Lista completa de Questões de Medicina da Fundação Getúlio Vargas (FGV) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Mulher de 46 anos, portadora de esclerose sistêmica, com queixa de xerostomia, fadiga e prurido intenso, é internada para a investigação de hepatopatia. Ao exame, as alterações relevantes são presença de xantelasmas e hepatoesplenomegalia dolorosa. A etiologia mais provável para a hepatopatia e o exame que deverá ser solicitado são:
Mulher, 62 anos, procurou ambulatório de cardiologia pois vinha apresentando elevação da pressão arterial. Exame físico com ritmo cardíaco regular, bulhas normofonéticas e presença de quarta bulha (B4). Restante do exame clínico sem alterações. Pressão arterial de 168 x 104 mmHg e frequência cardíaca de 79 batimentos por minuto. Ecocardiograma recente com aumento dos diâmetros cavitários esquerdos. Hipocinesia difusa,com disfunção sistólica global moderada do ventrículo esquerdo. Entre as medicações para controle da hipertensão arterial, aquela com maior benefício para esta paciente com alteração do miocárdio (hipocinesia e disfunção sistólica ventricular esqueda) é:
Sobre a coagulação intravascular disseminada aguda(CIVD), é correto afirmar que:
Jovem do sexo masculino, com diagnóstico recente de hanseníase, em uso de dapsona, evolui com febre, lombalgia, palidez e icterícia. Exames laboratoriais revelam anemia hemolítica. A causa mais provável dos sintomas do paciente é:
Um critério menor da febre reumática é:
A respeito da glomerulonefrite membranosa, é correto afirmar que:
Mulher de 45 anos, portadora de hipotireoidismo, com história familiar de anemia, queixa-se de astenia e dispneia progressivas. Nega febre ou emagrecimento. Hb 7,0g/dL; Ht 21%; Leucócitos 3.500 /mm³; VCM 115 fl; plaquetas 120 mil/mm³; BT 2,8 mg/dL; BD 0,4mg/dL; LDH 1500g/dL; Reticulócitos corrigidos 2,0%.
A etiologia mais provável para a anemia dessa paciente e os exames que auxiliariam no diagnóstico são:
Mulher de 56 anos procura o reumatologista por queixa de dor e deformidades nas mãos. Ao exame, nota-se a presença de nódulos de Heberden e de Bouchard em ambas as mãos.
O diagnóstico mais provável é:
Idoso de 78 anos apresenta quadro agudo de gastrenterite viral, sendo medicado ambulatorialmente com antieméticos orais, antidiarreicos e hidratação oral. Após 48h, retorna à emergência com relato de não ter aceitado adequadamente ingestão líquida, devido aos vômitos refratários. Exames: Ureia 170mg/dL; Creatinina 2,5mg/dL; Sódio 144mEq/L; Potássio 5,6mEq/L; EAS cilindros hialinos. Quanto ao caso acima, é possível afirmar que:
O Regulamento de Benefícios da Previdência Social, em seu Anexo II, apresenta uma Relação de Doenças Relacionadas ao Trabalho Lista B que foi baseada nos agentes ou fatores de risco de natureza ocupacional (Lista A). A partir da tabela abaixo, relacione as patologias neuropsiquiátricas com o fator de risco correspondente.
A sequência correta entre a doença e o fator de risco ocupacional correspondente é:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...