Lista completa de Questões de Medicina da Instituto Nacional de Educação (CETRO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A sensação transitória de choque elétrico que se irradia pela coluna em direção aos membros após flexão do pescoço é denominada fenômeno de
Uhthoff.
Lhermitte.
Raynaud.
Koebner.
Scheerer.
Em relação à síndrome dos ovários policísticos (SOP), assinale a alternativa correta.
Antecedentes de peso acima da média ao nascimento e pubarca precoce conferem risco aumentado para o aparecimento da SOP, cujos sintomas, usualmente, iniciam-se na época da menarca.
No tratamento da SOP, a metformina é indicada para mulheres com creatina sérica maior ou igual a 1,4mg/dL, disfunção hepática e alcoolismo.
Tanto as pacientes as obesas quanto as não obesas apresentam níveis de colesterol total, LDLcolesterol e triglicérides aumentados.
Os progestágenos são indicados isoladamente nos hiperandrogenismos cutâneos de início recente, ao redor da menarca, em jovens com ciclos ainda unifásicos.
A biossíntese aumentada de andrógenos está relacionada ao aumento do gene CYP17 e à menor estabilidade do seu RNA mensageiro nas células da teca.
Sobre a apresentação clínica de envenenamento, assinale a alternativa que não apresenta sinais/ sintomas relacionados.
Toxicidade hepática (início em 1-4 dias).
Dor no quadrante inferior esquerdo.
Miocardite.
Pancreatite.
Náuseas, vômitos com resolução precoce (primeiras 12-24 horas).
Na Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), o RX de tórax pode evidenciar
aumento global de área cardíaca e rebaixamento de cúpulas frênicas.
consolidação em bases pulmonares e hipertransparência em ambos os campos pulmonares.
espessamento pleural em ápices pulmonares e hipertransparência de ambos os campos pulmonares.
rebaixamento de cúpulas frênicas e hipertransparência de ambos os campos pulmonares.
rebaixamento de cúpulas frênicas e consolidação em bases pulmonares.
Paciente do sexo feminino, 25 anos com quadro de fadiga crônica, com piora ao fim do dia. Há 1 semana iniciou ptose, disartria e fraqueza de musculatura proximal. Realizou ENMG que evidenciou um padrão de potencial decremental. Durante o acompanhamento dessa paciente, deve-se atentar-se a uma neoplasia. Assinale a alternativa que a apresenta.
Adenocarcinoma gástrico.
Timoma.
LMC.
LLA.
Linfoma Malt.
Em relação à reposição hormonal na menopausa, analise as afirmativas abaixo.
I. Quando administrados por via oral (VO), os estrogênios naturais resultam em níveis mais elevados de estradiol que de estrona, sendo que essa transformação se processa na mucosa gastrintestinal e no fígado. II. O efeito dos estrogênios sintéticos no fígado é acentuado, levando-o à produção de proteínas como SHBG, substrato de renina e outras, às vezes indesejáveis, independentemente da via de administração. III. O estriol, além de prevenir a perda de massa óssea, ainda provoca poucos efeitos colaterais. IV. Na terapia de reposição estrogênica para os casos de falência ovariana prematura (FOP) são empregadas doses de estrogênio superiores às preconizadas na reposição convencional da pósmenopausa. É correto o que se afirma emI, II e IV, apenas.
I e II, apenas.
II e IV, apenas.
III, apenas.
IV, apenas.
Em relação às convulsões na UTI, assinale a alternativa correta.
Os ataques convulsivos parciais simples apresentarem sintomas motores ou sensoriais focais associados à perda de consciência.
Os ataques convulsivos parciais complexos surgem apenas no lobo frontal.
Para o tratamento de convulsões, deve-se administrar fenobarbital, pois não provoca sedação excessiva como a fenitoína.
Nos ataques convulsivos parciais complexos podem ocorrer escassez de atividades motoras focais, delírio, estupor e coma.
A fentoína é o antiepilético parenteralmente administrado mais eficiente em uma UTI, cuja dose de ataque é 50mg/kg intravenosa em uma velocidade superior a 60 mg/min.
Paciente do sexo feminino, com 43 anos de idade, obesa, sedentária, nega antecedente de hipertensão arterial, diabetes mellitus e cardiopatia. Chega ao atendimento com taquipneia (FR = 29ipm), desidratada ++/4+; com poliúria. Feito dextro = 410, dosagem de glicemia inicial de 386 e exame de urina tipo 1 com glicose +++, corpos cetônicos ++ e proteína indetectável. Com base nisso, assinale a alternativa que apresenta a conduta terapêutica inicial diante desse caso e qual deve ser a conduta terapêutica indicada, a princípio, para a fase de manutenção do tratamento dessa paciente.
Glibenclamida e Metformina, ambas via oral, nas duas fases do tratamento.
Metformina via oral na fase inicial do tratamento, com manutenção da metformina na fase de manutenção do tratamento.
Insulina ultrarrápida até a compensação do diabetes mellitus e insulina intermediária (NPH) na fase de manutenção do tratamento.
Insulina NPH para a compensação do diabetes mellitus e insulina rápida (regular) para a fase de manutenção do tratamento.
Insulina ultrarrápida até a compensação do diabetes mellitus e glibenclamida na fase de manutenção do tratamento.
Stephen Hawking, conhecido físico teórico é um exemplo de uma forma menos agressiva da esclerose lateral amiotrófica (ELA). Sobre a ELA, assinale a alternativa incorreta.
O exame de líquor apresenta-se normal ou com aumento dos níveis de glutamato.
A RNM pode apresentar-se normal.
A ENMG mostra padrões de desenervação.
Apresenta alteração esficteriana marcante.
A motilidade ocular está preservada.
Assinale a alternativa correta em relação ao hipotireoidismo.
O hipotireoidismo em crianças é caracterizado por retardo do crescimento e desenvolvimento, dificuldade de concentração e aprendizagem escolar e, em casos, mais severos, por atraso no diagnóstico e no tratamento adequado, há evidências de leve retardo mental, que pode ser revertido com o tratamento correto.
Nos casos de coma mixedematoso, o paciente geralmente apresenta-se ao exame físico com fácies edemaciada, leve palidez cutâneo-mucosa, macroglossia, voz bastante rouca e arrastada, e temperatura corpórea entre 36,5 e de 37°C.
Em geral, pacientes com defeito na TPO apresentam níveis séricos de TSH e Tg elevados, T4 livre baixo e descarga baixa de iodeto após administração de perclorato.
Recomenda-se proteger o paciente em coma mixedematoso contra o frio com cobertores ou fornecendo calor ativamente com a ajuda de aquecedores.
O hipotireoidismo crônico não tratado pode evoluir inexoravelmente para o estado de coma mixedematoso, que é caracterizado por fraqueza muscular severa, apatia, estupor, hiponatremia e edema.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...