Lista completa de Questões de Medicina da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Cetoacidose Diabética (CAD) e hipoglicemia são as principais complicações agudas dos pacientes com DM1, tendo a CAD incidência variada de 15% a 67% no mundo, não sendo conhecida a incidência brasileira. A CAD pode ser a primeira manifestação do DM1 em crianças. Sobre a Cetoacidose Diabética, assinale a afirmativa INCORRETA.
A esquizofrenia é uma síndrome heterogênea caracterizada por perturbações da linguagem, percepção, pensamento, atividade social, afeto e volição. Os quatro subtipos principais da esquizofrenia são o catatônico, o paranoide, o desorganizado e o residual. A respeito da esquizofrenia, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O tipo residual descreve os pacientes, cuja apresentação clínica é dominada por alterações intensas na atividade motora, negativismo e ecolalia ou ecopraxia.
( ) Na doença do tipo catatônico, a sintomatologia negativa ocorre na ausência de delírios, alucinações ou distúrbio motor.
( ) Os antipsicóticos são a base do tratamento agudo e de manutenção da esquizofrenia, sendo eficazes no tratamento das alucinações, delírios e distúrbios do pensamento, seja qual for a etiologia.
A sequência está correta em
Frequentemente, em tentativas de suicídio não é incomum a ingestão de mais de uma substância, não sendo possível exames que ofereçam resultados rápidos para suporte de tratamento, e as intoxicações, por sua vez, podem precipitar rapidamente a deterioração do estado geral com depressão do sistema nervoso central e instabilidade hemodinâmica. Sobre as paradas cardiorrespiratórias por intoxicações exógenas, assinale a afirmativa INCORRETA.
_____________________ é um transtorno depressivo crônico com menor intensidade de sintomas, presente por pelo menos dois anos com períodos ocasionais e curtos de bem‐estar. Além do humor depressivo, devem estar presentes até três dos seguintes sintomas: redução de energia insônia, diminuição da autoconfiança, dificuldade de concentração, choro, diminuição do interesse sexual e em outras atividades prazerosas, sentimento de desesperança e desamparo, inabilidade de lidar com responsabilidades do dia a dia, pessimismo em relação ao futuro, retraimento social e diminuição do discurso. Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
A sobrevivência de crianças em parada cardiorrespiratória depende dos cuidados de emergências, oportunos e apropriados, tanto no ambiente extra‐hospitalar quanto intra‐hospitalar. Relacionando os esforços que devem ser feitos para melhorar a qualidade de vida no pós‐ressuscitação, assinale a afirmativa INCORRETA.
A demência pode ser definida como o comprometimento adquirido da memória associado a um prejuízo em pelo menos uma das outras funções cognitivas da linguagem, gnosias, praxias ou funções executivas, que interferem na capacidade funcional, desempenho social ou profissional do indivíduo. Sobre a demência, assinale a alternativa INCORRETA.
A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) é caracterizada por um desenvolvimento progressivo de limitação ao fluxo aéreo, que não é totalmente reversível. A ventilação não invasiva constitui a modalidade terapêutica de maior impacto no tratamento da DPOC grave no pronto‐socorro nos últimos anos e deve ser indicada precocemente em doentes graves. Assinale a contraindicação à ventilação não invasiva durante a exacerbação da DPOC.
O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é caracterizado pela presença de sintomas de desatenção, hiperatividade ou impulsividade. O tratamento do TDAH envolve uma abordagem múltipla, englobando intervenções psicossociais e psicofarmacológicas. O tratamento farmacológico do TDAH envolve principalmente os agentes estimulantes do SNC. Dentre eles o mais utilizado é o metilfenidato, conhecido como o padrão‐ouro para o tratamento do TDAH na infância. São contraindicações ao uso de metilfenidato, EXCETO:
A infecção respiratória constitui a principal causa de agudização em pacientes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). A principal característica das infecções, em geral restrita à mucosa brônquica, é uma alteração no aspecto e/ou na quantidade de secreção eliminada, que passa de mucoide para purulenta e tem seu volume aumentado e se acompanha do aumento da dispneia do paciente. Qual o agente etiológico mais comumente envolvido nas exacerbações infecciosas da DPOC?
Transtornos psiquiátricos associados ao puerpério têm sido identificados há muito tempo. Nos séculos XVII e XVIII, relatos de casos de insanidade puerperal começaram a aparecer na literatura médica francesa e alemã. No puerpério, ocorrem bruscas mudanças nos níveis dos hormônios gonadais, nos níveis de ocitocina e no eixo hipotálamo‐hipófise adrenal 4‐6, que estão relacionados ao sistema neurotransmissor. Além das alterações biológicas, a transição para a maternidade é marcada por mudanças psicológicas e sociais. Acerca dos transtornos psiquiátricos associados ao puerpério, assinale a afirmativa INCORRETA.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...