Lista completa de Questões de Medicina da Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um recém-nascido apresenta exantema maculoso, icterícia, petéquias e algumas vesículas, coriza hemorrágica e lesões ósseas com imagens radiológicas de osteocondrite.
Acerca do caso clínico apresentado, assinale a alternativa que corresponde ao diagnóstico mais provável.
Paciente de 5 anos de idade apresenta quadro de várias semanas de evolução, caracterizado por tosse paroxística de intensidade variável, coriza, febre e mal-estar. Em diversas ocasiões, apresentou vômitos. Foi diagnosticado então com infecção por Bordetella pertussis.
Considerando a infecção por esse agente bacteriano, julgue os itens a seguir.
Há indicação de quimioprofilaxia para comunicantes de qualquer idade, vacinados ou não, mesmo com histórico prévio de coqueluche.Acerca das fraturas do anel pélvico no adulto, assinale a alternativa correta.
Mulher de 65 anos de idade comparece à unidade básica de saúde para exame citopatológico de colo uterino de rotina. Refere que a irmã dela faleceu com câncer de cérvice e, por isso, faz o exame anualmente há 15 anos, todos negativos, pois tem muito medo dessa patologia. Traz mamografia atual, cujo resultado é BI-RADS ® 2.
Com base nessa situação hipotética, e considerando as diretrizes do Ministério da Saúde para rastreamento do câncer de colo uterino e os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
Como a paciente tem dois exames negativos consecutivos nos últimos cinco anos e mais de 64 anos de idade, poderá interromper os exames periódicos de rastreamento para o câncer de colo uterino.Paciente F. N. M., 43 anos de idade, sexo masculino, trabalhador da construção civil, comparece ao serviço de atendimento com queixa de manchas na pele. Aponta que o quadro tem evolução aproximada de três anos, lento e progressivo, com manchas distribuídas por todo o corpo e sensação de queimação e de formigamento em mãos e pés. Essas manchas eram pálidas inicialmente, havendo acentuação da tonalidade para avermelhadas e queda de fâneros cutâneos na face. Clinicamente observam-se múltiplas máculas mal delimitadas, hiperemiadas e difusamente distribuídas em tronco e membros, associadas a espessamento dos nervos ulnar esquerdo e sural direito. Na pesquisa laboratorial de Barr para a linfa removida de uma das lesões, o resultado foi positivo (+++).
Considerando o quadro clínico apresentado, assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, a classificação do paciente pelos critérios da OMS e o tratamento preconizado pelo Ministério da Saúde.
Paciente de 4 anos de idade está em tratamento com corticoides por síndrome nefrótica corticodependente. A mãe, preocupada com a extensão do uso desse tipo de medicação, marca consulta em unidade básica de saúde.
Com relação à corticoterapia prolongada, julgue os itens a seguir.
Ela resulta em aceleração da idade óssea.E. M. S. D. R., 13 anos de idade, sexo masculino, queixa-se de dor e impotência funcional no quadril direito, há um dia, após queda de cerca de quatro metros de altura, de uma tirolesa. É atendido e encaminhado para avaliação e conduta ortopédica. Ao exame, percebem-se dor intensa, impotência funcional, edema e MI direito em rotação externa e encurtado, sem alterações motoras, sensitivas e (ou) vasculares.
Em relação a esse caso de provável fratura e às fraturas em crianças, assinale a alternativa correta.
A. A. C., 78 anos de idade, sexo feminino, comparece ao ambulatório com queixa de rouquidão progressiva há três meses. Refere que associadamente vem apresentando quadro de tosse com hemoptoico, dispneia e disfagia para sólidos, inclusive se alimentando, no momento, com alimentos liquidificados. Negou perda ponderal importante nos últimos seis meses, assim como outras queixas. Faz uso irregular de levotiroxina 88 mcg há 10 anos. Clinicamente é percebido aumento difuso da tireoide, de aspecto endurecido e com aparente nodulação que segue na direção do estreito torácico, sendo os linfonodos cervicais palpáveis e sem alterações. Pela ultrassonografia cervical, solicitada por outro clínico, observa-se parênquima heterogêneo com múltiplos pequenos nódulos, grande nodulação de crescimento expansivo em direção ao tórax, com aspecto misto e com trama vascular periférica aumentada e medindo 12 cm no maior eixo.
Acerca do caso clínico exposto, assinale a alternativa correta.
Paciente de 4 anos de idade está em tratamento com corticoides por síndrome nefrótica corticodependente. A mãe, preocupada com a extensão do uso desse tipo de medicação, marca consulta em unidade básica de saúde.
Com relação à corticoterapia prolongada, julgue os itens a seguir.
Na ocorrência de uma insuficiência adrenal secundária, a produção de aldosterona fica preservada.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...