Lista completa de Questões de Medicina da Instituto Nacional de Educação (CETRO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a alternativa que não apresenta um medicamento usado na profilaxia da enxaqueca.
Amitriptilina.
Flunarizina.
Propranolol.
Ácido valproico.
Naproxeno.
Assinale a alternativa incorreta no que se refere à hipoglicemia.
A resposta filosófica contrarreguladora da hipoglicemia consiste em supressão de liberação de insulina e estímulo da liberação de glucagon, polipeptídeos pancreáticos, epinefrina, norepinefrina, cortisol e hormônio do crescimento.
As síndromes de hiperinsulinemia autoimune devem ser tratadas com octreotide, bloqueadores de canal de cálcio, glicococorticoides e difenil-hidantoína por três meses.
A hipoglicemia reativa do diabete latente acomete, geralmente, indivíduos obesos, com antecedente familiar para diabete. Ocorre, somente, nos estados clínicos bastante precoces do diabete, quando a glicemia de jejum é ainda normal.
A ocorrência de hipoglicemias é o maior fator limitante do controle intensivo do diabete.
Nos casos mais graves de hipoglicemia, predominam os sintomas e sinais nervosos, tais como mudança de personalidade, convulsões, amnésia, inconsciência e morte.
Em relação aos agentes não despolarizantes para anestesia em UTI, assinale a alternativa correta.
O pancuronium e o vecuronium são derivados do curare.
O cisatracurium é um derivado dos esteroides.
O pancuronium aumenta a pressão arterial, a frequência e o débito cardíaco.
O vecuronium deve ser utilizado em pacientes que tenham as funções renal e hepática normais e que toleram efeitos colaterais vagolíticos.
O cisatracurium apresenta diversos efeitos colaterais cardiovasculares e deve ser utilizado em pacientes que tenham as funções renal e hepática normais.
Homem de 55 anos, com antecedentes de diabetes, hipertensão e dislipidemia há 3 anos sem seguimento, vem em uso irregular de suas medicações. Queixa-se de sentir muita sede, bebe muita água e está urinando mais que o seu normal, tendo que levantar várias vezes à noite para ir ao banheiro. Está preocupado e queixando-se de sonolência durante o dia. Traz valores de níveis pressóricos aferidos na farmácia no último mês (150x96; 170x102 e 164x90).
É motorista de ônibus e refere ganho de peso no último ano. É sedentário e tem na alimentação predomínio de carboidratos refinados e gordura saturada. Nega etilismo e tabagismo. Ao exame clínico: bom estado geral; corado; hidratado; IMC = 32, Circunferência abdominal 122cm; PA = 160x100mmHg; pele: acanthosis nigricans em região posterior e lateral do pescoço. Presença de micose entre os dedos dos pés. Restante do exame sem alterações dignas de nota. Faz parte do projeto terapêutico para este paciente as seguintes alternativas, exceto uma. Assinale-a.Faz-se necessário avaliar o controle glicêmico, com Hemoglobina glicosilada (HbA1c), considerada o padrão ouro de referência para avaliação do controle glicêmico.
Pacientes do sexo masculino têm dificuldades de adesão a tratamentos de doenças crônicas. Deve ser orientado sobre os riscos de forma incisiva, pois o medo das consequências da doença facilitará a prevenção secundária.
Estadiar a doença por meio da pesquisa de lesão de órgãos-alvo e complicações microvasculares (retinopatia, nefropatia e neuropatia). Estratificar risco cardiovascular, solicitar perfil lipídico, ECG e Ecocardiograma.
Orientar mudanças de estilo de vida (incluindo estratégias para controle de peso, orientação nutricional e exercício físico). Reintroduzir terapêutica medicamentosa (Metformina escalonando doses, prevendo que se não houver controle glicêmico, introduzir glicêmico associar um secretagogo como a glibenclamida).
Controle da Hipertensão com terapêutica combinada. O paciente é provável hipertenso estágio 2 que abandonou tratamento (ex: Hidroclorotiazida 25mg/dia associado Enalapril 10mg de 12/12 e reavaliar em 1 mês).
Assinale a alternativa que apresenta um fator excludente para realização de terapia fibrinolítica no Acidente Vascular Cerebral Isquêmico.
Contagem de plaquetas acima de 150000/mm3.
Uso de anticoagulante oral com INR=3,5.
Idade maior ou igual a 18 anos.
Ocorrência de traumatismo craniano há 1 ano.
Início dos sintomas há 30 minutos.
Em relação à hipoglicemia, assinale a alternativa correta.
Na hipoglicemia pós-prandial, além da glicemia de jejum ser sempre normal e nunca baixa, a hipoglicemia sintomática ocorre somente 5 horas após ingestão alimentar.
A síndrome da hiperinsulinemia autoimune se caracteriza pela presença de níveis elevados de anticorpos anti-insulina (IAA) em pacientes sem exposição prévia à insulina exógena. É causa bastante frequente de hipoglicemia no Japão, mas extremamente rara nos países ocidentais.
Nos casos leves de hipoglicemia, podem surgir como sintomas: vista turva, cefaleia, sensação de fome, vermelhidão, taquicardia e diploplia, entre outros.
A Hipoglicemia é a presença de glicose abaixo do valor de 50 mg/dL no sangue total (ou 60 mL, utilizando-se plasma ou soro), acompanhada de sintomas característicos.
A insuficiência adrenal aguda é quase sempre acompanhada de hipoglicemia, mas que, na maioria dos pacientes, tem remissão espontânea. Nos raros casos em que isso não ocorre, deve-se administrar solução fisiológica e corticosteroides.
Agentes indutores e bloqueadores neuromusculares são comumente utilizados para facilitar a intubação. Assinale a alternativa que apresenta um agente indutor para anestesia.
Ketamina.
Atropina.
Midazolam.
Efedrina.
Diazepam.
Homem, 42 anos, solteiro, sem parceiro fixo, relata febre há oito dias. Há 3 dias notou o surgimento de manchas avermelhadas por todo o corpo com rápida progressão. Associado refere perda de cabelos ao escová-los. Informa ainda que há um mês e meio notou uma ferida indolor no pênis que desapareceu em 3 semanas, espontaneamente.
No exame físico: bom estado geral, corado, hidratado, febril (38,4°C), lúcido. Presença de micropoliadenomegalia cervical anterior, média e posterior. Linfonodos axilares e inguinais bilateralmente com aproximadamente 2cm de diâmetro. Rash exantemático maculo-papular no tronco, membros, palmas e plantas. Assinale a alternativa que apresenta o diagnóstico e a conduta para esse caso.O diagnóstico é de Sífilis secundária e o tratamento é Penicilina Benzatina 2,4 milhões de Unidade IM; repetir após 7 dias. Deve ser oferecido ao paciente sorologias para DSTs e orientar prevenção.
O diagnóstico é de Sífilis primaria e o tratamento é Penicilina Benzatina 2,4 milhões de Unidade IM; repetir após 7 dias. Deve ser oferecido ao paciente sorologias para DSTs e orientar prevenção.
O diagnóstico é de Sífilis latente tardia e o tratamento é Penicilina Benzatina 2,4 milhões de Unidade IM; repetir após 7 dias. Deve ser oferecido ao paciente sorologias para DSTs.
O diagnóstico é de Rubéola, quadro autolimitado em que o tratamento é de suporte e tem evolução de 10 a 15 dias.
O diagnóstico é de HIV/AIDS. Deve-se internar o paciente para tratamento com antirretrovirais (Biovir e Enfanvirez); notificar e oferecer sorologias para os contatuantes.
Leia o texto abaixo para responder às questões 36, 37, 38 e 39.
Paciente feminina, 19 anos, dá entrada na emergência com dor de garganta, artralgia, mialgia e T = 38,1°C há 3 dias. Há 1 dia teve cefaleia, rigidez de nuca, náuseas e vômito. Ao EF estava consciente, orientada, T = 36,9°C, FC = 100bpm, FR = 20ipm, PA = 110x80mmHg. Presença de rigidez de nuca, sinais de Kernig e Brudzinski negativo, hiperemia orofaríngea, BNF 2t sem sompros e MV + bilateralmente. O hemograma colhido apresentava contagem leucocitária de 21.000/mm3, eletrólitos normais, glicemia de 131mg/dL e Rx tórax sem alterações. Foi internada, recebeu hidratação vigorosa e permaneceu em observação. Após 12 horas, evoluiu com letargia aguda.O tratamento de escolha é
esquema RIPE.
amoxa-clavulanato.
ceftriaxone + ampicilina.
vancomicina + ceftazidima.
polimixina B.
Sabendo-se que a cirurgia bariátrica é indicada para casos específicos, assinale a alternativa incorreta.
Deve-se evitar operar pacientes de alto risco cirúrgico ou aqueles incapazes de seguir as orientações pós-cirúrgicas, como dependentes de álcool ou drogas, portadores de psicose grave ou retardo mental.
Gastroplastia e banda gástrica ajustável são métodos restritivos que reduzem o peso por induzir saciedade precoce, sendo adequados para obesos com IMC maior que 50kg/m2 e que não sejam compulsivos por doces.
Derivação biliopancreática e transposição duodenal são métodos mal-absortivos, ou seja, reduzem drasticamente a absorção intestinal de nutrientes, sendo indicados para obesos que não toleram restrição alimentar.
Por aumentar a liberação de peptídeos sacietógenos e que melhoram a secreção de insulina, o duodenal switch tem sido indicado para pacientes diabéticos, particularmente os recémdiagnosticados, com graus menores de obesidade.
Gastroplastia com derivação em Y-de-Roux pode ser realizada com anel de silicone ou com anastomose calibrada. São técnicas mistas que produzem saciedade e má-absorção moderada de nutrientes.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...