Questões de Medicina da Fundação Universa (FUNIVERSA)

Lista completa de Questões de Medicina da Fundação Universa (FUNIVERSA) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Texto V, para responder às questões 44 e 45

Uma paciente de 44 anos de idade, divorciada, publicitária, sem filhos, comparece em consulta, relatando estar-se sentindo muito mal. “Estou agoniada por dentro, não consigo parar e relaxar um minuto”; refere que vem se sentindo assim há pelo menos dez dias e não aguenta mais. Associadamente apresenta-se muito triste e angustiada, com pensamentos altamente negativistas que se sucedem ininterruptamente em sua mente, de forma muito rápida. Chegou a pensar que não vale a pena continuar vivendo nessa situação. Durante a consulta, muda várias vezes de posição na cadeira, levantando-se algumas vezes para “respirar melhor”. Quando interrogada, concordou que está muito ansiosa, acrescentando que não vem conseguindo dormir durante esse período. Informa também que não tem apetite algum e que, nesses dez dias, deve ter perdido, pelo menos, uns três quilos. Acrescenta que sua libido está completamente abolida e que não consegue sequer ouvir a voz do namorado. Ao interrogatório sobre sintomas psiquiátricos pregressos, a paciente refere episódios depressivos passados frequentes. Relata ter um trabalho extremamente extenuante e de muita responsabilidade e que passa, às vezes, semanas com muita irritabilidade e agitação, especialmente quando precisa trabalhar muitas horas seguidas, comprometendo seu sono e horários de alimentação. Afirma que o excesso de demandas, pelas quais passa, não permite que fique bem de humor. “Mal me sinto melhor, acontece algo estressante e já entro novamente em outro processo de depressão ou forte irritabilidade”. Não se recorda de ter passado sequer dois meses bem, no último ano.

Considerando que os exames laboratoriais da paciente estejam todos normais, assinale a alternativa que apresenta o encaminhamento terapêutico correto para esse caso.

  • A.

    Prescrever mirtazapina e encaminhar para psicanálise para ajudá-la a lidar com a negação e as fantasias de onipotência.

  • B.

    Prescrever benzodiazepínicos e recomendar férias para afastá-la do estresse profissional.

  • C.

    Prescrever escitalopran e cloridrato de bupropiona para tratar sua depressão e melhorar a libido.

  • D.

    Prescrever carbolitium e encaminhá-la para terapia cognitiva, a fim de proceder à reestruturação cognitiva.

  • E.

    Prescrever divalproato de sódio e encaminhá-la para terapia interpessoal e de ritmos sociais.

Assinale a alternativa que apresenta apenas agentes quimioterápicos cuja ação é vesicante.

  • A.

    asparaginase, melfalan, dactinomicina

  • B.

    doxorrubicina, citarabina, dacarbazina

  • C.

    dactinomicina, vincristina, doxorrubicina

  • D.

    fludarabina, doxorrubicina, asparaginase

  • E.

    doxorrubicina, vincristina, melfalan

Marcos, do sexo masculino, 35 anos de idade, casado, procedente e morador de São Paulo, relatou que, em 2001, após ser realizada radiografia de tórax, apresentou nódulo de pequeno tamanho em terço superior de hemitórax esquerdo. A tomografia computadorizada na mesma ocasião não mostrou alterações. Não havia procurado nenhum serviço até o ano de 2006, quando então repetiu a radiografia, que apresentou o mesmo nódulo, sem alteração. Durante o período de 1989 a 2000, trabalhou como polidor, cortador e acabador. De 2001 a 2006, era motorista. Queria saber se o nódulo que apresentava no pulmão tinha relação com seu trabalho e se poderia continuar trabalhando. Entre os antecedentes importantes, menciona tuberculose pulmonar no passado. Em visita ao local de trabalho, realizada em 30/1/2006, foi observado que, na época em que exercia a função de cortador, era responsável pelo corte das peças em máquina umidificada; depois, usava uma politriz também umidificada e terminava o acabamento em uma máquina sem umidificação, que possuía como proteção um sistema de ventilação local exaustora. Para todas as funções, eram usados como protetores auriculares um do tipo plug e do tipo concha, além de máscaras contra poeiras e névoas testadas pela Fundacentro e aprovada pelo Ministério do Trabalho. Foi observado que a marmoraria em que Marcos trabalhava apresentava adequadas condições de trabalho, com boa limpeza do local, pouca formação de poeira no ambiente, fornecimento correto de equipamentos de proteção individual e controle médico anual adequado de seus funcionários.

Com base nessa situação hipotética, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Considerando que o nódulo não mostrou alteração em quatro anos, que há um antecedente de tuberculose pulmonar e que o paciente não apresentou nenhum sinal clínico de doença, o diagnóstico deve ser estabelecido como sequela de tuberculose pulmonar.

  • B.

    Mesmo que o nódulo não tenha sido alterado, fica claro que houve exposição a aerodispersíveis (sílica) e que se trata, portanto, de uma pneumoconiose.

  • C.

    A associação entre pneumoconiose e tuberculose é muito comum, e, nesse caso, o tratamento apresenta-se bastante difícil, pois essa associação leva à resistência bacteriana aos quimioterápicos.

  • D.

    Provavelmente se trata de um mero achado que não guarda nenhuma ligação com tuberculose e penumoconiose, pois não foi realizado o teste de PPD.

  • E.

    Pelo fato de Marcos ter se afastado da atividade, durante o período em que foi motorista, provavelmente a pneumoconiose estabilizou-se.

Texto V, para responder às questões 42 e 43.

Uma paciente de 27 anos de idade, portadora de nefropatia obstrutiva, foi submetida a procedimento endoscópico para retirada de cálculos ureterais. Foi observada pelo urologista uma drenagem de secreção purulenta. Após a intervenção, ainda na sala de recuperação pós-anestésica, a paciente apresentou quadro de desorientação, taquicardia, febre e calafrios. Medicada com sintomáticos, foi encaminhada à enfermaria. Quatro horas após o procedimento, apresentou hipotensão e só então foi encaminhada para a UTI. Exames laboratoriais colhidos na admissão da UTI mostravam leucocitose importante com trombocitopenia, a gasometria arterial revelava acidose metabólica, e o lactato estava três vezes o valor de referência, função hepática normal, escórias nitrogenadas normais.

Após identificação e erradicação da fonte de infecção já realizada pelo urologista, que outra medida fundamental no tratamento tem grande influência no desfecho do caso e deverá ser instituída desde o início do tratamento intensivo?

  • A.

    Expansão do volume intravascular dentro das primeiras doze horas de tratamento.

  • B.

    Uso de agentes vasoativos até que se consigam estabelecer níveis pressóricos ideais para então iniciar a reposição volêmica.

  • C. Início de terapia antimicrobiana empírica dentro da primeira hora, após o diagnóstico e a obtenção de culturas.
  • D.

    Intubação orotraqueal e ventilação mecânica invasiva com estratégia protetora (VT 6 mL/kg de peso ideal e PPlatô limitada em 30 cm de H²O).

  • E.

    Uso de proneina C ativada recombinante.

Texto III, para responder às questões 45 e 46.

Um paciente de cinquenta anos de idade apresentou pápula em região submandibular esquerda após extração dentária. A lesão inicial evoluiu com formação de abscesso e aparecimento de trismo e fistulização para pele com drenagem de secreção seropurulenta com grãos vermelhos.

Com relação à situação apresentada no texto III, o tratamento de escolha para o paciente é

  • A.

    anfotericina B desoxicolato.

  • B.

    penicilina G cristalina.

  • C.

    anfotericina B liposomal.

  • D.

    antimoniato de meglumina.

  • E.

    sulfametoxazol e trimetoprim.

Com base no conceito de gênio epidêmico abordado no texto, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A escolha do(s) medicamento(s) em dada epidemia é feita pela observação de um paciente que apresente o quadro mais completo da doença; como pode acontecer no estudo de uma patogenesia, em que apenas um doente manifesta toda a riqueza da sintomatologia.

  • B.

    A escolha do(s) medicamento(s) em dada epidemia está relacionada a sintomas raros, estranhos e peculiares apresentados por, pelo menos, um doente.

  • C.

    Na escolha do tratamento adequado, em caso de epidemia, devem-se considerar o conjunto característico de seus sintomas e sinais ao longo de uma observação precisa de vários casos, que vão formar o quadro característico da epidemia, e essa visão de conjunto não pode ser percebida em um único doente isoladamente.

  • D.

    Nos casos de epidemia, na escolha do tratamento adequado, valorizam-se, principalmente, os sintomas patognomônicos da doença, que é o que caracteriza o gênio epidêmico da doença.

  • E.

    A escolha de medicamentos em casos de epidemia dá-se como nos casos agudos: o médico precisa investigar bem menos, uma vez que a maior parte dos sintomas lhe é dita de forma espontânea.

Não é neuroléptico atípico associado a ganho de peso e(ou) a síndromes metabólicas o(a)

  • A.

    aripiprazol.

  • B.

    ziprasidona.

  • C.

    olanzapina.

  • D.

    quetiapina.

  • E.

    clozapina.

Um homem de 59 anos de idade procurou o serviço médico por apresentar há 3 meses perda de peso (aproximadamente 6 kg), disfagia a pastosos e pirose noturna. Apresenta história pregressa de tabagismo de 42 anos/maço e apresentou uma endoscopia digestiva alta realizada há 3 anos que evidenciava gastrite enantematosa leve e esofagite distal, cuja biopsia revelou esôfago de Barret. Há 8 dias, realizou outra endoscopia digestiva alta, que revelou câncer de esôfago confirmado por anatomopatológico. Em relação à epidemiologia do câncer de esôfago e a esse caso, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Nesse caso, o tipo histológico mais provável é o carcinoma epidermoide.

  • B.

    De uma forma global, tipo histológico adenocarcinoma é mais comum que o epidermoide, sem especificar raças.

  • C.

    O tipo histológico adenocarcinoma vem aumentando sua incidência em mulheres brancas americanas.

  • D.

    Álcool e tabaco associados aumentam o risco de adenocarcinoma.

  • E.

    O tabagismo aumenta o risco apenas do tipo histológico epidermoide.

Com base nessas informações, julgue os itens a seguir.

I Como o valor definido pelo Anexo 11 da NR 15 estabelece como limite de tolerância o valor 0,1 mg/m3 para o chumbo e como não foram coletadas as oito amostras necessárias, então não se pode estabelecer o nexo causal ocupacional de intoxicação por chumbo.

II Não tendo sido identificada a presença da linha azul gengival (linha azul de Burton) no exame físico, então não se pode estabelecer com certeza o nexo causal ocupacional de intoxicação por chumbo, pois os sintomas podem ter sido desencadeados por outros riscos, como o ergonômico.

III Em visita subsequente que foi realizada à empresa com engenheiro e técnico de segurança do trabalho, deveriam ser propostas recomendações para melhor adequação dos equipamentos de proteção individual, assim como providências para melhorar o sistema de exaustão. Também deveria ser proposta, à empresa, a realização de exames laboratoriais, nesse caso: dosagem de chumbo no sangue e de ácido delta aminolevulínico na urina dos demais empregados.

IV A conduta definida em relação ao paciente deveria ser de tratamento com um dos tipos de agentes quelantes indicados para esses casos: o ácido dimercaptosuccínico ou o ácido etileno diamino tetracético.

Assinale a alternativa correta.

  • A.

    Nenhum item está certo.

  • B.

    Apenas um item está certo.

  • C.

    Apenas dois itens estão certos.

  • D.

    Apenas três itens estão certos.

  • E.

    Todos os itens estão certos.

O tratamento da endocardite bacteriana infecciosa abrange terapia antimicrobiana, monitorização clínica rigorosa e decisão acerca da necessidade ou não de intervenção cirúrgica e acerca do momento em que deve ser efetuada. A intervenção cirúrgica de emergência, no mesmo dia, é indicada no caso de

  • A.

    perfuração septal.

  • B.

    endocardite causada por levedura.

  • C.

    prótese instável.

  • D.

    insuficiência aórtica aguda, com fechamento precoce da valva mitral.

  • E.

    endocardite estafilocócica de prótese valvar.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...