Lista completa de Questões de Medicina da Instituto Nacional de Educação (CETRO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
3/ 4/ 2/ 1
4/ 2/ 1/ 3
3/ 1/ 4/ 2
2/ 3/ 1/ 4
1/ 4/ 3/ 2
Entre as comorbidades associadas à tuberculose pulmonar, as mais prevalentes na população são
linfoma de Hodgkin, diabetes mellitus, anemia falciforme e alcoolismo crônico.
diabetes melllitus, alcoolismo crônico, úlcera duodenal e miocardiopatia chagásica.
alcoolismo crônico, pneumoconioses, hepatite B crônica e talassemia maior.
AIDS, alcoolismo crônico, hepatite C crônica e anemia falciforme.
alcoolismo crônico, diabetes mellitus, AIDS e pneumoconioses.
Assinale a alternativa que apresenta um risco relacionado ao AVCh de pacientes com história de anemia falciforme.
Anemia Severa.
Síndrome torácica aguda.
Pressão arterial.
Aumento da contagem leucocitária.
Acidente vascular subclínico prévio.
Assinale a alternativa incorreta em relação às situações especiais de hipertireoidismo.
No hipertireoidismo subclínico (HSC), o paciente apresenta concentração diminuída (menor que 0,4mU/L), ou mais comumente suprimida, de TSH sérico na presença de concentrações normais de HT.
Em casos de oftalmopatia de Graves (OG), os corticosteroides são utilizados na fase inflamatória na dose de 0,5 a 1mg/kg (30 a 100mg/dia) de prednisona via oral por 3 a 6 meses.
Na crise tireotóxica (CT), o paciente pode apresentar hipertermia, alteração do estado de consciência, psicose e convulsões.
Em casos de oftalmopatia de Graves (OG), as indicações do tratamento cirúrgico com descompressão orbitária incluem a neuropatia óptica compressiva com diminuição da visão e a proptose importante com possível lesão de córnea, dependendo da fase de atividade da doença.
Na oftalmopatia de Graves (OG), a expressão do receptor de TSH está aumentada, particularmente em um tipo especial de fibroblastos orbitários, os pré-adipócitos.
Foi colocado no paciente P. F., 65 anos, sexo masculino, um marca-passo provisório, que deve ser usado sob algumas indicações específicas. Desta forma, se o paciente P. F. recebeu o marca-passo temporário, ele não apresenta
casos de hipotermia profunda.
doença do nó sinusal sintomática orgânica ou induzida por medicamentos.
infarto agudo do miocárdio.
bloqueio atrioventricular de 2º grau tipo Mobitz, sintomático.
fibrilação atrial.
Assinale a alternativa que apresenta o esquema de tratamento para tuberculose pulmonar acometendo gestante, preconizado pelo Ministério da Saúde do Brasil.
Isoniazida, rifampicina, pirazinamida e etambutol durante 6 meses.
Isoniazida, rifampicina e pirazinamida, apenas, durante 6 meses.
Isoniazida, rifampicina e oxfloxacino durante 6 meses.
Isoniazida, pirazinamida, etambutol e oxfloxacino durante 9 meses.
Isoniazida, pirazinamida e estreptomicina durante 12 meses.
Paciente com 83 anos dá entrada em PS com quadro de broncopneumonia e rebaixamento do nível de consciência há 1 dia, alternando lucidez com delírios visuais. Apresenta como comorbidades tais como HAS e DM. A hipótese diagnóstica é
transtorno bipolar.
doença de Alzheimer
síndrome do pânico.
delirium.
depressão.
Em relação ao hipertireoidismo, assinale a alternativa correta.
No tratamento medicamentoso de gestantes, o PTU é mais utilizado que o metimazol, mas nessa situação não se deve utilizar doses altas (superiores a 200mg) pelo risco de bócio e hipotireoidismo fetal.
Em relação às alterações metabólicas e nutricionais, uma manifestação mais rara, porém importante, é a ocorrência de paralisia periódica hipercalêmica tireotóxica (PPHT), que se manifesta com fraqueza muscular aguda e reversível acompanhada de hipercalemia durante o período da crise.
A injeção percutânea de etanol é uma boa opção nos casos de nódulos múltiplos maiores que 3cm de diâmetro e numa situação de emergência com contraindicação cirúrgica.
O radioiodo não deve ser usado durante o aleitamento. Também pode provocar malformações congênitas e efeitos adversos na fertilidade.
Pode-se encontrar, como alteração característica, a junção da margem distal da unha à sua base (onicólise), que é conhecido como unhas de Plummer.
Em relação aos testes diagnósticos de acidente vascular cerebral isquêmico, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Na suspeita de um estado hipercoagulável, obter anticorpos antifosfolipídeos, proteína C e S, proteína C ativada e níveis de antitrombina III. ( ) Uma ultrassonografia de carótida pode afastar a possibilidade de estenose de carótida importante. ( ) Um ecocargiograma transtorácico deve ser realizado para afastar a possibilidade de uma fonte cardioembólica.V/ F/ V
V/ V/ V
F/ V/ F
F/ F/ F
F/ V/ V
Paciente com diagnóstico de HAS, sem acompanhamento ambulatorial. Nega uso atual de medicamentos para hipertensão arterial. Apresenta queixa de discreta cefaleia occipital diariamente. Ao exame físico: PA = 160 X 90; ausculta cardíaca: RCR 2 T, bulhas normofonéticas, sem sopros e ausculta pulmonar com murmúrio vesicular normoaudível, sem ruídos adventícios. Exames subsidiários: glicemia de jejum = 136; colesterol total = 215; LDL colesterol = 145; HDL colesterol = 40 e VLDL colesterol = 30; TGC = 133; uréia = 64, creatinina = 2,1; sódio = 145 e potássio = 5,2. Considerando o quadro clínico e os exames laboratoriais apresentados acima, assinale a alternativa que apresenta qual o agente anti-hipertensivo seria o mais indicado de usar nesse caso.
Propranolol.
Captopril.
Nifedipina.
Hidralazina.
Hidroclorotiazida.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...