Lista completa de Questões de Medicina da Fundação Universa (FUNIVERSA) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Texto III, para responder às questões de 26 a 29.
Paciente do sexo feminino, 29 anos de idade, 1,60 m de altura, 110 kg, pressão arterial 120 mmHg × 80 mmHg, em uso de metiformina, duas vezes ao dia, e losartana, 500 mg ao dia, com glicemia de 100 mg/dL, está escalada para cirurgia de colecistectomia videolaparoscópica. Durante o exame clínico, ao realizar o Teste de Mallampati, o anestesiologista observou o palato mole e apenas a base da úvula visível.
Na situação apresentada no texto III, segundo os critérios da ASA (American Society of Anesthesiologists), a paciente deve ser classificada, quanto ao estado físico, como
Classe I.
Classe II.
Classe III.
Classe IV.
Classe V.
Implantes metálicos são contraindicações para o uso de
ondas curtas e micro-ondas.
ultrassom e forno de Bier.
ultravioleta e infravermelho.
infravermelho e turbilhão.
forno de Bier e TENS.
Quanto ao transporte de recém-nascidos (RNs), assinale a alternativa correta.
Deve-se realizar a intubação traqueal antes de se transportar RNs que tenham peso, ao nascer, inferior a 2.000 g e que apresentem desconforto respiratório.
Recém-nascidos com FC abaixo de 120 bpm não devem ser transportados, uma vez que o risco iminente de parada cardíaca não será abreviado.
A taxa de infusão de glicose, durante o transporte, deve ser aumentada para 7 mg/kg/min para prevenção da hipoglicemia.
Recém-nascido com hérnia diafragmática deve ser transportado em decúbito lateral contralateral ao pulmão herniado.
O transporte só deve ser iniciado quando o RN apresentar pH sanguíneo acima de 7,25.
Em relação à síndrome do derrame pleural e(ou) ao procedimento de pleurotomia mínima (drenagem torácica fechada em selo dágua), assinale a alternativa incorreta.
No derrame pleural tuberculoso, a presença do bacilo álcool-ácido-resistente é incomum, e a biopsia pleural é importante para o diagnóstico.
Derrame pleural moderado a grande unilateral, ou bilateral, está frequentemente presente em pacientes urêmicos terminais, tanto pelo excesso de líquidos presentes no organismo, como pela serosite associada à doença, o que torna a pleurotomia mínima mandatória.
Na pancreatite aguda, o derrame é usualmente bilateral, e o líquido pleural tende a ser rico em amilase.
Na sarcoidose, o derrame pleural é infrequente e, quando ocorre, tende a ser unilateral e a ter resolução espontânea.
No lúpus eritematoso sistêmico (LES), pleurite, com ou sem derrame pleural, é a manifestação clínica pleuropulmonar mais comum. O derrame usualmente regride com o tratamento clínico da doença.
Aproximadamente 15% de todas as atresias e estenoses gastrointestinais são encontradas no duodeno. Acerca das obstruções duodenais, assinale a alternativa correta.
O tipo mais comum de obstrução duodenal corresponde à atresia duodenal com os cotos unidos por cordão fibroso.
A gastrojejunostomia ainda constitui a melhor abordagem terapêutica para os casos de obstrução duodenal intrínseca completa por membrana.
Diante de um caso de pâncreas anular, o cirurgião desobstrui o duodeno apenas com a secção anterior do anel pancreático que fecha parcialmente o duodeno.
Durante a operação para correção de obstrução duodenal, a pesquisa de outra obstrução congênita concomitante é desnecessária, uma vez que não há associações com obstruções jejunoileais ou do intestino grosso.
Em aproximadamente 30% dos casos de obstrução duodenal, há presença de síndrome de Down.
Paciente feminina, 42 anos de idade, em acompanhamento ambulatorial, queixa-se de dispneia aos mínimos esforços e palpitações há uma semana. Ao exame físico, encontra-se em ritmo cardíaco irregular, presença de ruflar diastólico mitral(2+/6+), P2 > A2. O eletrocardiograma revela fibrilação atrial com alta resposta ventricular. Com base nesse quadro clínico, assinale a alternativa correta.
Trata-se de um caso de insuficiência mitral, em que está indicado tratamento com inibidores da ECA para controle de sintomas.
É um caso de estenose mitral, no qual há evidências que sugerem mau prognóstico.
Trata-se de uma comunicação interatrial e, na presença de hipertensão pulmonar, está contraindicado o uso de vasodilatadores.
Trata-se de caso de estenose mitral, em que a anticoagulação com AAS é suficiente para prevenir eventos tromboembólicos.
A internação para reversão da fibrilação atrial, nesse caso, possui alta taxa de manutenção do ritmo sinusal pós-reversão.
Texto III, para responder às questões de 26 a 29.
Paciente do sexo feminino, 29 anos de idade, 1,60 m de altura, 110 kg, pressão arterial 120 mmHg × 80 mmHg, em uso de metiformina, duas vezes ao dia, e losartana, 500 mg ao dia, com glicemia de 100 mg/dL, está escalada para cirurgia de colecistectomia videolaparoscópica. Durante o exame clínico, ao realizar o Teste de Mallampati, o anestesiologista observou o palato mole e apenas a base da úvula visível.
Considerando a situação apresentada no texto III, em relação à avaliação pré-anestésica, assinale a alternativa correta.
A avaliação deve ser realizada pelo mesmo médico anestesiologista que vai realizar a anestesia.
É necessário solicitar um ecocardiograma com estresse da paciente.
O médico anestesiologista deve prescrever um jejum de seis horas antes da cirurgia.
A avaliação deve ser realizada na véspera da cirurgia.
Na avaliação das vias aéreas, é recomendável examinar a cavidade bucal, incluindo a dentição, e verificar a capacidade de se flexionar a base do pescoço e estender a cabeça da paciente.
Os músculos inervados pelos nervos mediano, ulnar e radial são, respectivamente,
pronador redondo, oponente do polegar e extensor radial do carpo.
pronador quadrado, adutor do polegar e abdutor curto do polegar.
flexor ulnar do carpo, primeiro interósseo dorsal e tríceps braquial.
bíceps braquial, abdutor do quinto dedo e abdutor longo do polegar.
palmar longo, abdutor do quinto dedo e extensor comum dos dedos.
Considere a internação em UTI de uma criança de oito anos de idade com cetoacidose diabética. Foi instalado esquema de insulina endovenosa. Assinale a alternativa correta com base nessa situação.
É esperado um aumento da cetonúria na primeira hora de tratamento por causa da metabolização do ácido acético-acético.
A acidose, e não a glicemia, é o marcador da gravidade do quadro.
A hiponatremia é decorrente da entrada de sódio na célula por causa da hipertonicidade.
Insuficiência renal por necrose tubular aguda é a complicação mais frequente da cetoacidose diabética.
O uso do potássio deve ser postergado até níveis séricos normais devido ao risco cardíaco.
Recém-nascido (RN) prematuro com IG de 26 semanas, no terceiro dia de vida, apresenta dificuldade alimentar, distensão abdominal acentuada, vômitos, ausência de RHA e dor abdominal intensa. Radiografia de abdome foi compatível com dilatação de alças e pneumatose intestinal. Com relação a esse caso, assinale a alternativa correta.
O quadro desse RN pode evoluir para perfuração intestinal, e existe uma probabilidade aumentada que ela ocorra no íleo terminal ou ceco.
Deve-se manter a nutrição enteral mínima, completando-se a taxa calórica com a nutrição parenteral e iniciar-se antibiótico sistêmico por dez dias.
Esse quadro pode ser ocasionado por diminuição da permeabilidade intestinal e aderência bacteriana na parede intestinal.
Deve-se manter dieta oral zero, SOG aberta, nutrição parenteral e antibióticos por três dias, se a evolução clínica for satisfatória e a hemocultura negativa.
Deve-se manter dieta oral zero com SOG aberta, nutrição parenteral e antibióticos por quatorze dias. A laparotomia exploradora está indicada.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...