Lista completa de Questões de Medicina da Instituto Nacional de Educação (CETRO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
1/ 2/ 4/ 3
2/ 3/ 4/ 1
2/ 4/ 3/ 1
1/ 4/ 2/ 3
3/ 2/ 1/ 4
A anemia ferropriva acometendo mulher na faixa etária de 35 a 40 anos de idade pode estar associada mais frequentemente à
obstrução intestinal secundária a um bolo de Ascaris lumbricoides.
hipermenorreia secundária à miomatose uterina.
hipermenorreia secundária ao uso de DIU.
hematúria secundária à tuberculose renal.
hematúria secundária à nefrolitíase.
Paciente de 6 anos de idade apresenta cerca de 2530 episódios diários de comprometimento da consciência, com duração de cerca de 20 segundos, sem confusão pós crise. Durante a consulta, a medida mais útil para investigação diagnóstica seria(m)
os reflexos patelares.
a manobra de Valsalva.
o reflexo cutâneo abdominal.
a hiperventilação.
o fundo de olho.
Em relação ao feocromocitoma, assinale a alternativa correta.
As lesões metastáticas devem ser ressecadas somente nos casos de feocromocitomas extra-adrenais.
O uso de bloqueadores beta-adrenérgico no preparo pré-cirúrgico é obrigatório.
Bloqueadores beta-adrenérgico, para controle de taquiarritmia, devem ser prescritos juntamente com o alfa-adrenérgico, uma vez que podem agravar os níveis pressóricos.
Cintigrafias feitas com 123I-metaiodo-benzil-guanidina (MIBG) podem dar falso-positivos, pois tumores como angiomiolipoma e carcinoides podem captar esse radiofármaco.
Na grande maioria dos pacientes, o diagnóstico de feocromocitoma é confirmado pela medida de catecolaminas e metanefrinas, já que quase todos os pacientes têm catecolaminas elevadas e níveis baixos de metanefrinas.
J. F., 40 anos, sexo masculino, sofreu queimaduras em boa parte do corpo durante um incêndio na casa dele. O manuseio inicial de queimaduras para atendimento no local é, entre outros,
I. assumir intoxicação por monóxido de carbono, já que o paciente foi vítima de queimaduras em espaço fechado, e administrar oxigênio a 50% em máscara sem recirculação. II. cobrir o paciente com uma manta para conservar o calor corporal. III. estimar a extensão e profundidade das queimaduras e calcular as necessidades de fluidos. É correto o que está contido emI e II, apenas.
II e III, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III.
II, apenas.
Os principais efeitos colaterais que a glibenclamida e a metformina podem apresentar são, respectivamente,
hipoglicemia e alteração de enzimas hepáticas (AST, ALT e gama GT).
aumento de ureia e creatinina e dislipidemia mista.
hipoglicemia e proteinúria.
proteinúria e aumento de ureia e creatinina.
hipoglicemia e aumento de ureia e creatinina.
Paciente de 32 anos chega ao consultório com queixa de dificuldade de lavar o cabelo e estender a roupa no varal de casa, situação que já dura 2 (dois) meses. Reclama ainda de dores pelo corpo, mal estar, mancha roxo-azulada e pálpebras superiores e exantema descamativo em regiões interfalangeanas. O melhor tratamento inicial para o caso é
riluzol.
sais de ouro.
prednisona.
natalizumab.
plasmaférese.
Em relação à doença de Cushing, analise as afirmativas abaixo.
I. Além de ser eficaz no tratamento hipercortisolismo, a adrenalectomia também é a terapia de escolha para o tratamento inicial da doença de Cushing. II. A irradiação externa de hipófise com acelerador linear pode ser utilizada em pacientes que, por qualquer razão, não possam ser submetidos à cirurgia ou em caso de insucesso com a cirurgia transesfenoidal. III. O termo doença de Cushing é reservado apenas para os casos de síndrome de Cushing de etiologia hipofisária e adrenal. IV. O tratamento cirúrgico visa à ressecção do tecido adenomatoso hipofisário produtor de ACTH, com preservação do tecido hipofisário normal. É correto o que se afirma emI e III, apenas.
I, III, e IV, apenas.
II e III, apenas.
II e IV, apenas.
IV, apenas.
P. D., 30 anos, sexo feminino, apresenta quadro de envenenamento e sintomas como dor torácica e alteração do status mental basal. No tratamento emergencial deste caso, deve ser administrado ao paciente
naloxone 20mg IV/IM, tiamina 10mg IV.
naloxone 2mg IV/IM, tiamina 100mg IV.
naloxone 10mg IM, tiamina 200mg IV.
naloxone 50mg IV, tiamina 2mg IV.
naloxone 5mg IV, tiamina 200mg IV.
O tratamento inicial de um caso de insuficiência cardíaca congestiva pode ser feito com as seguintes drogas:
metildopa, hidroclorotiazida e captopril.
hidroclorotiazida, captopril e atenolol.
furosemida, captopril e carvedilol.
furosemida, captopril e besilato de anlodipino.
captopril, carvedilol e amiodarona.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...