Lista completa de Questões de Medicina da Instituto Nacional de Educação (CETRO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Paciente com insuficiência hepática dá entrada ao PS com quadro de cefaleia, vômito em jato e alteração do nível de consciência. O exame físico evidencia PA = 240x130mmHg, FC = 35bpm e edema de papila. A conduta para este caso é, exceto
Drenagem liquórica.
Manitol.
Atropina em BIC.
Dexametasona.
Elevação da cabeceira do leito.
Em relação à deficiência adrenocorticotrófica, analise as afirmativas abaixo.
I. Devido à gravidade potencial da insuficiência adrenocorticotrófica, seu diagnóstico deve ser considerado em todos os pacientes portadores de lesões na região hipotálamo-hipofisária, principalmente os portadores de microadenomas, que geralmente costumam apresentá-la. II. Durante a crise aguda de insuficiência adrenal, é necessário esperar os primeiro resultados das dosagens hormonais antes de se iniciar a administração de glicocorticoides, em doses altas, associada à hidratação parental com solução fisiológica. III. É importante que todos os pacientes com insuficiência adrenocorticoides, em uso diário ou não de reposição, sejam orientados para ter em casa preparações de glicocorticoides para uso oral e parental, que deverão ser utilizadas em intercorrências hipovolêmicas. É correto o que se afirma emI e II, apenas.
II, apenas.
II e III, apenas.
I, apenas.
III, apenas.
São critérios para o diagnóstico de Síndrome da Resposta Inflamatória Sistêmica (SRIS), exceto
temperatura >38°C ou < 36°C.
frequência cardíaca > 90 bpm.
contagem de leucócitos > 12.000 cel/mm3.
contagem de leucócitos < 4.000 cel/mm3.
acidose respiratória.
Entre as drogas utilizadas no tratamento da HAS, assinale a alternativa que apresenta aquelas que interferem na libido, ejaculação e ereção peniana masculina.
Losartana, enalapril e hidroclorotiazida.
Nifedipino, propranolol e metildopa.
Hidroclorotiazida, metildopa e propranolol.
Propranolol, hidroclorotiazida e losartana.
Anlodipino, metildopa e enalapril.
Paciente, diabético há 30 anos, iniciou quadro de paraparesia há 2 horas. O exame físico de entrada evidencia lesão de III par craniano. Sendo assim, assinale a alternativa que não pode ser explicada apenas pela neuropatia diabética.
Midríase.
Ptose palpebral.
Diplopia.
Estrabismo divergente.
Oftalmoplegia.
Em relação à deficiência de hormônio do crescimento em adultos, assinale a alternativa incorreta.
Em adultos, as alterações ósseas na DGH, com aumento na formação e reabsorção ósseas, levam a um maior risco de fraturas devido ao excesso de calcificação dos ossos.
A composição corporal na DGH do adulto apresenta-se alterada, com aumento da massa gorda, sobretudo visceral, e diminuição da massa magra, elevando o risco de doença cardiovascular.
A dose de reposição de GH deve ser sempre a mínima efetiva, já que os efeitos colaterais são dosesdependentes e costumam preceder o aparecimento dos efeitos benéficos, que podem levar mais de 6 meses para se manifestar.
Pacientes adultos com DGH frequentemente apresentam fadiga, intolerância ao exercício, distúrbios do sono, alterações psicológicas e sociais (humor depressivo, ansiedade, labilidade emocional e isolamento social).
O efeito adverso mais frequente da reposição do GH é a retenção hídrica. E muito raramente a fibrilação atrial e a ginecomastia podem ser observadas durante o tratamento com GH em pacientes hipopituitários.
A restauração de uma função máxima e a mobilização segura precoce são os principais objetivos dos tratamentos ortopédicos em UTI. A esse respeito, assinale a alternativa correta.
A consolidação óssea em qualquer apresentação ortopédica deve ter mais alta prioridade que a manutenção do envelope de tecidos moles, músculo e planos de deslizamento tendinosos.
O restabelecimento de uma congruência articular perfeita é importante na redução e na prevenção de doenças articulares degenerativas pós-traumáticas e é razão primária do tratamento cirúrgico de fraturas extra-articulares.
A congruência e a mobilidade articular também afetam o tratamento de fraturas extra-articulares porque o objetivo é manter a fixação de fraturas diafisárias ou metafisiárias o mais cedo possível para que se possam mobilizar as articulações adjacentes.
O tratamento conservador cirúrgico deve ser o primeiro objetivo, isto é, a cirurgia deve ser considerada a priori, mesmo que os riscos em operar se sobreponham à morbidade potencial do procedimento.
Imobilizar as fraturas somente após a mobilização do paciente para os exames físicos completos.
Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, o tratamento de primeira escolha para a sífilis secundária e para a sífilis latente tardia.
Penicilina G benzatina 4.800.000UI fracionada em duas doses semanais/ Penicilina G benzatina 7.200.000UI fracionada em três doses semanais.
Penicilina G benzatina 4.800.000UI para ambas as situações.
Penicilina G benzatina 7.200.000UI para ambas as situações.
Penicilina G benzatina 1.200.000UI dose única/ Penicilina G benzatina 4.800.000UI fracionada em duas doses semanais.
Penicilina G benzatina 2.400.000UI dose única/ penicilina G benzatina 7.200.000UI fracionada em três doses semanais.
Criança de 3 anos de idade dá entrada ao PS às 03h30min. Os pais relatam história de tosse e febre (39,5°C) há 1 dia, associada à convulsão tonicoclônica com duração de 5min. Encontra-se, no momento, sonolenta. Aflitos, os pais questionam o médico em relação à possibilidade de novas crises. A melhor conduta neste momento é
alertar aos pais que em 50% a criança apresentará tais crises por toda a vida.
relatar aos pais o grande risco de sequelas no desenvolvimento neuropsicomotor destas crianças devido à hipóxia cerebral ocorrida durante o evento.
orientar os pais sobre a necessidade de banho gelado para inibir a febre.
orientar os pais que o uso de valproato irá inibir novas crises.
tranquilizar os pais quanto à benignidade do quadro e que tais crises febris podem se repetir em cerca de 30% dos casos.
Em relação ao hipopituitarismo, assinale a alternativa correta.
Crianças diagnosticadas com deficiência de hormônio de crescimento (DGH) devem receber GH humano obtido por tecnologia do RNA recombinante, estando proibido o uso de GH obtido de hipófise de cadáver.
Em adultos, a resposta ao hormônio GH é altamente individual, sendo os pacientes idosos e as mulheres mais sensíveis, e os pacientes obesos mais resistentes aos efeitos do GH.
A reposição de andrógenos na mulher pode trazer efeitos masculinizantes indesejáveis, como alopecia, mudança no timbre da voz, hirsutismo, clitoromegalia e acne. A presença destes efeitos depende da dose administrada, podendo ser completamente evitada com doses relativamente baixas.
Nos homens, os esteroides sexuais, quando administrados via oral ou sublingual, apresentam baixa biodisponibilidade e grande inativação hepática, excetuando-se os andrógenos 17-alfa-alquilados, como a metiltestosterona, que são mais bem absorvidos, mas apresentam maior hepatotoxicidade.
Nos casos de hipotireoidismo central associados à insuficiência adrenocorticotrófica, é fundamental que seja feita reposição de glicocorticoide após o tratamento com levotiroxina devido ao risco de crise de insuficiência adrenal.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...