Lista completa de Questões de Medicina da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação aos pacientes com HIV-SIDA, o transtorno de ansiedade mais comum é
o Transtorno de Pânico.
a Agorafobia.
o Transtorno Misto de Ansiedade e Depressão.
a Fobia Social.
o Transtorno de Ansiedade Generalizada.
O encontro de nível sérico de potássio de 8,5 mEq/L e eletrocardiograma normal é mais provável num paciente portador de
rins policísticos.
diabetes mellitus.
acidose tubular renal.
tuberculose renal.
leucemia mielóide crônica.
Quando se trata dos Transtornos do Humor, é correto afirmar:
Cerca de 50 a 75% dos pacientes com doença de Parkinson têm sintomas marcantes de transtornos depressivos, que têm correspondência com a incapacidade física, a idade e a duração da doença.
Segundo o DSM-IV-TR, nos Transtornos do Humor com características catatônicas, o paciente pode apresentar: atividade motora excessiva; imobilidade evidenciada por catalepsia ou estupor; negativismo extremo; ecolalia ou ecopraxia.
No Episódio Depressivo Maior com características melancólicas, o paciente costuma apresentar humor deprimido regularmente pior no período noturno; despertar muito cedo pela manhã; apresentar anorexia ou perda de peso significativa.
De 25 a 35% dos pacientes deprimidos cometem suicídio, e em torno de dois terços têm ideação suicida.
Episódio de psicose pós-parto está mais associado com o risco aumentado para o desenvolvimento de Depressão Maior quando comparado com o desenvolvimento de Transtorno Bipolar.
Jovem de 18 anos, portador de diabetes mellitus, apresenta hemoglobina glicada de 8,7% há mais de 2 anos.Nos últimos 6 meses com a utilização de insulina I às refeições, quatro vezes ao dia e insulina II em dose única à noite, o nível de hemoglobina glicada diminuiu para 6,5%. Provavelmente as insulinas I e II são, respectivamente,
lispro e glargina.
glargina e aspart.
regular e lispro.
NPH e aspart.
detemir e NPH.
No que toca ao Transtorno Esquizoafetivo, é correto afirmar:
Na prática clínica, o diagnóstico preliminar de Transtorno Esquizoafetivo costuma ser empregado quando o clínico não tem certeza do diagnóstico.
O tipo depressivo do transtorno é mais comum em pessoas mais jovens do que nos mais velhos, e o tipo bipolar é mais comum em pessoas mais velhas do que em adultos jovens.
Segundo o DSM-IV-TR, é necessário que ocorram sintomas proeminentes de humor por um período mínimo de duas semanas, na ausência de delírios ou alucinações para que seja preenchido um dos critérios diagnósticos para o transtorno.
Pacientes que têm um episódio maníaco completo com dois meses de duração, mas que sofreram sintomas de esquizofrenia por 10 anos, satisfazem os critérios para Transtorno Esquizoafetivo.
A prevalência do transtorno é mais baixa em homens do que em mulheres, particularmente casadas; a idade de início para eles é mais tardia do que para as mulheres, assemelhando-se ao Transtorno Bipolar.
O fenômeno de Raynaud é encontrado em 95% dos casos de
síndrome de Sjögren.
lúpus eritematoso sistêmico.
dermatopolimiosite.
esclerodermia.
doença de Behçet.
Com relação à epidemiologia dos Transtornos Relacionados a Substâncias, é INCORRETO afirmar:
O uso e os transtornos relacionados ao álcool estão associados a 50% de todos os homicídios e a 25% de todos os suicídios. O abuso reduz a expectativa de vida em 10 anos, e o álcool é a primeira causa de morte relacionada ao uso de substâncias.
Há duas vezes maior probabilidade de abuso de cocaína por parte dos homens do que das mulheres, e todas as raças e grupos socioeconômicos são afetados nas mesmas proporções.
Segundo o DSM-IV-TR, a taxa de abuso ou dependência de cannabis ao longo da vida é de 5%. De acordo com o mesmo manual diagnóstico, com relação aos transtornos relacionados à cafeína, a sua prevalência real é desconhecida, mas até 85% dos adultos a consomem ao longo de um ano.
Segundo o DSM-IV-TR, a prevalência da dependência e abuso de anfetamina ao longo da vida é de 1,5%; o uso intravenoso é mais comum em indivíduos de grupos de baixa situação socioeconômica e tem uma distribuição de 3 ou 4:1 para mulheres e homens, respectivamente.
Delírios paranóides e alucinações podem ocorrer em até 50% de todas as pessoas que usam cocaína. A ocorrência desses sintomas psicóticos depende da dose, da duração do uso e da sensibilidade à substância. Os transtornos psicóticos induzidos por cocaína são mais comuns entre usuários intravenosos e de crack.
São critérios para o diagnóstico de artrite reumatóide, EXCETO:
osteopenia periarticular na radiografia de mãos e punhos.
rigidez matinal de 60 minutos.
edema de partes moles de 3 ou mais articulações.
edema de partes moles de articulações interfalangianas distais.
nódulos subcutâneos.
No que tange aos testes neuropsicológicos, é correto afirmar:
Um dos pontos mais fortes do teste projetivo de personalidade Técnicas de Borrões de Holtzman é que ele é amplamente aceito e usado, podendo ser diretamente comparado com as estratégias interpretativas de Rorschach.
Na aplicação das Escalas de Memória e de Inteligência de Wechsler, condições amnésticas, como a Síndrome de Korsakoff, são geralmente caracterizadas por um quociente de memória desproporcionalmente baixo, mas um quociente de inteligência relativamente preservado.
O Teste de Apercepção Temática é amplamente usado e, nas mãos de uma pessoa bem treinada, proporciona informações valiosas, apresentando boa consistência na interpretação e rápida administração.
O Teste de Retenção Visual de Benton é sensível à perda de memória de longa duração.
O Inventário Clínico Multiaxial de Million (MCMI) possui um tempo de administração breve, corresponde bem às classificações diagnósticas do DSM-IV e fornece informações sobre a gravidade do transtorno.
No curso da hepatite B a presença de HBeAg positivo indica
doença ativa com replicação viral.
necessidade de tratamento com imunossupressor.
infecção concomitante com o vírus E da hepatite.
cronificação da doença.
cura e imunidade contra a doença.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...