Lista completa de Questões de Medicina da Fundação Universa (FUNIVERSA) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As Mielodisplasias ou Síndromes Mielodisplásicas (SMD) são um grupo de doenças clonais da célula-tronco hematopoiética, caracterizadas por citopenias, displasia em uma ou mais linagens mieloides e hematopoiese ineficaz. As SMDs, frequentemente, evoluem para leucemias agudas. Com relação às SMDs, assinale a alternativa correta.
Texto para responder às questões 39 e 40.
Paciente de 63 anos de idade, sexo feminino, procurou atendimento médico com queixas de fadiga, cefaleia temporal à esquerda e alterações visuais há 3 semanas. Relatou que a cefaleia é contínua e não responsiva ao uso de analgésicos e que havia sensibilidade à palpação do couro cabeludo. As alterações visuais relatadas foram diplopia e amaurose fugaz. Notou ainda claudicação mandibular ao mastigar carnes e outros alimentos sólidos e dor em ombros com rigidez matinal. Os resultados dos exames complementares mostraram VHS de 80 mm na 1.ª hora. Com base nessas informações, é correto afirmar que o diagnóstico da paciente éA respeito da patologia vascular cerebral, assinale a alternativa correta.
Texto para responder às questões 31 e 32.
Homem de 50 anos de idade sofreu ferida perfurocortante em região plantar esquerda e realizou o curativo por conta própria sem procurar atendimento médico. Cinco dias após o acidente, procurou a emergência com trismo e rigidez em musculatura abdominal e paravertebral, tendo sido feita a hipótese diagnóstica de tétano acidental. Um paciente que não tinha nenhuma informação acerca de vacinação anterior contra tétano, sofreu uma ferida puntiforme e não apresentava nenhuma comorbidade. Considerando essas informações, caso ele tivesse procurado atendimento após o acidente, além dos cuidados locais adequados, deveria ser recomendadoA Leucemia Mieloide Aguda (LMA) é uma doença clonal da célula-tronco hematopoiética, caracterizada por aumento do número de células mieloides indiferenciadas (mieloblastos) na medula óssea, associado à parada de maturação, resultando em hematopoiese insuficiente. Considerando essa informação, assinale a alternativa correta acerca da LMA.
Texto para responder às questões de 36 a 38.
Paciente de 28 anos de idade, negro, do sexo masculino, procura assistência médica com quadro de edema periorbitário e de extremidades há 2 semanas. Negou qualquer doença de base, uso de medicamentos, drogas injetáveis, transfusões sanguíneas, passado de doenças sexualmente transmissíveis ou quadros infecciosos recentes. O exame físico revelou frequência cardíaca de 72 bpm, frequência respiratória de 18 irpm e pressão arterial de 110 x 70 mmHg. O edema periorbitário dificultava a abertura ocular. Havia ainda edema 3+/4+ cacifo positivo nos membros inferiores. O exame urinário mostrou a presença de proteínas (4+) e de algumas hemácias; a proteinúria foi de 3,6 g/24 h. Os resultados dos exames sanguíneos foram: albumina = 1,3 g/dL; colesterol total = 320 mg/dL; e creatinina de 0,8 mg/dL. A complicação da doença do paciente que está especialmente relacionada à glomerulonefrite membranosa idiopática é aAssinale a alternativa correta.
Texto para responder às questões 31 e 32.
Homem de 50 anos de idade sofreu ferida perfurocortante em região plantar esquerda e realizou o curativo por conta própria sem procurar atendimento médico. Cinco dias após o acidente, procurou a emergência com trismo e rigidez em musculatura abdominal e paravertebral, tendo sido feita a hipótese diagnóstica de tétano acidental. Uma opção de antibioticoterapia adequada para esse caso éA hemofilia A é causada pela deficiência de Fator VIII (F VIII), resultante de herança genética ligada ao cromossomo X, e é transmitida quase exclusivamente a indivíduos do sexo masculino por mãe portadora, na maioria dos casos, aparentemente normal. A respeito da hemofilia A, assinale a alternativa correta.
Texto para responder às questões de 36 a 38.
Paciente de 28 anos de idade, negro, do sexo masculino, procura assistência médica com quadro de edema periorbitário e de extremidades há 2 semanas. Negou qualquer doença de base, uso de medicamentos, drogas injetáveis, transfusões sanguíneas, passado de doenças sexualmente transmissíveis ou quadros infecciosos recentes. O exame físico revelou frequência cardíaca de 72 bpm, frequência respiratória de 18 irpm e pressão arterial de 110 x 70 mmHg. O edema periorbitário dificultava a abertura ocular. Havia ainda edema 3+/4+ cacifo positivo nos membros inferiores. O exame urinário mostrou a presença de proteínas (4+) e de algumas hemácias; a proteinúria foi de 3,6 g/24 h. Os resultados dos exames sanguíneos foram: albumina = 1,3 g/dL; colesterol total = 320 mg/dL; e creatinina de 0,8 mg/dL. A causa secundária mais comum da doença desse paciente é{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...