da lista nacional de doenças de notificação compulsória. A respeito deste sistema, assinale a alternativa correta.
Embora seja um instrumento de grande relevância para planejamento e intervenções na saúde, seu uso é centralizado e restrito, permite apenas aos médicos e secretarias o acesso às informações contidas no sistema.
A Ficha Individual de Notificação (FIN) deve ser preenchida pelas unidades assistenciais uma vez por ano para cada paciente quando da suspeita da ocorrência de problema de saúde de notificação compulsória.
A comunicação entre as Secretarias Estaduais de Saúde e a Secretaria de Vigilância em Saúde deve ser realizada anualmente.
Caso não ocorra nenhuma suspeita de doença, as unidades não precisam preencher o FIN, evitando, assim, a subnotificação.
Caso os municípios não alimentem o banco de dados do SINAN, por dois meses consecutivos, são suspensos os recursos do Piso de Assistência Básica.
O Clínico é chamado na sala de espera do ambulatório da UBS para avaliar um paciente que está passando mal. Paciente homem de 65 anos relata que é hipertenso. Estava à espera da consulta no momento que sentiu forte dor de cabeça, está com queda facial e disártrico. Queixa ainda de dormência em seu braço e perna direita. Tem dificuldade em levantar o braço direito por diminuição de força e com o braço esquerdo consegue movimentar livremente.
Assinale a alternativa que apresenta a conduta a ser adotada pelo Médico.Oferecer-se para levar o paciente ao serviço de emergência no seu carro.
Oferecer água para o paciente e pedir para que se sente por alguns minutos a fim de esperar os sintomas desaparecerem.
Solicitar transferência de emergência em ambulância para um centro de referência. Comunicar ao operador que se trata de provável AVC com o paciente consciente.
Chamar a família do paciente e aguardar que ela o leve para um serviço de emergência.
Oferecer analgésico para dor, deitar o paciente em ambiente escuro, calmo e tranquilo da Unidade, pois se trata de enfarte enxaquecoso que logo vai passar.
Em relação às metástases cerebrais, é incorreto afirmar que
a maioria das metástases cerebrais ocorre por disseminação hematogênica.
nos pacientes com idade inferior a 21 anos, as metástases originam-se principalmente dos sarcomas e dos tumores de células germinativas.
as metástases cerebrais localizam-se principalmente no cerebelo e tronco cerebral.
estima-se que cerca de 20% a 25% dos pacientes com câncer desenvolvam metástases cerebrais.
os tumores primários que mais frequentemente evoluem com metástases para o sistema nervoso central em adultos são o carcinoma broncogênico, o câncer de mama, o carcinoma renal, o melanoma e as neoplasias malignas do trato gastrointestinal.
Em relação à vigilância epidemiológica das infecções hospitalares, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar deverá escolher o método de vigilância epidemiológica mais adequado às características do hospital, à estrutura de pessoal e à natureza do risco da assistência, com base em critérios de magnitude, gravidade, redutibilidade das taxas ou custo. ( ) São recomendados os métodos prospectivos e transversais para determinar taxas de inciência ou prevalência. ( ) São recomendados os métodos de busca transversais de coleta de dados para vigilância epidemiológica das infecções hospitalares.F/ F/ V
V/ V/ F
F/ V/ V
V/ V/ V
V/ F/ F
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...