Lista completa de Questões de Medicina da Fundação Universa (FUNIVERSA) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação à vacinação de trabalhadores saudáveis, assinale a alternativa incorreta.
As vacinas atenuadas, como a tríplice viral (sarampo, caxumba, rubéola), varicela e febre tifoide oral, não devem ser aplicadas durante a gestação.
A vacina contra hepatite B poderá ser aplicada na gestante se houver uma alta exposição e risco para aquisição dessa doença.
A vacina contra gripe está indicada para mulheres grávidas, preferencialmente no segundo ou no terceiro trimestre de gestação, para evitar riscos de complicação se tiverem uma infecção por influenza nesse período.
Como contraindicações relativas, podem-se citar, para vacinas de bactérias atenuadas ou vírus atenuados: imunodepressão e gravidez; para qualquer vacina: alergia grave, de natureza anafilática, a um componente da vacina ou após uma dose anterior dela.
As vacinas aplicadas nos trabalhadores podem ser divididas em vacinas de uso geral aquelas que são indicadas independentemente da ocupação ou da exposição a riscos específicos e em vacinas de uso geral com indicação específica aquelas que são recomendadas independentemente da ocupação ou exposição a riscos específicos, mas que são particularmente prescritas para certos grupos de pessoas.
Um paciente é admitido na UTI em pós-operatório imediato de cirurgia de revascularização do miocárdio e evolui com bradicardia sinusal. Considerando que esse paciente apresenta um índice cardíaco de 2,0 L/min/m², assinale a alternativa correta em relação ao uso de marcapasso.
O marcapasso atrial simples (FC 50 a 60 batimentos por minuto) pode aumentar efetivamente o débito cardíaco.
A vantagem do marcapasso atrial sobre o marcapasso sequencial atrioventricular é a manutenção do padrão anatômico normal da ativação ventricular.
O marcapasso atrial pode melhorar o bloqueio atrioventricular de primeiro grau e, portanto, melhorar a sincronia atrioventricular.
O uso de marcapasso não vai interferir no débito cardíaco; portanto, não é intervenção terapêutica adequada.
O índice cardíaco do paciente é normal; consequentemente, a bradicardia sinusal pode ser tolerada.
A Síndrome de Resposta Inflamatória Sistêmica (SRIS) é um conjunto de sinais clínicos e laboratoriais que pode ser precipitado por diferentes causas. Um achado que permite determinar a presença de sepse em um paciente com SIRS é
hipotensão com sinais de hipoperfusão tecidual.
febre alta com calafrios.
leucocitose com neutrofilia.
hemocultura para germes comuns positiva.
insuficiência respiratória.
Segundo Hahnemann, na manifestação de sintomas idiossincrásicos ou de qualquer outra perturbação da saúde, intervêm dois elementos. Assinale a alternativa que apresenta esses elementos.
A susceptibilidade do indivíduo e a falta de uma assistência adequada por ocasião de um trauma.
O miasma crônico associado ao determinismo genético.
A hipersensibilidade do indivíduo aliada a uma má condição de vida.
A condição peculiar do indivíduo associada ao agente externo.
A predisposição hereditária a uma determinada doença de caráter infeccioso e a oportunidade de exposição a ela.
Texto V, para responder às questões 44 e 45
Uma paciente de 44 anos de idade, divorciada, publicitária, sem filhos, comparece em consulta, relatando estar-se sentindo muito mal. Estou agoniada por dentro, não consigo parar e relaxar um minuto; refere que vem se sentindo assim há pelo menos dez dias e não aguenta mais. Associadamente apresenta-se muito triste e angustiada, com pensamentos altamente negativistas que se sucedem ininterruptamente em sua mente, de forma muito rápida. Chegou a pensar que não vale a pena continuar vivendo nessa situação. Durante a consulta, muda várias vezes de posição na cadeira, levantando-se algumas vezes para respirar melhor. Quando interrogada, concordou que está muito ansiosa, acrescentando que não vem conseguindo dormir durante esse período. Informa também que não tem apetite algum e que, nesses dez dias, deve ter perdido, pelo menos, uns três quilos. Acrescenta que sua libido está completamente abolida e que não consegue sequer ouvir a voz do namorado. Ao interrogatório sobre sintomas psiquiátricos pregressos, a paciente refere episódios depressivos passados frequentes. Relata ter um trabalho extremamente extenuante e de muita responsabilidade e que passa, às vezes, semanas com muita irritabilidade e agitação, especialmente quando precisa trabalhar muitas horas seguidas, comprometendo seu sono e horários de alimentação. Afirma que o excesso de demandas, pelas quais passa, não permite que fique bem de humor. Mal me sinto melhor, acontece algo estressante e já entro novamente em outro processo de depressão ou forte irritabilidade. Não se recorda de ter passado sequer dois meses bem, no último ano.
Considere que a paciente tenha retornado ao consultório, uma semana após a primeira consulta, relatando piora significativa em seus sintomas. Nesse caso, deve-se
explicar que ainda é cedo para esperar uma resposta terapêutica e que, às vezes, durante o tratamento, pode mesmo ocorrer uma piora inicial.
associar um comprimido de metilfenidato, pela manhã, em jejum, para potencializar a ação terapêutica da medicação.
associar a quetiapina ou a olanzapina à noite, ao se deitar.
associar o clonazepan e conceder um afastamento médico.
pedir a ela que interrompa temporariamente a psicoterapia psicanalítica, que, talvez, esteja promovendo uma piora dos sintomas ao colocá-la em contato com seus conflitos inconscientes.
Paciente de 52 anos de idade, portadora de neoplasia de mama, encontra-se em tratamento quimioterápico com doxorrubicina e ciclofosfamida. O último ciclo foi há 6 dias, apresentou há 1 dia febre, astenia, apatia e leve disúria. Nega sintomas respiratórios ou queixas neurológicas. Ao exame físico, encontrava-se eupneica, hemodinamicamente estável, orientada, astênica e não havia sinais de infecção no local de implantação do cateter central. O hemograma revelou 900 leucócitos totais/μL, com 550 neutrófilos/μL. Em relação a esse caso, assinale a alternativa correta.
Na avaliação diagnóstica inicial, é imprescindível a coleta de hemoculturas, radiografia de tórax e marcadores séricos de inflamação como PCR.
Os patógenos mais comuns envolvidos na etiologia são Staphylococcus coagulase negativo e enterobactérias.
A terapia antifúngica empírica deve ser iniciada imediatamente.
A hemocultura deve ser realizada em duas amostras de sangue periférico, não sendo necessária a coleta de amostra do cateter central.
A paciente é classificada como de alto risco para febre neutropênica.
A respeito de acidentes que levem ao contato com materiais biológicos a que estão expostos os trabalhadores da saúde, assinale a alternativa incorreta.
O contato com urina, saliva, lágrima, líquido aminiótico, suor, fezes e vômitos é de baixo risco.
Caso a fonte apresente o teste rápido positivo ou desconhecido, os tipos de drogas usadas na profilaxia do HIV independem da intensidade da lesão.
Os quimioprofiláticos para HIV são usados durante quatro semanas.
No caso de a trabalhadora estar gestante, deve-se usar somente o AZT na quimioprofilaxia para HIV.
Para os comprovadamente vacinados contra hepatite B, não há necessidade de quimioprofilaxia para essa doença.
Texto V, para responder às questões 42 e 43.
Uma paciente de 27 anos de idade, portadora de nefropatia obstrutiva, foi submetida a procedimento endoscópico para retirada de cálculos ureterais. Foi observada pelo urologista uma drenagem de secreção purulenta. Após a intervenção, ainda na sala de recuperação pós-anestésica, a paciente apresentou quadro de desorientação, taquicardia, febre e calafrios. Medicada com sintomáticos, foi encaminhada à enfermaria. Quatro horas após o procedimento, apresentou hipotensão e só então foi encaminhada para a UTI. Exames laboratoriais colhidos na admissão da UTI mostravam leucocitose importante com trombocitopenia, a gasometria arterial revelava acidose metabólica, e o lactato estava três vezes o valor de referência, função hepática normal, escórias nitrogenadas normais.
Nessa situação, se, no centro cirúrgico, tivesse sido colhido exame laboratorial e houvesse sido identificados os mesmos achados do exame colhido na admissão da UTI, o diagnóstico provável seria
coagulopatia de consumo, devido à trombocitopenia.
insuficiência renal aguda com acidose metabólica.
insuficiência hepática com elevação do lactato.
resposta inflamatória ao trauma cirúrgico com leucocitose.
choque séptico com hipóxia tecidual oculta, elevação do lactato na ausência de hipotensão arterial.
A endocardite fúngica tem como principal agente a Candida sp. Um importante fator de risco para a endocardite por Candida é
neoplasia gastrintestinal.
manipulação dentária.
alimentação parenteral prolongada.
inserção de dispositivo intrauterino (DIU).
alcoolismo.
Medicamento homeopático é toda apresentação farmacêutica destinada a ser ministrada segundo o princípio da similitude, com finalidade preventiva e terapêutica, obtida pelo método de diluições, seguidas de sucussões e(ou) triturações sucessivas. Hahnemann, na busca de uma ação cada vez mais suave e eficaz, desenvolveu um novo método de preparação dos medicamentos, denominado
Centesimal hahnemanniana CH.
Decimal DH.
Korsakov K.
Fluxo Contínuo FC.
Cinquenta milesimal LM.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...