Lista completa de Questões de Medicina da Instituto Nacional de Educação (CETRO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O Clínico está na Unidade básica de Saúde e, durante o acolhimento da demanda espontânea, chega o seguinte caso: Mulher de 69 anos chega queixando-se de tontura e palpitações há uma semana. No Exame Físico: BEG (bom estado geral), FC é de 160bpm e irregular, PA 110 x 70mmhg. O restante do exame é normal, sem sinais de insuficiência cardíaca ou circulatória. Paciente hemodinamicamente estável. O ECG de 12 derivações mostra um FA.
Com base no caso clínico, assinale a alternativa que apresenta a conduta correta do Médico na Unidade.Orientar paciente a voltar para sua casa, se sinais de alerta, pedir aos familiares para acompanhá-la até o pronto-socorro mais próximo.
Usar o DEA (desfibrilador esterno automático) da Unidade para desfibrilar a paciente.
Não fazer nada. FA nessa idade é normal, paciente com reserva cardíaca tolera bem alta frequência. Alta com AAS para casa.
Oxigênio, monitorização e deixá-la com um acesso venoso periferico. Solicitar transferência em ambulância para sua referência de pronto-socorro.
Orientar paciente a voltar para casa e, em caso de piora, recomendar internação hospitalar.
Sobre a Demência de Corpos de Lewy, é incorreto afirmar que
é uma afecção neurodegenerativa caracterizada por declínio intelectual, alucinações visuais, flutuações do nível de atenção e parkinsonismo.
a doença de Alzheimer e a Demência de Corpos de Lewy são os principais representantes das demências neurodegenerativas.
uma característica desses pacientes é a baixa sensibilidade aos neurolépticos.
é mais prevalente nos segmentos da população com idade mais avançada, principalmente naqueles com mais de 75 anos.
os corpos de Lewy são estruturas de localização intracitoplasmática em forma circular e eosinofílicos; podem ser identificados pela coloração com a hematoxilina-eosina ou por meio de método imunocitoquímico.
Em 1990, foi implantado pelo Ministério da Saúde o Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (SINASC), com o objetivo de
I. reunir informações epidemiológicas referentes aos nascimentos informados em todo território nacional. II. propiciar ações de atenção à gestante e ao recém-nascido, subsidiando as intervenções relacionadas à saúde da mulher e da criança para todos os níveis do SUS. III. permitir a identificação de prioridades de intervenção por meio do acompanhamento da evolução das séries históricas do SINASC. IV. atuar no controle da taxa de natalidade do País, com políticas públicas rígidas. É correto o que está contido emIII e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
II e IV, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
Quanto às medidas de prevenção de quedas e agravos à saúde do idoso, assinale a alternativa que não apresenta uma medida preventiva.
Na presença de polifarmácia, o médico deve fazer a revisão de medicamentos em uso, cuidados na introdução de novos fármacos. Iniciar com 25 a 50% da dose preconizada para adulto e aumentar gradativamente.
Usar o menor número possível de medicações.
Evitar imobilidade, estimular atividade física, fortalecimento da musculatura, treinamento de marcha e habilidades de transferência quando necessário.
Para os acamados, orientar colchão adequado, mudança de decúbito a cada 2 horas, manter tronco e membros apoiados. Pele seca, aquecida e hidratada.
Para prevenir infecções, aumentar o uso de antibióticos de largo espectro.
Em relação às distonias, assinale a alternativa incorreta.
De acordo com a distribuição corporal, pode ser classificada em focal, segmentar ou multifocal.
De acordo com a idade de apresentação, pode ser classificada em precoce com início antes dos 12 anos ou tardia, que se inicia após os 12 anos.
Acredita-se que os movimentos anormais sejam o resultado de uma disfunção dos núcleos da base.
Podem-se relacionar três abordagens principais para o tratamento sintomático: farmacológico, não farmacológico e cirúrgico.
Distonia é o termo usado para descrever um grupo de doenças caracterizado por espasmos musculares involuntários que produzem movimentos e posturas anormais.
De acordo com a Portaria n° 104/11 do Ministério da Saúde, são doenças, agravos e eventos da saúde pública constantes na Lista de Notificação Compulsória Imediata, exceto
Febre Amarela.
Febre do Nilo Ocidental.
Hantavirose.
Tétano.
Tularemia.
Assinale a alternativa que apresenta os exames a serem solicitados no primeiro trimestre do pré-natal.
Hemograma, tipagem sanguínea, sorologias para: sífilis, toxoplasmose, rubéola, hepatites B e C e HIV, Urina tipo I, glicemia de jejum, parasitológico de fezes, colpocitologia oncótica, se em atraso, e ultrassonografia obstétrica.
Hemograma, tipagem sanguínea, sorologias para: sífilis, e hepatites B e C, Urina tipo I, glicemia de jejum, parasitológico de fezes, colpocitologia oncótica e ultrassonografia obstétrica.
Perfil biofísico fetal, cardiotocografia, hemograma, tipagem sanguínea, sorologias para: sífilis, toxoplasmose, rubéola, Hepatites B e C e HIV, Urina tipo I e glicemia de jejum.
Cardiotocografia, Tipagem sanguínea, sorologias para: sífilis, toxoplasmose, rubéola, Hepatites B e C e HIV, Urina tipo I, parasitológico de fezes e colpocitologia oncótica.
Somente Hemograma, glicemia de jejum e sorologias para HIV, sífilis e Hepatites B e C.
Assinale a alternativa que não apresenta um dos principais fatores associados à Demência Vascular.
Hipertensão Arterial Sistêmica.
Sexo feminino.
Aterosclerose.
Dislipidemia.
Doença cardíaca.
De acordo com a Portaria n° 104/11 do Ministério da Saúde, são doenças, agravos e eventos da saúde pública constantes na Lista de Notificação Compulsória, exceto:
Dengue.
Esquistossomose.
Toxoplasmose.
Leptospirose.
Poliomielite.
Mulher de 24 anos, relata dores de cabeça há 4 anos. As dores localizam no hemicrânio direito e de característica pulsátil, com fotofobia. A dor melhora com analgésico comum e repouso em ambiente escuro. Queixa que as crises vêm aumentando de frequência e intensidade. Antes, as dores eram somente nos primeiros dias da menstruação, há 6 meses passaram a ser toda semana e associadas a náusea. Relata faltar no trabalho por causa da dor e medo de ser despedida. Sem sinais premonitórios da dor. Exame clínico e neurológico sem alterações.
Com base nesse caso, assinale a alternativa correta.O diagnóstico é de hemicrania (enxaqueca) sem aura. Para a terapêutica: orientações sobre prováveis desencadeantes da dor, a benignidade e cronicidade do quadro. Prescrever medicamento profilático + analgésico comum.
O diagnóstico é de hemicrania (enxaqueca) com aura. Para a terapêutica: orientações sobre prováveis desencadeantes da dor, a benignidade e cronicidade do quadro. Prescrever medicamento profilático + analgésico comum.
O diagnóstico é de cefaleia tensional. Para a terapêutica: orientações sobre o quadro. Prescrição de analgésico comum ou anti-inflamatório não hormonal para as crises.
O diagnóstico é de uma cefaleia secundaria. Para a terapêutica: internação para investigação com exames laboratoriais e de imagem.
O diagnóstico é de cefaleia em salvas (histamínica ou de Horton). Para a terapêutica: orientações sobre o quadro, prescrever medicamento para profilaxia e para as crises.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...