Lista completa de Questões de Medicina da Instituto Nacional de Educação (CETRO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação à epilepsia, assinale a alternativa correta.
O diagnóstico de epilepsia do lobo temporal baseia-se principalmente no quadro clínico e nos antecedentes pessoais e familiares. Os exames complementares são em geral necessários para a confirmação diagnóstica e a localização do foco epileptogênico podendo ainda eventualmente auxiliar na definição da etiologia.
Aproximadamente 5% das epilepsias do adulto são originárias dos lobos temporais.
A esclerose hipocampal é também denominada de esclerose temporal mesial porque as alterações neuropatológicas são sempre limitadas ao hipocampo.
A droga antiepiléptica mais frequentemente utilizada no tratamento clínico da ETM é a primidona.
Ainda não há tratamento cirúrgico para a epilepsia temporal mesial.
Em relação aos nódulos da tireoide, assinale a alternativa correta.
Os nódulos tóxicos são encontrados mais frequentemente em indivíduos idoso, e podem estar acompanhados de sinais de tireotoxicose, principalmente ganho de peso e taquicardia, sudorese.
Nos casos de nódulo tireoidiano em pacientes com doença de Basedow-Graves, deve ser realizado o mapeamento da tireoide e, em nódulos hipocaptante, deve-se submetê-lo à punção aspirativa com agulha fina (PAAF).
Em casos de nódulos autônomos, o tratamento com 131I também pode ser indicado, especialmente, para bócios maiores, em pacientes mais jovens, e naqueles com maior risco cirúrgico.
Na cirurgia de nódulos autônomos, devem ser administradas soluções iodadas no pacientes.
A dosagem de tireoglobulina sérica (Tg) é o teste principal no seguimento dos pacientes com carcinoma diferenciado da tireoide, sendo também indicado nas avaliação dos nódulos tireoidianos com o objetivo de diagnóstico inicial desses tumores.
Sobre a notificação de doenças, agravos e eventos da saúde pública, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) A notificação compulsória é obrigatória apenas a médicos, enfermeiros e estabelecimentos públicos de saúde, excluindo-se da obrigatoriedade outros profissionais de saúde e os estabelecimentos particulares de saúde e ensino. ( ) É vedado aos gestores estaduais e municipais do SUS a exclusão de doenças, agravos e eventos constantes nos Anexos da Portaria 104/11 do Ministério da Saúde. ( ) É vedada a elaboração de listas estaduais ou municipais de Notificação Compulsória, no âmbito de sua competência e de acordo com perfil epidemiológico local.V/ F/ F
V/ F/ V
F/ V/ F
V/ V/ F
F/ F/ F
Mulher de 33 anos de idade, solteira, secretária, católica, natural e procedente de São Paulo. Queixa-se de fadiga, dificuldade de concentração e insônia há cerca de 1 ano, com piora nos últimos meses. Refere episódios de tremores de extremidades e sudorese esporadicamente, principalmente quando tem que entregar relatórios em sua empresa. Chegou já a faltar ao trabalho por causa dos sintomas. Relata ultimamente pavio curto, irritabilidade e dificuldade no relacionamento amoroso. Nega anedonia e tristeza. Não apresenta dificuldades de frequentar lugares públicos, e não apresenta sensação de morte eminente. Nega uso de drogas lícitas ou ilícitas, sem comorbidades. Exame: clínico, psíquico e neurológico sem alterações. Traz exames laboratoriais de TSH e T4 livre normais.
Assinale a alternativa que apresenta o diagnóstico desse caso.Transtorno ansioso depressivo.
Transtorno de pânico e agorafobia.
Transtorno de Ansiedade generalizado.
Transtorno de depressão (depressão maior).
Transtorno Afetivo Bipolar.
Em relação à Síndrome de West, é incorreto afirmar que
recebe o nome em homenagem ao médico inglês William James West.
predomina no sexo masculino.
o padrão do traçado eletroencefalográfico é de hipsarritmia.
inicia-se na segunda década de vida.
o quadro clínico inclui atraso no desenvolvimento neuropsicomotor e espasmos infantis.
Em relação aos fármacos antidiabéticos, analise as afirmativas abaixo.
I. As sulfonilureias estimulam a liberação de insulina endógena, não tendo ação em pacientes que não apresentem função residual de células beta. II. Além de ganho de peso e hipoglicemia, especialmente no idoso, também são efeitos colaterais comuns do uso da metformina diarreia, gases e desconforto abdominal, porém, de intensidade tolerável, não havendo necessidade, na maioria dos casos, de interrupção do tratamento. III. A metformina reduz a hiperglicemia, com aumento da secreção insulínica. Está correto o que se afirma emI e II, apenas.
II e III, apenas.
III, apenas.
I, II e III.
I, apenas.
3/ 2/ 1
3/ 1/ 2
2/ 3/ 1
1/ 2/ 3
2/ 1/ 3
O objetivo do tratamento da asma é atingir e manter o controle clínico da doença. Para isso, deve-se usar de estratégias de intervenção farmacológica, medidas de controle ambiental, atividade física programada, sem deixar de lado os aspectos psicogênicos que se estabelecem entre paciente/ família e o médico. Com base neste assunto, assinale a alternativa correta.
Somente o tratamento farmacológico é eficiente no controle dos sintomas e melhora da qualidade de vida do paciente asmático.
Somente a prevenção das exacerbações orientando bem o paciente sobre os fatores de risco (alérgenos, poluição, medicamentos, substâncias químicas, cheiro e fumaça do tabaco, infecções virais etc.) melhoram os sintomas e a qualidade de vida do paciente asmático.
Para o sucesso terapêutico, é importante sólida relação médico/ paciente; classificação da asma antes de iniciar o tratamento; classificação por nível de controle e tratamento, uso de medicações de alivio ou de controle a longo prazo, conforme a necessidade. Manejo das exacerbações, planejamento, prevenção e controle de fatores de risco.
Para a terapêutica, o diagnóstico correto é a priori, e este é feito por exclusão usando os recursos propedêuticos da medicina diagnóstica.
A asma, se bem tratada, tem cura. Para a cura é importante a adesão do paciente, mediante boa relação médico/ paciente e orientação aos familiares do paciente asmático sobre a doença e os cuidados.
Em relação à arterite temporal, assinale a alternativa incorreta.
É também conhecida como arterite de células gigantes ou arterite craniana.
As suas manifestações clínicas dependem da localização da isquemia relativa ou absoluta dos territórios irrigados pelos vasos afetados.
O tratamento é realizado com o uso de beta- bloqueador.
É uma vasculite crônica granulomatosa sistêmica autoimune caracterizada pela tumefação de vasos, em especial as artérias cranianas, notadamente os ramos extracranianos das carótidas.
O diagnóstico é eminentemente clínico e laboratorial, com confirmação histopatológica.
Sobre o diabete tipo 2, assinale a alternativa correta.
A acarbose é indicada no tratamento do diabete tipo 2 do paciente exclusivamente obeso, devendo ser tomada por via oral imediatamente antes das refeições.
No diabete tipo 2, as insulinas de ação intermediária (NPH) podem ser usadas isoladamente ou em associação com os agentes orais ou com as insulinas de ação rápida e ultrarrápida, mas as insulinas de ação prolongada só podem ser usadas combinadas com outros medicamentos.
No diabetes tipo 2, a dose de insulina varia de acordo com o caso e, mesmo em determinado paciente, pode variar de um período para o outro, dependendo do local de aplicação, profundidade da injeção, temperatura da pele e exercício, além de outros fatores.
A insulina humana NPH é administrada em 1, 2 e até 3 injeções/dia. A insulina glargina é utilizada de 1 a 2 vezes/dia. A insulina detemir pode ser utilizada 1 vez/dia.
No tratamento farmacológico do diabete tipo 2, a sulfonilureias atua aumentando a sensibilidade dos tecidos à ação da insulina. Reduz a gliconeogênese e aumenta a captação periférica de glicose, melhorando consideravelmente os níveis elevados da glicose sanguínea, principalmente a de jejum.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...