Lista completa de Questões de Medicina da Fundação Universa (FUNIVERSA) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Recém-nascido (RN) com idade gestacional de 34 semanas nasceu de parto cesáreo em boas condições. Está sendo alimentado com leite materno exclusivo. Com 24 horas de vida, foi observada a presença de tremores e hiperatividade. São resultados de exames laboratoriais: cálcio total: 6,8 mg/dL; glicemia: 63 mg/dL; magnésio sérico: 1,7 mg/dL. Considerando essas informações, é correto afirmar que
a calcitonina está diminuída.
o paratohormônio tem sua ação aumentada em nível renal.
há perda renal de cálcio, agravada pela natriurese.
a hiperfosfatemia, secundária à alimentação desse RN, favoreceu o quadro.
há perda intestinal aumentada de magnésio.
A população mundial possui cerca de um bilhão de hipertensos, e a prevalência da doença aumenta com a idade. Com relação à hipertensão arterial (HA), assinale a alternativa correta.
Em pacientes acima de cinquenta anos de idade, o componente diastólico da pressão arterial é mais importante como fator de risco para doença cardiovascular que a pressão arterial sistólica.
A apneia do sono é uma causa identificável de HA, no entanto de caráter benigno, pois raramente leva a complicações como fibrilação atrial e stroke.
A disfunção endotelial é caracterizada pela redução da liberação de óxido nítrico, bem como pelo aumento de substâncias pró-inflamatórias, perpetuando a HA.
A doença cardíaca isquêmica é a forma mais comum de lesão de órgão-alvo associado à HA, e, nesse caso, o tratamento de escolha faz-se com associação de diuréticos e bloqueadores do canal de cálcio.
Na hipertrofia ventricular esquerda, a vasodilatação coronariana (reserva coronariana) é um mecanismo que está preservado.
A estimulação elétrica funcional (FES) só pode ser realizada em pacientes com
lesões do neurônio motor inferior.
miopatias.
lesões do neurônio motor superior.
lesões da placa motora.
lesões do neurônio motor inferior e do superior.
Criança com onze anos de idade, vítima de trauma torácico, evoluiu com fístula pleural. Está sob ventilação mecânica invasiva. A conduta correta para a ventilação mecânica desse paciente é
reduzir a frequência respiratória.
aumentar PEEP.
aumentar tempo inspiratório.
reduzir tempo expiratório.
aumentar pressão inspiratória máxima.
Recém-nascido prematuro com IG de 27 semanas está com 19 dias de vida. Sob CPAP nasal e em uso de cefalosporina de 4.ª geração e vancomicina, além de nutrição parenteral parcial. Tem catéter central em VJID. Iniciou com episódios de apneia e bradicardia, além de apresentar resíduos gástricos. Hemograma completo, que foi repetido, compatível com plaquetopenia. Dosagem de creatinina foi de 0,5 mg/dL. Nesse caso, a conduta correta é iniciar
anfotericina lipossomal, após coleta de hemocultura.
variconazol, após coleta de hemocultura.
caspafungina, após coleta de hemocultura.
anfotericina B, após coleta de hemocultura.
micafungina, após coleta de hemocultura.
Na fisiopatologia do choque cardiogênico, pós-IAM, é correto afirmar que
o infarto do ventrículo direito, por possuir reduzida massa muscular, não é capaz de levar o paciente ao estado de choque circulatório.
inflamação sistêmica, queda do débito cardíaco, queda do volume de ejeção, aumento da pressão diastólica final e congestão pulmonar fazem parte do mecanismo fisiopatológico do choque cardiogênico.
o balão de contrapulsação aórtico utilizado nos pacientes com choque cardiogênico irresponsivos à terapia medicamentosa tem a capacidade de melhorar-lhes a sobrevida.
o ecocardiograma transtorácico torna-se útil apenas nos casos de choque cardiogênico cujo infarto é na região anterior.
os pacientes admitidos com choque cardiogênico devem ser submetidos à estabilização clínica antes de terapia de revascularização de urgência, com base nos resultados do Shock trial.
A respeito dos neoplasmas que acometem partes moles, assinale a alternativa correta.
O rabdomiossarcoma alveolar é o tipo mais frequente de rabdomiossarcoma; acomete pacientes jovens e localiza-se em partes moles, profundas.
O fibrossarcoma é um tumor frequentemente encapsulado, localizado no tecido celular subcutâneo de extremidades.
A fasciite nodular é uma lesão pseudossacomatosa, de crescimento rápido, com alto índice de recorrência após excisão.
A miosite ossificante é uma lesão nodular, bem delimitada, que possui osso metaplásico na periferia e cuja porção central é constituída por uma proliferação de células fusiformes.
Os leiomiossarcomas são neoplasmas malignos derivados de células musculares lisas, que acometem pele e partes moles profundas, porém são raros em retroperitônio.
Com relação à cinesioterapia, é correto afirmar que, no exercício
isocinético, a velocidade angular é constante.
isométrico, a força de contração é constante.
isotônico, a resistência é constante.
isocinético, a força de contração é constante.
isotônico, a força de contração é constante.
Texto III, para responder às questões 43 e 44.
Criança com quatro anos de idade foi admitida com quadro agudo de sudorese, lacrimejamento, salivação, aumento de secreções brônquicas, diarreia, miose, bradicardia e fasciculações musculares.
O tratamento indicado para o paciente descrito no texto é
atropina.
azul de metileno.
acetilcisteína.
deferoxamina.
EDTA-Cálcio.
Anomalias no desenvolvimento cerebral podem ser causa de crises convulsivas, em especial, distúrbios na(o)
mielogênese.
sinaptogênese.
neurogênese.
migração.
diferenciação celular.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...