Lista completa de Questões de Medicina da Fundação Universa (FUNIVERSA) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma criança com 3 anos de idade foi admitida na UTI pediátrica com quadro de choque séptico sem foco definido. Recebeu SF 0,9% 80 mL/kg, está em uso de dopamina 10 mcg/kg/min e norepinefrina 0,9 mcg/kg/min. Apresenta PA de 45 mmHg × 25 mmHg, extremidades quentes e tempo de enchimento capilar > 3 segundos. Para esse paciente, é indicado iniciar
milrinona.
vasopressina.
levosimedan
dobutamina.
sildenafil.
Texto IV, para responder às questões 47 e 48.
Um homem de 56 anos de idade, previamente saudável, médico e músico, apresenta perda da visão em olho esquerdo há 2 meses. A oftalmoscopia indireta foi realizada, evidenciando um tumor intraocular com características sugestivas de melanoma ocular.
Após confirmação de melanoma ocular, o paciente afirma desejar o tratamento que tenha a mais forte evidência científica, para que diminua o risco de metástases, estando disposto a perder o globo ocular se necessário. Qual resposta ao paciente é a mais acurada?
Enucleação e placa radioativa estão associadas a índices de sobrevida em 5 anos superiores em relação a nenhum tipo de tratamento.
Nenhuma diferença estatisticamente significativa é evidenciada entre enucleação, terapia por partículas carregadas e placa radioativa.
Termoterapia transpupilar e fotocoagulação têm melhor benefício na sobrevida em relação ao tratamento com placa radioativa.
Enucleação é o melhor tratamento.
Placa radioativa e termoterapia transpupilar têm melhor benefício na sobrevida em relação à enucleação.
A respeito dos conceitos de incapacidade laborativa e invalidez, assinale a alternativa incorreta.
Incapacidade laborativa é somente aquela que impossibilita o desempenho das funções específicas de uma atividade ou ocupação, em consequência de alterações morfológicas e psicofisiológicas provocadas por doença ou acidente.
Para efeitos de readaptação profissional, avalia-se a capacidade laborativa residual.
Será considerada como total a incapacidade que gera a impossibilidade de permanência no trabalho.
A incapacidade indefinida é aquela insuscetível de alteração em prazo previsível com os recursos da terapêutica e reabilitação disponível à época.
Quanto à profissão, a incapacidade laborativa pode ser oniprofissional, ou seja, invalidez.
Considere os sintomas a seguir:
Crianças com atraso no desenvolvimento físico e mental.
Crianças que se escondem atrás da mãe.
Comportamento infantil.
Ilusão de que riem e zombam dele.
Hipertrofia glandular.
Esses sintomas correspondem ao medicamento
Calcarea carbonica.
Silicea.
Baryta carbonica.
Pulsatilla pratensis.
Baptisia tinctoria.
Em até cerca de 10% dos casos de cardiopatia chagásica com insuficiência cardíaca congestiva e metade dos casos de morte súbita pela doença, pode-se encontrar, no miocárdio,
inflamação granulomatosa, com células gigantes e miocélulas multinucleadas.
inflamação crônica fibrosante em atividade.
necrose fibrinoide com degeneração hialina.
trombose e proliferação fibroelástica.
inflamação crônica inespecífica, fibrose e atrofia do sistema nervoso autonômico intracardíaco.
Uma criança com 10 anos de idade foi vítima de acidente automobilístico e traumatismo cranioencefálico. Foi admitida na UTIP e está sob ventilação mecânica e monitorização de pressão intracraniana (PIC), com cateter intraventricular. Na monitorização, foi verificado que a PIC era de 19 mmHg e a pressão arterial média (PAM) de 48 mmHg. Qual seria a conduta para o caso descrito?
Manitol 20% em bolus na dose de 0,25 g/kg
Hiperventilação agressiva com PaCO2 < 30 mmHg
Expansão com SF 0,9% 20 mL/kg
Tiopental 10 mg/kg
Tiopental 10 mg/kg
Um homem de 62 anos de idade apresenta-se ao médico com história de hematoquezia e dor pélvica há 3 meses. É tabagista de 20 anos/maço e nega patologias prévias. Ao toque retal, apresenta massa friável, não fixa, palpável a 4-6 cm da margem anal. O restante do exame físico é normal. Colonoscopia com biopsia revelou adenocarcinoma de reto moderadamente diferenciado. Foram realizadas ultrassonografia transretal, tomografias de tórax, abdome e pelve e CEA, cujo valor foi 18 ng/mL. O estadiamento clínico foi T3N1M0. Nesse caso, a terapia mais adequada é
cirurgia, seguida de radioterapia (50 Gy/25-28 frações) com infusão contínua de 5-Fluorouracil (5-FU) adjuvante.
radioterapia (25 Gy/5 frações) com infusão contínua de 5-FU pré-operatória, seguida de cirurgia e quimioterapia adjuvante.
radioterapia (50 Gy/25-28 frações) com infusão contínua de 5FU pré-operatória, seguida de cirurgia, apenas.
radioterapia (50 Gy/25-28 frações) com infusão contínua de 5FU pré-operatória, seguida de cirurgia e quimioterapia adjuvante.
radioterapia (25 Gy/5 frações) pré-operatória, seguida de cirurgia e quimioterapia adjuvante.
De acordo com a legislação em vigor, assinale a alternativa correta.
Há previsão de acidente de trajeto entre o trabalho e a residência do servidor, pois, da mesma forma que os trabalhadores regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), os servidores públicos também têm direito a esse tipo de seguridade.
O servidor acidentado em serviço que necessite de tratamento especializado poderá optar por ser tratado em instituição privada, à conta de recursos públicos, bastando, para isso, apresentar recibos hospitalares no processo de acidente.
Assim como no caso dos trabalhadores, se o servidor sofrer acidente de trabalho, deverá ser aberta Comunicação de Acidente de Trabalho: uma via do documento deverá ser encaminhada ao INSS para efeitos de estatística; enquanto a outra, à junta médica oficial do órgão público em que trabalhe.
Considere que um servidor em função administrativa apresentou descolamento de retina enquanto caminhava para entrega de documentos. Apesar de guardar nexo direto com o trabalho, nesse caso a doença pode ser equiparada a acidente do trabalho, pois o evento ocorreu no local de trabalho.
Considere que um servidor, técnico de enfermagem, agride paciente exaltado que procurava por consulta em pronto socorro e acaba ferindo-se. Nesse caso, não se considera acidente em serviço, pois a lesão foi desencadeada pelo próprio servidor.
Na condução de uma anamnese, o médico homeopata deve
valorizar mais, principalmente em uma primeira consulta, as observações feitas pelos acompanhantes ou familiares, uma vez que o paciente pode estar muito fragilizado e não colaborar com sintomas fidedignos.
ouvir, ver e observar, com todos os sentidos, o que se apresenta alterado e fora do comum no paciente, anotando os sintomas conforme a linguagem do paciente.
anotar, durante a tomada do caso, todos os sintomas ditos pelo paciente, evitando buscar informações mais precisas, mesmo após o relato espontâneo.
ter noções dos significados psicológicos dos mecanismos de transferência e contratransferência, em virtude da especificidade de uma anamnese homeopática.
fazer perguntas diretas que possam orientar melhor as respostas do paciente. Essa conduta facilita a escolha do medicamento mais adequado para o caso.
A febre negra do Lábrea, que ocorre em surtos na região do Lábrea, estado do Amazonas, refere-se à
superinfecção pelo vírus delta em pacientes portadores do vírus da hepatite B.
hepatite fulminante pelo vírus B.
forma grave de leptospirose.
forma grave de malária.
septicemia por enterobactérias.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...