Questões de Medicina da Instituto Americano de desenvolvimento (IADES)

Lista completa de Questões de Medicina da Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Um recém-nascido apresenta exantema maculoso, icterícia, petéquias e algumas vesículas, coriza hemorrágica e lesões ósseas com imagens radiológicas de osteocondrite.

Acerca do caso clínico apresentado, assinale a alternativa que corresponde ao diagnóstico mais provável.

  • A. Sífilis congênita.
  • B. Infecção pelo herpesvirus.
  • C. Infecção por pseudomonas.
  • D. Infecção por Streptococcus beta-hemolítico do grupo B.
  • E. Doença hemorrágica do recém-nascido.

Paciente de 5 anos de idade apresenta quadro de várias semanas de evolução, caracterizado por tosse paroxística de intensidade variável, coriza, febre e mal-estar. Em diversas ocasiões, apresentou vômitos. Foi diagnosticado então com infecção por Bordetella pertussis.

Considerando a infecção por esse agente bacteriano, julgue os itens a seguir.

Há indicação de quimioprofilaxia para comunicantes de qualquer idade, vacinados ou não, mesmo com histórico prévio de coqueluche.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das fraturas do anel pélvico no adulto, assinale a alternativa correta.

  • A. Nos idosos, decorrem de trauma de alta energia.
  • B. Nos jovens, devem-se ao trauma de baixa energia.
  • C. Tratam-se sempre de fraturas estáveis e simples.
  • D. Pacientes com essas lesões apresentam taxa de mortalidade nula.
  • E. O diagnóstico é clínico e radiológico.

Mulher de 65 anos de idade comparece à unidade básica de saúde para exame citopatológico de colo uterino de rotina. Refere que a irmã dela faleceu com câncer de cérvice e, por isso, faz o exame anualmente há 15 anos, todos negativos, pois tem muito medo dessa patologia. Traz mamografia atual, cujo resultado é BI-RADS ® 2.

Com base nessa situação hipotética, e considerando as diretrizes do Ministério da Saúde para rastreamento do câncer de colo uterino e os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.

Como a paciente tem dois exames negativos consecutivos nos últimos cinco anos e mais de 64 anos de idade, poderá interromper os exames periódicos de rastreamento para o câncer de colo uterino.

  • C. Certo
  • E. Errado

Paciente F. N. M., 43 anos de idade, sexo masculino, trabalhador da construção civil, comparece ao serviço de atendimento com queixa de manchas na pele. Aponta que o quadro tem evolução aproximada de três anos, lento e progressivo, com manchas distribuídas por todo o corpo e sensação de queimação e de formigamento em mãos e pés. Essas manchas eram pálidas inicialmente, havendo acentuação da tonalidade para avermelhadas e queda de fâneros cutâneos na face. Clinicamente observam-se múltiplas máculas mal delimitadas, hiperemiadas e difusamente distribuídas em tronco e membros, associadas a espessamento dos nervos ulnar esquerdo e sural direito. Na pesquisa laboratorial de Barr para a linfa removida de uma das lesões, o resultado foi positivo (+++).

Considerando o quadro clínico apresentado, assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, a classificação do paciente pelos critérios da OMS e o tratamento preconizado pelo Ministério da Saúde.

  • A. Forma tuberculoide e tratamento com seis doses mensais e supervisionadas de rifampicina associada a dapsona e clofazimina, conforme esquema.
  • B. Forma dimorfa e tratamento com 12 doses mensais de rifampicina associada a dapsona, conforme esquema.
  • C. Forma indeterminada e tratamento com seis doses mensais e supervisionadas de dapsona e clofazimina, conforme esquema.
  • D. Forma indeterminada e tratamento com seis doses mensais e supervisionadas de dapsona e clofazimina, conforme esquema.
  • E. Forma virchowiana e tratamento com 12 doses supervisionadas de pirazinamida e etambutol associadas a rifampicina.

Paciente de 4 anos de idade está em tratamento com corticoides por síndrome nefrótica corticodependente. A mãe, preocupada com a extensão do uso desse tipo de medicação, marca consulta em unidade básica de saúde.

Com relação à corticoterapia prolongada, julgue os itens a seguir.

Ela resulta em aceleração da idade óssea.

  • C. Certo
  • E. Errado

E. M. S. D. R., 13 anos de idade, sexo masculino, queixa-se de dor e impotência funcional no quadril direito, há um dia, após queda de cerca de quatro metros de altura, de uma tirolesa. É atendido e encaminhado para avaliação e conduta ortopédica. Ao exame, percebem-se dor intensa, impotência funcional, edema e MI direito em rotação externa e encurtado, sem alterações motoras, sensitivas e (ou) vasculares.

Em relação a esse caso de provável fratura e às fraturas em crianças, assinale a alternativa correta.

  • A. Os ligamentos na criança são menos resistentes que o osso, não sendo raras as lesões ligamentares e as luxações.
  • B. A fise é mais resistente que o osso sob forças de cisalhamento, flexão e torção; por isso é menos sujeita a lesões.
  • C. Quanto mais jovem a criança, mais rápida a união da fratura.
  • D. A consolidação é relativamente lenta na infância, em razão da escassa irrigação sanguínea e no periósteo afilado e extremamente osteogênico.
  • E. A fise, ou placa de crescimento, é uma estrutura óssea cuja espessura independe da idade e da localização.

Mulher com 38 semanas de gestação é internada no centro obstétrico na fase ativa do trabalho de parto. Os batimentos cardiofetais são de 150 bpm, e o feto está em situação longitudinal com o dorso à esquerda. A dinâmica uterina é forte e regular. Após 5 horas, a dilatação está completa, e o polo cefálico, em posição occipitoanterior esquerda.

Com base nesse caso hipotético, julgue os itens a seguir.
Após o término da dequitação, deve-se revisar, de forma rotineira, o canal de parto para identificar possíveis lacerações.

  • C. Certo
  • E. Errado

A. A. C., 78 anos de idade, sexo feminino, comparece ao ambulatório com queixa de rouquidão progressiva há três meses. Refere que associadamente vem apresentando quadro de tosse com hemoptoico, dispneia e disfagia para sólidos, inclusive se alimentando, no momento, com alimentos liquidificados. Negou perda ponderal importante nos últimos seis meses, assim como outras queixas. Faz uso irregular de levotiroxina 88 mcg há 10 anos. Clinicamente é percebido aumento difuso da tireoide, de aspecto endurecido e com aparente nodulação que segue na direção do estreito torácico, sendo os linfonodos cervicais palpáveis e sem alterações. Pela ultrassonografia cervical, solicitada por outro clínico, observa-se parênquima heterogêneo com múltiplos pequenos nódulos, grande nodulação de crescimento expansivo em direção ao tórax, com aspecto misto e com trama vascular periférica aumentada e medindo 12 cm no maior eixo.

Acerca do caso clínico exposto, assinale a alternativa correta.

  • A. Os sintomas de tosse com hemoptoico, dispneia e disfagia para sólidos sugerem invasão locorregional e malignidade. A disfonia relatada corresponde ao encarceramento do nervo laríngeo colateral, responsável pela inervação da musculatura das pregas vocais.
  • B. A hipercalcitoninemia está associada à disseminação dos carcinomas papilar e folicular de tireoide, podendo provocar manifestações a distância, como prurido, rubores e diarreia.
  • C. No rastreamento dos nódulos tireoidianos, aqueles que apresentam diâmetro máximo maior que 1,0 cm e menor que 1,5 cm são elegíveis para biópsia por aspiração com agulha fina. Estatisticamente, 20% dessas biópsias produzem material citológico adequado, mas diagnosticamente indeterminado. Para nódulos com essas características, considera-se que a respectiva natureza histológica é maligna, sendo impositiva a realização de cirurgia.
  • D. O carcinoma medular da tireoide origina-se das células C derivadas das cristas neurais, sendo classificado como tumor epitelial com características neuroendócrinas. As células C têm atividade biossintética diversa e secretam, entre outros, calcitonina e antígeno carcinoembriogênico (CEA), importantes marcadores séricos desse tipo histológico.
  • E. A biópsia por aspiração com agulha fina é o exame mais preciso para excluir ou confirmar a doença maligna em pacientes que apresentam nódulo suspeito e níveis de TSH normais. A ultrassonografia cervical não é necessária antes da biópsia, mesmo considerando que o respectivo uso auxilia a definir precisamente o tamanho da lesão, se tem natureza cística ou sólida e se há nódulos adicionais.

Paciente de 4 anos de idade está em tratamento com corticoides por síndrome nefrótica corticodependente. A mãe, preocupada com a extensão do uso desse tipo de medicação, marca consulta em unidade básica de saúde.

Com relação à corticoterapia prolongada, julgue os itens a seguir.

Na ocorrência de uma insuficiência adrenal secundária, a produção de aldosterona fica preservada.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...