Lista completa de Questões de Medicina da Instituto Nacional de Educação (CETRO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Quanto à anestesia e analgesia epidural, assinale a alternativa incorreta.
Está associada à menor permanência na UTI, além de poder ser administrada via cateter de demora.
Para as cirurgias de bypass vascular, melhora a perfusão das extremidades, embora a patência do enxerto não apresente melhoria significativa.
Incidência maior de íleo após cirurgias abdominais.
Pode apresentar punção dural inadvertida e migração do cateter.
Os anestésicos locais podem causar complicações, como hipotensão secundária, bloqueio simpático, convulsões e arritmias cardíacas.
No PS chega para o Clínico: Homem de 20 anos, com quadro de tosse produtiva, febre com calafrios e emagrecimento de 8kg há 2 meses. No exame fisico: bom estado geral, emagrecido, corado, hidratado, T: 38,3°C. Peso: 54kg, Altura: 1,70m. FR: 20irpm, FC 106bpm, PA 148 x 86mmHg. Sat. O2 em ar ambiente 93%. Tossindo o tempo todo. Restante do exame normal. O Rx de tórax mostra imagem cavitária em região apical do lobo direito do pulmão. TGO 23; TGP 21; Cr: 0,6; Hb: 11,5 ; Ht: 56% as sorologias e restante dos exames. Restante do exame normal. Pesquisa de BAAR 1º amostra positiva.
Assinale a alternativa que apresenta qual deve ser a conduta inicial do Médico.Internação com restrição de contacto respiratório. Orientar sobre o diagnóstico e o tratamento, iniciar Rifampicina, Isoniazida e Pirazinamida.
Internação com restrição de contacto respiratório. Orientar sobre o provável diagnostico de TB, oferecer sorologias, iniciar Rifampicina, Isoniazida, Pirazinamida, Etambutol e sintomáticos. Notificar e avisar a comissão de vigilância epidemiológica do seu serviço para avaliação dos contatuantes.
Liberar o paciente para casa com Levofloxacina para 14 dias e orientações de sinais de alerta para retorno, se necessário.
Liberar o paciente para casa, com orientação de retornar em 24 horas para checar o resultado dos exames solicitados que ainda faltam.
O diagnóstico é de uma pneumonia da comunidade, paciente jovem sem comorbidades, pode ser tratado em casa sem riscos relevantes, uma vez que seja bem orientado.
Sobre a classificação de Hunt-Hess na hemorragia subaracnoide, assinale a alternativa correta.
Grau 1: sonolência; confusão mental e déficit focal.
Grau 2: morte.
Grau 3: coma profundo, rigidez de descerebração.
Grau 4: estupor, hemiparesia moderada ou intensa.
Grau 5: assintomático ou cefaleia leve.
Em relação aos fármacos antidiabéticos, assinale a alternativa correta.
Das combinações terapêuticas para o diabetes tipo 2, a mais comum é a de sulfonilureia, metformina e acarbose.
A dose inicial de metformina é de 500mg/dia, devendo-se aumentar gradualmente para evitar sintomatologia gastrintestinal. A dose máxima diária é de 3g, 3 vezes ao dia.
A acarbose pode ser utilizada com as sulfonilureias e, no Brasil, foi aprovada para o tratamento tanto do diabete tipo 1 quanto do tipo 2.
A metformina não deve ser utilizada em pacientes com insuficiência respiratória, insuficiência cardíaca e insuficiência renal. Seu uso deve interrompido se a creatina plasmática, mesmo dentro da faixa normal, começar a aumentar.
As sulfonilureias são indicadas em monoterapia ou em combinação com outras drogas ou com insulina. Também pode ser utilizada no tratamento do diabete tipo 1, mas é contraindicada na acidose diabética e em determinadas ocorrências, como gestação, doença renal e hepática.
Em relação à succinilcolina, como agente despolarizante para anestesia em UTI, assinale a alternativa incorreta.
Causa um aumento na estimulação vagal.
É utilizada somente para intubação em sequência rápida.
É contraindicada para pacientes com hipecalcemia.
É indicada para pacientes com distrofia muscular de Duchenne.
É contraindicada para pacientes com lesões da medula espinhal.
O Clínico está de plantão no pronto-socorro, e um colega encaminha a paciente, após ter discutido o caso por telefone.
O Clínico confirma que se trata de um FA há pelo menos uma semana. Os sinais vitais da paciente continuam inalterados. Hemodinamicamente estável. Assinale a alternativa que apresenta o tratamento mais indicado nesse caso.Diltiazem endovenoso para diminuir a resposta ventricular.
Cardioversão sincronizada.
Digoxina endovenosa para diminuir a resposta ventricular.
Amiodarona endovenoso numa tentativa de transformar o FA em ritmo sinusal.
AAS 300mg de 12/12 horas.
A respeito do desenvolvimento infantil, assinale a alternativa incorreta.
Reflexo Tônico Cervical Assimétrico (RTCA): é evocado pelas mudanças da posição da cabeça no espaço. Na criança com paralisia cerebral, provoca um máximo de tônus extensor (hipertonia) na posição supina e um mínimo na posição prona. Está presente no primeiro mês de vida, desaparecendo no sexto mês com o aparecimento do Landau.
Reação de Landau: esta reação é uma combinação das reações de retificação e dos reflexos tônicos. Ela aparece ao redor de seis meses de idade. Quando se levanta uma criança, apoiada apenas com a mão do examinador e que está de bruços na mesa, ela primeiro erguerá a cabeça de maneira que a face esteja numa posição vertical. Após esta elevação da cabeça, ocorre uma extensão tônica da coluna e membros inferiores que pode ser tão forte que todo o corpo da criança se torna curvado para trás.
Reflexo de Galant: um estímulo doloroso na região lombar do bebê em posição prona provocará a flexão do tronco para o lado estimulado. Nos primeiros dias de vida a resposta é frequentemente ausente ou fraca. Este reflexo desaparece com 2 meses de idade.
Reflexo Tônico Labiríntico (RTL): é evocado pelas mudanças da posição da cabeça no espaço. Na criança com paralisia cerebral, provoca um máximo de tônus extensor (hipertonia) na posição supina e um mínimo na posição prono. Está presente no primeiro mês de vida, desaparecendo no sexto mês com o aparecimento do Landau.
Reflexo de Moro: tem seu início no recém-nascido e seu final por volta dos 4 a 6 meses. Testa-se deslocando o centro de gravidade da criança, ou dando um estímulo visual ou sonoro. Como resposta haverá uma abdução e extensão dos membros, com extensão e abertura dos dedos, exceto as falanges distais dos indicadores e polegares que permanecem fletidos. Em seguida, ocorre a adução e flexão dos membros.
Em relação à hipoglicemia, analise as afirmativas abaixo.
I. Na hipoglicemia, o cérebro é o primeiro órgão a ser afetado, podendo sofrer lesões permanentes em casos de hipoglicemias prolongadas. II. A nesidioblastose uma hiperinsulinemia decorrente de hiperplasia das células alfa do pâncreas, é mais frequente em recém-nascidos. III. Em pacientes diabéticos, é necessários ajustar a ingestão clórica à insulina administrada. Para evitar hipoglicemias é preciso, além de fixar o número total de calorias diárias, fornecer número similar de calorias em cada refeição. Está correto o que se afirma emI, apenas.
I e III, apenas.
II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Sobre a intubação difícil, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Ocorre quando há dificuldade com a ventilação por máscara ou intubação traqueal. ( ) Pode ser definida como aquela que requer mais de três tentativas de laringoscopia ou mais de 10 minutos de laringoscopia. ( ) Numa abordagem inicial, dá-se preferência a técnicas invasivas como cricostomia ou traqueostomia percutânea.F/ F/ V
F/ V/ F
V/ V/ F
V/ F/ F
V/ V/ V
Estima-se que até 2030 a ocorrência do diabetes no mundo triplicará. Passará dos 171 milhões de acometidos para cerca de 400 milhões (OMS). Trata-se de uma pandemia, cujo impacto mais grave, segundo a OMS e a Federação Internacional de Diabetes, recairá principalmente sobre os países pobres e, no Brasil, se prevê para os próximos 20 anos um aumento de 148% da incidência. Com base nesses dados, assinale a alternativa correta.
O diagnóstico de diabetes pode ser feito em Mutirões da saúde de um dia, apenas dosando a glicemia capilar dos indivíduos.
Pacientes com a glicemia de jejum maior que 100mg/dl e menor que 126mg/dl, não precisam ser orientados quanto a mudanças de estilo de vida; devem de imediato receber terapêutica com hipoglicemiante oral.
Para a redução da incidência de diabéticos no mundo e no Brasil, é de extrema importância a educação em saúde, a prevenção e promoção da saúde. Faz parte do dever e responsabilidade do médico a educação em saúde, de forma a estimular hábitos saudáveis.
A população em geral já nasce predisposta geneticamente a desenvolver o diabete. Os fatores ambientais, como alimentação, estresse e sedentarismo não corroboram para o desenvolvimento da doença.
Para o diagnóstico precoce e tratamento deve-se fazer teste de tolerância à glicose em toda a população.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...