Lista completa de Questões de Medicina da Fundação Universa (FUNIVERSA) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O diabetes melito é um importante problema de saúde pública no Brasil. Acerca do envolvimento do coração nessa endocrinopatia, assinale a alternativa correta.
Tanto a doença coronariana crônica quanto o infarto do miocárdio geralmente manifestam-se de forma típica, em pessoas com diagnóstico de diabetes melito.
A miocardiopatia diabética, uma forma de miocardiopatia restritiva, é a expressão da disfunção miocárdica associada a múltiplos infartos do miocárdio decorrentes, na maioria das vezes, de doença de vasos epicárdicos.
Embora seja frequente a ocorrência de disfunção autonômica cardiovascular em pacientes com diabetes melito, os atuais estudos científicos não têm evidenciado nenhuma relação entre a disautonomia diabética e o risco de isquemia e óbito.
Não há nenhuma restrição ao uso de betabloqueadores para tratamento de angina de peito em pessoas com diabetes melito tipo 2.
Evidências clínicas e experimentais têm sugerido que o uso de medicamentos inibidores da enzima conversora de angiotensina associam-se a redução de risco cardiovascular, em pacientes com diagnóstico de diabetes melito.
O lupus eritematoso sistêmico é uma doença multissistêmica de origem autoimune, caracterizada pela presença de autoanticorpos, particularmente o anticorpo antinuclear (ANAs), que se apresenta clinicamente com lesões de pele, articulações, rins e membranas serosas. A nefrite lúpica afeta mais do que 50% dos pacientes. A glomerulonefrite que não pode acometer os pacientes com nefrite lúpica é a
proliferativa focal.
membranosa.
mesangial.
proliferativa difusa.
difusa aguda.
Em uma avaliação funcional global de paciente com incapacidade física, os itens mais significativos para definição do desempenho são
goniometria, autocuidado, marcha, fala e força muscular.
autocuidado, controle esfincteriano, mobilidade, locomoção e comunicação.
teste de força muscular, flexibilidade e locomoção.
sensibilidade, marcha, comunicação e cognição.
resistência muscular , elasticidade e goniometria.
Considere uma criança com insuficiência renal aguda e com dosagem sérica de potássio de 9,1 mEq/L. O eletrocardiograma mais compatível com essa dosagem de potássio é
onda T apiculada.
ausência de onda P, onda sinusoidal.
depressão do segmento ST, onda T difásica, onda U proeminente.
intervalo PR longo, alargamento do QRS, onda T apiculada.
intervalo RR fixo.
Considere um recém-nascido de parto normal com idade gestacional de 34 semanas, cuja mãe tenha recebido antibiótico intraparto, duas horas antes do nascimento, devido à colonização por estreptococos do grupo B. Recém-nascido assintomático, com exame físico normal. Nesse caso, assinale a alternativa que apresenta a melhor conduta a ser realizada.
Manter em observação por período igual ou superior a 48 horas.
Iniciar ampicilina e gentamicina, após coleta de hemograma, hemocultura e PCR.
Colher hemocultura, hemograma e PCR. Manter em observação por período igual ou superior a 48 horas.
Colher hemocultura, hemograma, PCR e liquor cefaloraquidiano. Manter em observação por período igual ou superior a 48 horas.
Colher hemocultura, hemograma, PCR e liquor cefaloraquidiano, realizar radiografia de tórax. Manter em observação por período igual ou superior a 48 horas.
Em relação à perda auditiva induzida por ruído (PAIR), assinale a alternativa que contém a associação correta entre cada uma das características I, II e III a seguir e sua respectiva frequência.
I Neurossensorial
II Bilateral (ambos os ouvidos)
III Perdas profundas no audiograma
I sempre; II quase sempre; III muito raramente
I quase sempre; II sempre; III nunca
I sempre; II sempre; III quase sempre
I quase sempre; II raramente; III raramente
I sempre; II quase sempre; III quase sempre
Texto V, para responder às questões 30 e 31.
O senhor Manoel, de 42 anos de idade, procurou atendimento médico no pronto-socorro de um hospital de nível terciário e relatou que, há 6 dias, tem apresentado episódios de febre diária, de até 39,5 ºC, associada a calafrios e sudorese. Informou ser acompanhado em ambulatório de cardiologia, com diagnóstico de doença congênita na valva aórtica. Seu exame físico mostrou pressão arterial de 138 mmHg × 50 mmHg, frequência cardíaca de 110 bpm, temperatura axilar de 38,9 ºC, hipocorado, ritmo cardíaco regular; a ausculta da segunda bulha cardíaca permitiu verificar seu desdobramento apenas na fase de expiração; havia sopro sistólico ejetivo, grau 3 de Levine, mais bem audível em foco aórtico, irradiado para as artérias carótidas e sopro diastólico aspirativo, grau 3 de Levine, mais bem audível em foco aórtico acessório, irradiado para região paraesternal esquerda baixa. Os pulmões estavam limpos. O abdome estava livre e não apresentava visceromegalias. Nas palmas das mãos, foram observadas máculas eritematosas, indolores. Nas polpas digitais das mãos, foram vistos pequenos nódulos dolorosos e violáceos. O eletrocardiograma mostrou: taquicardia sinusal, eixo elétrico médio do QRS desviado para a esquerda, sinais sugestivos de sobrecarga ventricular esquerda. O ecocardiograma transtorácio e transesofágico evidenciou: diâmetro da aorta ascendente de 51 mm; valva aórtica bicúspide, com rafe entre os folhetos não coronariano e coronariano esquerdo, calcificada. Doppler mostrou gradiente transvalvar aórtico médio de 45 mmHg, insuficiência aórtica de grau acentuado. Nessa valva, foi visibilizada vegetação (na face aórtica) com área de 2 cm2, e também havia uma imagem livre de ecos, com bordas calcificadas deformando a raiz da aorta sugestiva de abscesso perivalvar. Foram colhidas três amostras de hemoculturas e realizados exames laboratoriais gerais de sangue e urina. Ante a suspeita de endoc
Considerando a valvopatia aórtica congênita de base apresentada por Manoel valva aórtica bicúspide , assinale a alternativa correta.
Essa valvopatia é uma das formas mais raras de cardiopatia congênita, quando se tem por base a população geral.
O desdobramento da segunda bulha descrito no paciente é do tipo amplo e fixo, achado frequente nessa valvopatia congênita, mesmo na ausência de disfunção valvar.
A principal alteração hemodinâmica produzida pela obstrução da via de saída do ventrículo esquerdo nesse paciente é a hipertrofia concêntrica dessa câmara.
A insuficiência aórtica é a complicação menos frequente em pacientes com essa cardiopatia congênita e pode, por exemplo, decorrer de dilatação da raiz da aorta ou, mais frequentemente, de endocardite dessa valva
Nesse paciente, não há nenhuma indicação de correção cirúrgica da cardiopatia congênita em tela.
As desordens genéticas são alterações que podem se exteriorizar clinicamente por uma série de patologias encontradas na prática médica. Acerca dessas patologias, assinale a alternativa correta.
A síndrome de Marfan é uma doença do tecido conjuntivo, decorrente da desordem em uma glicoproteína extracelular, que se caracteriza principalmente por lesões no esqueleto, nos olhos e no sistema cardiovascular.
A neurofibromatose do tipo 2 é uma desordem autossômica dominante que se caracteriza clinicamente pelo aparecimento de manchas café com leite na pele e múltiplos neurofibromas localizados na pele, em partes moles e no esqueleto.
A hipercolesterolemia familiar é uma desordem mendeliana frequente, decorrente de uma anormalidade no receptor para o HDL, na qual o paciente apresenta altos níveis e colesterol no sangue, com depósito de lipídeos nas paredes das artérias e lesões xantomatosas em pele.
As mucoplossacaridoses são desordens genéticas associadas à deficiência de enzimas mitocondriais ligadas à degradação de mucopolissacarídeos, levando ao acúmulo de glicosaminoglicans na substância fundamental do tecido conjuntivo.
A síndrome de Down é a mais comum das desordens cromossômicas, caracterizando-se pela trissomia do cromossomo 22, na qual as crianças apresentam desordem mental, porém os pais dessas crianças têm carótipo normal.
Considere uma criança com dois anos de idade com história de acidente escorpiônico. Assinale a alternativa que apresenta distúrbio eletrolítico que pode surgir nesse caso.
hipocalcemia
hipocloremia
hipopotassemia
hipermagnesemia
hipernatremia
Quanto ao crescimento fetal de recém-nascidos (RNs) filhos de mãe diabética, assinale a alternativa correta.
A macrossomia fetal está relacionada a níveis de insulina e peptídeo-C em sangue de cordão.
O tecido gorduroso desses RNs concentra-se sobretudo em cintura pélvica.
A vasculopatia materna contribui para a macrossomia fetal.
A transferência placentária de aminoácidos contribui para a redução da síntese de cortisol e, consequentemente, para a redução da incidência de macrossomia fetal.
A macrossomia fetal desenvolve-se a partir da 20.ª semana de idade gestacional.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...