Lista completa de Questões de Medicina da Fundação Universa (FUNIVERSA) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considere um adulto com infiltrado intersticial difuso cuja broncoscopia com lavado broncoalveolar demonstrou presença de macrófagos alveolares com material proteináceo PAS positivo em seu interior. Nesse caso, o diagnóstico é de
proteinose alveolar.
pneumonia lipoide.
pneumonia de hipersensibilidade.
hemossiderose pulmonar.
pneumocistose.
A esclerose tuberosa é uma facomatose que pode cursar com a síndrome de West e, para essa condição, a droga de primeira escolha é
gabapentina.
oxcarbazepina.
valproato de sódio.
topiramato.
vigabatrina.
A isquemia miocárdica grave, observada no infarto agudo do miocárdio (IAM), ocasiona lesão tecidual com liberação de constituintes celulares na corrente sanguínea. Diversos parâmetros são avaliados na prática clínica para confirmar o diagnóstico, monitorar a evolução e estimar o tamanho do infarto do miocárdio. Assinale a alternativa correta a respeito da análise dos parâmetros utilizados no diagnóstico do IAM.
Apesar de a isoforma miocárdica da creatinoquinase (CK-MB) ser um dos marcadores mais utilizados, devido à fácil e rápida dosagem, ela pode apresentar falsos positivos, como em pacientes com esforço físico prolongado.
As isoformas 4 e 5 da lactato desidrogenase são as elevadas durante o IAM, devido à alta concentração no miocárdio.
Elevações das taxas da isoforma miocárdica da creatinoquinase (CK-MB) indicam IAM nas horas próximas às dosagens, devido à sua rápida elevação após a injúria do miocárdio.
As troponinas I, C e T cardíacas são utilizadas no diagnóstico da IAM por serem específicas para o tecido miocárdico, e, nos casos de IAM, podem permanecer elevadas até dez dias após o episódio agudo.
A mioglobina é o marcador de escolha para o diagnóstico de IAM em pacientes com insuficiência renal aguda devido à sua elevação nas primeiras duas horas após o IAM.
Assinale a alternativa que apresenta uma doença com possível indicação de broncoscopia terapêutica.
pneumonia de hipersensibilidade
sarcoidose
fibrose pulmonar idiopática
asma brônquica
pneumonia intersticial descamativa
As craniossinostose são definidas por fechamento prematuro das suturas cranianas. Há síndromes genéticas que respondem por uma faixa de 10% a 20% dessas condições. Na escafocefalia, ocorre o fechamento precoce de sutura craniana denominada
I coronal unilateral.
II metópica.
III sagital.
IV lambdoide.
Assinale a alternativa correta.
Nenhum item está certo.
Apenas o item I está certo.
Apenas o item II está certo.
Apenas o item III está certo.
Apenas o item IV está certo.
Paciente do sexo masculino, cor parda, etilista, com queixas de dor epigástrica intensa irradiando-se para as costas, deu entrada no pronto-socorro de um hospital. O médico, suspeitando de pancreatite aguda, solicitou uma série de exames. Assinale a alternativa correta a respeito dos exames solicitados.
s níveis séricos de elastase permanecem por mais tempo na circulação quando comparados com os níveis de amilase e lípase, sendo usados para o monitoramento do curso clínico da doença.
Os níveis do peptídeo ativador de tripsonogênio (TAP) no soro dos pacientes correlacionam-se com o tempo da doença, uma vez que o TAP é tardiamente liberado e permanece por até sessenta dias na circulação.
Os níveis séricos da lípase aumentam mais precocemente do que os da amilase.
A dosagem de interleucina (IL) 4 é útil na caracterização da doença e na distinção entre pancreatite aguda leve e grave.
O aumento da amilase é característico da pancreatite, não apresentando aumento significativo em nenhuma outra doença.
Se o brônquio se encontra permeável até o tumor, segundo Tsuboi, essa lesão classifica-se como
I.
II.
III.
IV.
V.
Não é uma miopatia geneticamente determinada a
distrofia miotônica de Steinert.
distrofia fascioescapuloumeral.
dermatomiosite juvenil.
miopatia congênita tipo central core.
distrofia muscular congênita de Fukuyama.
Paciente do sexo feminino, branca, quarenta anos, procurou o hospital geral da sua cidade, queixando-se de dores articulares. O médico solicitou diversos exames, entre eles o de velocidade de hemossedimentação (VHS), proteína C reativa (PCR), antiestreptolisina (ASLO), fator antinuclear (FAN) e fator reumatoide (FR). Assinale a alternativa correta acerca dos exames que foram solicitados para a paciente com suspeita de artropatia.
O FAN é um exame utilizado para o diagnóstico de doenças como o lúpus eritematoso sistêmico (LES) e a artrite reumatoide (AR).
Tanto o FR quanto o anticorpo antipeptídeo citrulinado (anti-CCP) são utilizados no diagnóstico diferencial da artrite reumatoide.
A alfa-1 glicoproteína ácida é utilizada tanto para o diagnóstico quanto para o acompanhamento da artrite reumatoide.
A PCR é uma proteína de fase aguda que possui seus níveis elevados juntamente com o VHS nas fases iniciais do processo inflamatório.
O diagnóstico diferencial entre febre reumática e artrite reumatoide é realizado pela dosagem de ASLO.
A principal causa de morte na hemoptise maciça é
asfixia.
choque hipovolêmico.
pneumonia bacteriana secundária.
choque séptico.
arritmia cardíaca.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...