Lista completa de Questões de Medicina da Instituto Nacional de Educação (CETRO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As diretrizes de ultrassom obstétrico pré-parto definem quatro classificações de exames: primeiro trimestre, segundo ou terceiro trimestre padrão, limitado e especializado. Estas diretrizes de prática também especificam indicações clínicas para a realização de um ultrassom obstétrico. Em relação a estas diretrizes e ao equipamento necessário para a realização do exame, analise as assertivas abaixo.
I. As diretrizes também definem ou fazem referência a outras diretrizes que detalham parâmetros esperados para que os médicos realizem e interpretem exames diagnósticos, documentação de achados, especificações de equipamento e segurança fetal. II. Estudos de ultrassom devem ser realizados com transdutores de tempo real pela abordagem transabdominal (TA) ou transvaginal (TV) ou ambas. III. As opções mais baixas de exposição do ultrassom também devem ser usadas para se adquirir a informação diagnóstica necessária. É correto o que se afirma emI, II e III.
II e III, apenas.
III, apenas.
I e III, apenas.
I, apenas.
Anemia microcítica/ Sulfato ferroso.
Anemia normocítica/ Eritropoetina.
Anemia normocítica/ Sulfato ferroso.
Anemia microcítica/ Eritropoetina.
Anemia normocítica/ Transfusão sanguínea.
A bexiga urinária é bem observada com a ultrassonografia, e a determinação do resíduo pós-miccional, usando-se fórmula para uma elipsoide, constitui um pedido comum. Entretanto, várias outras anormalidades podem ser visualizadas. Sobre estas anormalidades, analise as assertivas abaixo.
I. A anormalidade mais comum vista na ultrassonografia é espessamento da parede vesical. Isto é mais comumente devido à obstrução da saída vesical. II. Tumores vesicais são frquentemente detectados, em ultrassonografia, em pacientes submetidos a ultrassonografia renal para hematúria. III. Cálculos vesicais dificilmente são distinguidos de outras anormalidades pela combinação de sombreamento e mobilidade. IV. Quando a conexão entre a bexiga e o divertículo é visível em ultrassonografia de escala de cinza, a compressão da bexiga com transdutor pode demonstrar fluxo de urina entre a bexiga e o divertículo na varredura com Doppler colorido. É correto o que se afirma emI, III e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I e II, apenas.
I, II, III e IV.
Um senhor de 62 anos queixa-se em consulta de apresentar cólica abdominal, diarreia e aumento dos flatos. Na história clínica, o Médico descobre que recentemente foi prescrito antidiabético oral para tratamento de diabetes tipo II. Assinale a alternativa que apresenta o medicamento que provavelmente deve ser o causador dos sintomas.
Metformina.
Glibenclamida.
Pioglitazona.
Acarbose.
Vildagliptina.
O melhor meio de adquirir-se imagens dos rins é com um transdutor de 2 a 5 MHz, dependendo da compleição corporal do paciente e da profundidade do rim. Em relação à técnica da ultrassonográfica de rins, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Sondas do tipo setorial ou de arranjos curvos são os melhores meios de se adquirir imagens de rins nativos e arranjos lineares ou arranjos curvos são melhores para a aquisição de imagens de transplantes renais. ( ) Os rins nativos podem ser visualizados por várias abordagens. Os polos superiores de cada rim muitas vezes são mais bem visualizados com o paciente em decúbito dorsal e usando-se uma abordagem intercostal posterior alta e o fígado ou baço como janela. ( ) A incapacidade de ir-se alto o bastante e posteriormente o suficiente é a razão mais comum para a visualização inadequada do polo inferior, em especial à direita. ( ) O melhor meio de visualizar os polos superiores é usando-se uma abordagem subcostal, geralmente durante uma inspiração profunda.F/ F/ V/ V
V/ F/ V/ F
V/ V/ F/ F
F/ F/ F/ V
V/ V/ V/ F
Senhor de 45 anos comparece à consulta devido a queixa de dor lombar. Durante a anamnese ele relata também história recente de poliúria, polidipsia, hipertensão e aumento de peso. Ademais, ele apresenta ao Médico um exame radiográfico de coluna lombar, feito em pronto-socorro, em que se evidencia fratura de L4-L5, com achatamento vertebral. Assinale a alternativa que apresenta o exame mais adequado para auxiliar o diagnóstico.
Dosagem do cortisol.
Dosagem de insulina.
Dosagem do hormônio de crescimento.
Dosagem dos hormônios tireoidianos.
Dosagem de glucagon.
Devido ao fato de ser superficial, a parede abdominal pode ser avaliada por ultrassom com sondas de alta resolução. Em alguns casos, pode ser difícil determinar se lesões da porção mais profunda da parede abdominal estão situadas dentro da cavidade peritoneal ou se estão dentro da parede abdominal. Em relação aos aspectos da ultrassonografia da parede abdominal, assinale a alternativa incorreta.
A artéria epigrástrica superior pode ser identificada na maioria dos pacientes em seu trajeto que se aprofunda até o músculo reto do abdome.
Quando a utilização da imagem é necessária para diagnosticar as hérnias abdominais, a ultrassonografia pode fornecer informação suficiente para a adequada conduta na maior parte dos casos.
Uma manobra útil para determinar se lesões da porção mais profunda da parede abdominal estão situadas dentro da cavidade peritoneal ou se estão dentro da parede abdominal é escanear o plano longitudinal e solicitar ao paciente que respire profundamente.
A identificação do defeito na fáscia é fundamental para a distinção entre hérnias que obviamente não contêm alças intestinais e coleções complexas de fluidos na parede abdominal.
A artéria epigástrica inferior pode ser identificada na maioria dos pacientes em seu trajeto que se aprofunda até o músculo reto do abdome.
Uma paciente de 34 anos recém cadastrada na Unidade de Saúde da Família procura o Médico, pois está em amenorreia há 2 meses. A enfermeira realiza exame de gravidez com amostra de urina, e o resultado dá positivo. Após chorar bastante, ela se mostra surpresa, tendo em vista que afirma categoricamente que estava usando anticoncepcional oral combinado de maneira correta há mais de 1 ano. Assinale a alternativa que apresenta a situação clínica que pode ter interferido na efetividade do tratamento anticoncepcional.
Tratamento para tricomoníase.
Tratamento para fibrilação atrial.
Tratamento para tuberculose.
Tratamento para infeccção urinária comunitária.
Tratamento para estrongiloidíase.
Em relação aos posicionamentos de seios paranasais, mastóides e osso temporal na radiologia da face, analise as assertivas abaixo.
I. Incidência lateral axial oblíqua perfil posterior método de Schüller. II. Incidência para seios paranasais método Hirtz ou submentovértice. III. Incidência submentovértice dos ossos temporais. IV. Incidência AP axial mastoide método Caldwell. É correto o que se afirma emI e IV, apenas.
III e IV, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II, III e IV.
Paciente de 70 anos comparece em consulta fora-de-dia apresentando um quadro típico de insuficiência cardíaca congestiva (falta de ar, edema de membros inferiores e estertores finos, teleinspiratórios em região médio-basal de ambos os pulmões). O Médico prescreve furosemida 40mg/dia e dispensa o paciente. Dois dias depois fica sabendo que ele deu entrada no pronto-socorro com queixa de prostração e oligúria, e com uma creatinina sérica de 8,3mg/dl. Sua esposa afirma que além da medicação prescrita pelo Médico (diurético), seu esposo vinha tomando omeprazol 20mg, diclofenaco 50mg, AAS 100mg e anlodipino 5mg. Assinale a alternativa que apresenta a medicação prescrita que deve ter contribuído, em última instância, para o quadro de insuficiência renal desse paciente.
Diurético.
Inibidor de bomba de prótons.
Anti-inflamatório não hormonal.
Antiagreante plaquetário.
Bloqueador dos canais de cálcio.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...