Lista completa de Questões de Medicina da Fundação Universa (FUNIVERSA) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Texto III, para responder às questões 45 e 46.
Um paciente de cinquenta anos de idade apresentou pápula em região submandibular esquerda após extração dentária. A lesão inicial evoluiu com formação de abscesso e aparecimento de trismo e fistulização para pele com drenagem de secreção seropurulenta com grãos vermelhos.
Com base na situação apresentada no texto III, assinale a alternativa que apresenta o agente infeccioso responsável por esse tipo de quadro.
Paraccocidioides braziliensis
Actinomyces israelli
Leishmania braziliensis
Clostridium tetani
Mucor pusillus
Considere os seguintes sintomas:
lesões e fraturas ósseas promovem a formação do calo ósseo;
dores nos ossos ou periósteo, após traumatismos;
nevralgia do joelho após traumatismo;
traumas do globo ocular;
fraqueza dolorosa das articulações.
Assinale a alternativa que apresenta o medicamento a que se referem os sintomas listados.
Arnica montana
Ruta graveolens
Calcarea phosphorica
Symphitum officinale
Hamamelis virginiana
A respeito do retardo mental, assinale a alternativa correta.
Segundo o DSM-IV-TR, retardo mental pode ser compreendido como funcionamento intelectual geral abaixo da média (QI < 65) resultando em (ou associado a) prejuízo concomitante no comportamento adaptativo e manifestado durante o período de desenvolvimento, antes dos 18 anos de idade.
O retardo mental moderado é o mais comum, acometendo 85% das pessoas afetadas e caracteriza-se por QI = 35-40 a 50-55.
A síndrome de Down corresponde a 10% dos pacientes retardados.
A maioria dos pacientes com Síndrome de Down é levemente retardada (50 < QI < 65).
Cabeça e orelhas pequenas e curtas, alta estatura e articulações hipoextensíveis são caracaterísticas da síndrome do X frágil.
Um homem de 43 anos de idade apresentou cefaleia frontal e diminuição da força muscular em braço direito. A ressonância nuclear magnética de crânio revelou uma massa frontal esquerda de 2,5 cm × 1,7 cm com extensão para o seio cavernoso. Após biopsia estereotáxica, foi diagnosticado meningeoma frontal esquerdo. Craniotomia foi realizada com ressecção da lesão, entretanto havia comprometimento ósseo e dural devido ao envolvimento da dura-máter. O patologista descreveu o tumor como meningeoma grau I, com 1 mitose/campo de grande aumento (10 X), com alta celularidade e necrose ocasional. Nesse caso, a conduta mais apropriada é
repetir a cirurgia com ressecção completa, somente.
repetir a cirurgia com ressecção completa e radioterapia holocraniana.
radioterapia holocraniana, somente.
radioterapia estereotáxica.
seguimento clínico com observação e exames de imagem periódicos.
Em relação às doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho (DORT), assinale a alternativa correta.
Tanto a epicondilite lateral quanto a medial caracterizam-se pela compressão do nervo mediano, em sítios anatômicos próximos.
Bursite do ombro é a inflamação aguda ou crônica que acomete tendões da bainha dos rotadores, especialmente por compressão da bursa e do tendão supraespinhoso.
A tenossinovite de Quervain resulta da constrição da bainha comum dos tendões do abdutor longo e do extensor curto do polegar.
A síndrome cervicobraquial e a cervicalgia dão-se devido a um distúrbio funcional ou orgânico resultante da fadiga neuromuscular.
A epicondilite lateral e a medial têm incidência equivalentes.
Está claro que, diante da suspeita de reações transfusionais, a medida terapêutica inicial a ser adotada é a interrupção imediata da transfusão. A respeito desse assunto, assinale a alternativa a correta.
Relatos frequentes associam a reação transfusional hemolítica tardia (RTHT) com morbidade grave e mortalidade; quando reconhecida, seu tratamento é complexo e baseia-se na transfusão de sangue total compatível.
A reação transfusional não-hemolítica febril (RTNHF) consiste na redução de 1 ºC na temperatura corporal quando o paciente apresentar temperatura basal normal e, em geral, ocorre após doze horas da transfusão.
A lesão pulmonar aguda relacionada a transfusões (LPART), do inglês (TRALI), cursa tipicamente com dispneia, hipotensão e febre que aparecem no período entre uma e quatro horas. A radiografia de tórax habitualmente é normal, tornando a distinção entre um quadro de SARA muito simples.
A doença enxerto-versus-hospedeiro (DEVH) pode ser evitada, utilizando-se filtros de leucócitos nas transfusões de plaquetas.
A reação hemolítica aguda à transfusão é rara, com incidência estimada em 1:77.000.
Na diarreia por Clostridium difficile, é indicado o tratamento com
vancomicina via oral.
claritromicina via oral.
cefepime via oral.
vancomicina endovenosa.
claritromicina endovenosa.
No Organon da Arte de Curar, Hahnemann escreve: Uma afecção dinâmica mais fraca será permanentemente extinta no organismo vivo por outra mais forte, se esta última (ainda que de espécie diferente) foi muito semelhante à primeira em suas manifestações.
Assinale a alternativa que apresenta o Princípio Fixo da Homeopatia a que se refere essa afirmativa.
Força Vital
Medicamento Dinamizado
Patogenesia
Vis medicatrix naturae
Lei dos Semelhantes
Ao longo da vida, comportamento manipulador, instabilidade de humor, baixa tolerância à frustração, sentimento de vazio interior, impulsividade, rompantes de ira e episódios de automutilação são características comuns a
transtorno bipolar do humor.
transtorno borderline de personalidade.
transtorno de controle dos impulsos.
depressão atípica.
transtorno histriônico de personalidade.
Um homem de 72 anos de idade é avaliado na emergência por piora progressiva de dispneia, tosse e edema facial há 3 dias. Apresenta história de tabagismo de 35 anos/maço e HAS. A tomografia de tórax (TC) revelou uma massa de 3,5 cm × 2,7 cm no lobo superior do pulmão direito. Exame físico: emagrecido, com edema facial à direita, circulação colateral em tórax à direita e estertores crepitantes em hemitórax direito à ausculta pulmonar. Nesse caso, é correto afirmar que
a anticoagulação aumentará a probabilidade de recanalização do vaso.
a intervenção cirúrgica deve ser considerada como a terapia inicial de escolha.
a venografia deve ser realizada para quantificar o grau de obstrução.
o achado mais comum ao exame físico é a dilatação das veias do pescoço.
a tosse é o sintoma mais comum.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...