Lista completa de Questões de Medicina da Instituto Nacional de Educação (CETRO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
P. R., 65 anos, sexo masculino, foi submetido a uma cirurgia cardíaca, na qual um cateter Swan-Ganz foi introduzido. Este aparelho é utilizado no tratamento pós-operatório do paciente para monitorização diagnóstica na UTI. Sob este aspecto, assinale a alternativa que não apresenta uma característica do instrumento citado.
Utilizado quando há necessidade de monitorização hemodinâmica da pressão atrial direita, pressão arterial pulmonar e/ou pressão capilar pulmonar.
Ajuda a guiar a expansão volêmica e o suporte farmacológico nos pacientes hipotensos com infarto do ventrículo direito.
É indicado para o diagnóstico e para guiar a terapia vasodilatadora em pacientes com hipertensão pulmonar.
Para pacientes com insuficiência cardíaca congestiva refratária, pode ser útil para otimizar o balanço hídrico.
É uma modalidade terapêutica indicada no tratamento de Malformação de Ebstein (atrialização do ventrículo direito).
Paciente do sexo masculino, 67 anos de idade, com quadro de perda ponderal de 9 quilos em 2 meses e tosse produtiva há 45 dias. Nesse período, a evolução foi subfebril (temperaturas axilares variando de 37,4 a 37,6 graus centigrados), sem dispneia e dor toráxica. O hemograma mostrou os seguintes resultados: Hb = 11; HTC = 34%; GB = 5600 (contagem diferencial N = 52%; E = 4%; B = 1%; L = 34% e M = 9%), plaquetas = 203.000. O RX de tórax evidencia consolidação no lobo médio direito e no lobo superior do pulmão esquerdo.
Dessa forma, assinale a alternativa que apresenta o diagnóstico etiológico mais provável para o caso e qual o exame subsidiário melhor indicado para a confirmação desse diagnóstico.Pneumonia bacteriana/ proteína C reativa.
Tuberculose pulmonar/ pesquisa de BAAR no escarro.
Tuberculose pulmonar/ eletroforese de proteínas no sangue periférico.
Paracoccidiodomicose forma pulmonar/ pesquisa de fungos no escarro.
Histoplasmose forma pulmonar/ pesquisa de fungos no escarro.
Paciente com início de sintomas neurológicos há 3 horas. Durante investigação por exames de imagem, detectou-se AVE de ramo inferior de A. Cerebral Média. Entre os sintomas referidos pelo paciente, serão encontrados, exceto
hemianopsia contralateral.
afasia de Wernick.
anomia.
hemiplegia.
hemiplegia.
Em relação ao hipopituitarismo, analise as afirmativas abaixo.
I. Na infância, o GH deve ser administrado, diariamente, por via intravenosa. II. Apesar de a hidrocortisona (cortisol) ser o hormônio glicocorticoide fisiologicamente mais importante, sua utilização no tratamento ambulatorial da insuficiência adrenal pode ser problemática devido à sua meia-vida curta. III. Meninos que usam GH podem apresentar ginecomastia transitória, com resolução medicamentosa, na maioria dos casos, ou cirúrgica nos raros casos em que a medicação não fizer efeito. É correto o que se afirma emI, II, e III.
I e III, apenas.
II, apenas.
II e III, apenas.
III, apenas.
Em relação ao tratamento das fraturas de quadril em UTI, assinale a alternativa correta.
As fraturas de colo de fêmur sem desvio podem ser colocadas em uma tração de Buck para o conforto do paciente até que uma fixação cirúrgica seja realizada.
As fraturas intertrocanerianas representam uma ameaça ao suprimento sanguíneo da cabeça femoral.
A fixação cirúrgica está indicada nas fraturas de quadril para maximizar a função, aumentar a velocidade de mobilização e evitar as complicações associadas a uma imobilização e permanência no leito prolongados.
Na fase aguda, fraturas de colo de fêmur sem desvio podem ser reduzidas e fixadas, ou a cabeça e o colo podem ser substituídos com uma hemiartroplastia.
Fraturas de colo de fêmur desviadas podem ser fixadas internamente in situ.
Paciente chega ao pronto-socorro com história de tontura, sendo verificada PA = 60 X 30 e frequência de pulso = 35bpm. No ECG observa-se FC = 38bpm, aumento do intervalo PR e múltiplas ondas P não correlacionadas com o complexo QRS, sendo que este último se mantém com forma, duração e amplitude normais. Dessa forma, assinale a alternativa que apresenta o diagnóstico clínico mais provável para esse caso e qual a conduta terapêutica frente a ele.
Fibrilação atrial e tratamento com beta-bloqueadores (propranolol via endovenosa).
Fibrilação ventricular e tratamento com amiodarona via endovenosa.
Fibrilação ventricular e tratamento com lidocaína via endovenosa.
Bloqueio atrioventricular de segundo grau e tratamento com diltiazem via oral.
Bloqueio atrioventricular de terceiro grau (total) e tratamento com implante de marcapasso.
Assinale a alternativa que apresenta a doença caracterizada por início entre 3550 anos, movimentos involuntários, alteração comportamental e demência. Sua fisiopatologia está associada à neurotoxicidade em região de gânglios da base. Seu diagnóstico é feito através do quadro clínico e teste genético. Não há tratamento curativo, havendo evolução para óbito após cerca de 1520 anos do início dos sintomas.
Doença de Parkinson.
Doença de Huntington.
Doença de Alzheimer.
Demência por Corpúsculos de Lewy.
Doença de Pick.
Em relação ao hipopituitarismo, assinale a alternativa incorreta.
Nas formas adquiridas, o hipogonadismo hipogonadotrófico (HH), é frequentemente determinado pela presença de lesões tumorais na região hipotálamo-hipofisária ou do tratamento dessas pela cirurgia e/ou radioterapia.
Na infância, a baixa estatura por deficiência de hormônio de crescimento (DGH) pode ser a única manifestação clínica, mesmo quando associada a outras deficiências hormonais menos evidentes, como o hipotireoidismo central ou o hipogonadismo hipogonadotrófico, cujo diagnóstico, na ausência de micropênis ou criptorquidia, não pode ser estabelecido antes da puberdade.
Embora, na mulher, um dos sintomas clínicos mais frequentes do HH seja amenorreia, a dosagem de estradiol é um dado bem mais confiável para o diagnóstico de HH.
Quando o hipogonadismo hipogonadotrófico (HH) é decorrente de hiperprolactinemia causada por um adenoma hipofisário produtor de prolactina, geralmente, a reposição hormonal é desnecessária, e o HH tende a reverter com a correção do distúrbio causador.
Nos homens, o diagnóstico laboratorial de HH é estabelecido pela dosagem de testosterona, LH e FSH.
Em relação aos cuidados ortopédicos em UTI e a imobilização de emergência, analise as assertivas abaixo.
I. Antes de imobilizar deve-se cobrir as feridas abertas com curativos estéreis com ou sem uma solução bacteriostática. II. Uma imobilização apropriada de uma fratura de ossos longos necessita de uma imobilização das articulações proximal e distal à fratura. III. Em situação aguda, uma imobilização temporária com calha gessada deve ser evitada. É correto o que se afirma emI, II e III.
II e III, apenas.
I, apenas.
II, apenas.
I e II, apenas.
Na tuberculose pleural, o diagnóstico confirmatório pode ser feito através de
tomografia computadorizada de tórax ou dosagem de adenosina deaminase isoforma 2 (ADA 2) no líquido pleural.
exame quimiocitológico (dosagens de glicose, proteínas, contagem de neutrófilos e linfócitos) do líquido pleural ou exame anátomo-patológico de amostra de fragmento de pleura (obtido através de biópsia).
exame anátomo-patológico de amostra de fragmento de pleura (obtido através de biópsia) ou tomografia computadorizada de tórax.
dosagem de adenosina deaminase isoforma 2 (ADA 2) no líquido pleural ou exame anátomopatológico de amostra de fragmento de pleura (obtido através de biópsia).
dosagem de adenosina deaminase isoforma 2 (ADA 2) no líquido pleural ou tomografia computadorizada de tórax.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...