Lista completa de Questões de Medicina da Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A criança mencionada no caso clínico anterior cresceu para tornar-se médico cardiologista, teve uma carreira brilhante e ficou famoso em função de seus estudos com a cardio-hidrolipina, um potencial marcador para a insuficiência cardíaca. Durante toda a vida como médico, ele seguiu rigidamente as recomendações, a prevenção e o rastreio de doenças conforme as orientações do Ministério da Saúde (Caderno de Atenção Básica: rastreamento), tendo em vista que sempre foi um paciente hígido e, em razão da correta profilaxia de transmissão vertical na infância, não contraiu o HIV. Não tem histórico familiar relevante.
Com base nas informações apresentadas, e considerando os conhecimentos médicos a elas relacionados, julgue os itens a seguir.
O rastreio do câncer de cólon e reto com pesquisa de sangue oculto nas fezes, colonoscopia ou sigmoidoscopia é recomendado rotineiramente dos 50 aos 75 anos de idade, mas há contraindicação relativa para esse rastreio acima dos 75 anos de idade.Cristina, de 60 anos de idade, mora em Divino Remanso, uma cidade da Região Sul do Brasil que apresenta Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) muito abaixo da média nacional. Cristina tem tido dificuldades para acessar serviços básicos, tais como ações de saneamento.
Com relação a esse caso clínico e a aspectos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
Cristina, por viver em uma cidade com IDH abaixo da média nacional, não tem um maior risco de adoecer do que uma mulher que vive em uma cidade com um IDH acima da média nacional.Paciente, 34 anos de idade, comparece ao ambulatório de nefrologia com quadro de fraqueza muscular associada a momentos de perda de força e parestesia de MMII, que ocorrem há 2 meses. Relata também episódios frequentes de palpitações e tremores de extremidades. Nega comorbidades prévias ou uso de medicações. Ao exame físico, apresenta-se em bom estado geral, com PA = 120 mmHg x 80 mmHg e FC = 102 bpm. Exames laboratoriais demonstravam Cr = 0,8 mg/dL, K+ = 2,1 mEq/L, aldosterona, renina e demais eletrólitos normais. Ademais, glicemia = 88 mg/dL, TSH = 0,01 mUI/L e T4L = 2,4 ng/dL.
A respeito desse caso clínico, julgue os itens a seguir.
A principal hipótese diagnóstica para esse caso é de hipocalemia por mecanismo de perda renal.A criança mencionada no caso clínico anterior cresceu para tornar-se médico cardiologista, teve uma carreira brilhante e ficou famoso em função de seus estudos com a cardio-hidrolipina, um potencial marcador para a insuficiência cardíaca. Durante toda a vida como médico, ele seguiu rigidamente as recomendações, a prevenção e o rastreio de doenças conforme as orientações do Ministério da Saúde (Caderno de Atenção Básica: rastreamento), tendo em vista que sempre foi um paciente hígido e, em razão da correta profilaxia de transmissão vertical na infância, não contraiu o HIV. Não tem histórico familiar relevante.
Com base nas informações apresentadas, e considerando os conhecimentos médicos a elas relacionados, julgue os itens a seguir.
O cálculo do risco cardiovascular é de grande importância nos pacientes que apresentam mais de um fator de risco baixo/intermediário, mas não é rotineiramente necessário nos pacientes que apresentam apenas um fator de risco baixo/intermediário ou em pacientes que apresentam um ou mais fatores de alto risco.Ainda em relação ao caso de Raquel, ela, preocupada com o fato de que os remédios estavam próximos de acabar, dirigiu-se à emergência de um hospital da cidade, para que o médico de plantão renovasse a receita.
Quanto à distribuição das funções nos níveis de atenção em saúde, julgue os itens a seguir.
Os serviços de urgência e de emergência não são considerados portas de entrada do SUS.Paciente, 35 anos de idade, sexo feminino, manicure, foi admitida no hospital por quadro de febre, artralgia e parestesia em membros inferiores (MMII), ocorridos há 7 dias. Há 3 dias, vem evoluindo com petéquias, edema de MMII e espumúria. A paciente nega comorbidades prévias, vícios, transfusões sanguíneas ou uso de drogas ilícitas. Ao exame, apresentava-se com PA = 160 mmHg x 100 mmHg, e ausculta pulmonar e cardíaca normais. Com relação ao abdome, fígado palpável a 2 cm do rebordo costal direito, edema de MMII (+2/+4) e lesões petequiais em MMII. Os exames solicitados mostravam Hb = 11,5 g/dL, leucócitos = 6.000/mm³, plaquetas = 160.000/mL, VHS = 60 mm, glicemia = 94 mg/dL, creatinina = 2,6 mg/dL, ureia = 135 mg/dL, K+ = 4,9 mEq/L, EAS com cilindros hemáticos e proteinúria = 4,9 g/24 horas. Urocultura negativa. Colesterol total = 300 mg/dL e albumina = 2,8 g/dL. C3 e C4 reduzidos, ANCA, FAN e crioglobulinas negativas. Sorologias para HIV e hepatite B e C em andamento. A biópsia renal realizada na paciente demonstrou proliferação inflamatória mesangial, aspecto de duplo contorno da membrana basal e trombo intracapilar. A imunofluorescência evidenciou depósito difuso e de padrão granular de IgM, IgG e C3.
No que se refere ao caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
A paciente em questão se beneficiaria com uso de pulso de metilprednisolona IV associada a ciclofosfamida IV e prednisona VO.A criança mencionada no caso clínico anterior cresceu para tornar-se médico cardiologista, teve uma carreira brilhante e ficou famoso em função de seus estudos com a cardio-hidrolipina, um potencial marcador para a insuficiência cardíaca. Durante toda a vida como médico, ele seguiu rigidamente as recomendações, a prevenção e o rastreio de doenças conforme as orientações do Ministério da Saúde (Caderno de Atenção Básica: rastreamento), tendo em vista que sempre foi um paciente hígido e, em razão da correta profilaxia de transmissão vertical na infância, não contraiu o HIV. Não tem histórico familiar relevante.
Com base nas informações apresentadas, e considerando os conhecimentos médicos a elas relacionados, julgue os itens a seguir.
Apesar da maior prevalência de sintomas depressivos na população de estudantes de medicina e médicos residentes, ainda não existe a recomendação de programa específico de rastreio nessa população.Ainda em relação ao caso de Raquel, ela, preocupada com o fato de que os remédios estavam próximos de acabar, dirigiu-se à emergência de um hospital da cidade, para que o médico de plantão renovasse a receita.
Quanto à distribuição das funções nos níveis de atenção em saúde, julgue os itens a seguir.
O investimento adequado em postos da ESF tende a diminuir a agudização de queixas crônicas e a incidência de doenças agudas, desafogando, assim, as emergências hospitalares.Paciente, 35 anos de idade, sexo feminino, manicure, foi admitida no hospital por quadro de febre, artralgia e parestesia em membros inferiores (MMII), ocorridos há 7 dias. Há 3 dias, vem evoluindo com petéquias, edema de MMII e espumúria. A paciente nega comorbidades prévias, vícios, transfusões sanguíneas ou uso de drogas ilícitas. Ao exame, apresentava-se com PA = 160 mmHg x 100 mmHg, e ausculta pulmonar e cardíaca normais. Com relação ao abdome, fígado palpável a 2 cm do rebordo costal direito, edema de MMII (+2/+4) e lesões petequiais em MMII. Os exames solicitados mostravam Hb = 11,5 g/dL, leucócitos = 6.000/mm³, plaquetas = 160.000/mL, VHS = 60 mm, glicemia = 94 mg/dL, creatinina = 2,6 mg/dL, ureia = 135 mg/dL, K+ = 4,9 mEq/L, EAS com cilindros hemáticos e proteinúria = 4,9 g/24 horas. Urocultura negativa. Colesterol total = 300 mg/dL e albumina = 2,8 g/dL. C3 e C4 reduzidos, ANCA, FAN e crioglobulinas negativas. Sorologias para HIV e hepatite B e C em andamento. A biópsia renal realizada na paciente demonstrou proliferação inflamatória mesangial, aspecto de duplo contorno da membrana basal e trombo intracapilar. A imunofluorescência evidenciou depósito difuso e de padrão granular de IgM, IgG e C3.
No que se refere ao caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
A presença de GNMP associada ao vírus da hepatite C apresenta-se necessariamente com crioglobulinemia.A criança mencionada no caso clínico anterior cresceu para tornar-se médico cardiologista, teve uma carreira brilhante e ficou famoso em função de seus estudos com a cardio-hidrolipina, um potencial marcador para a insuficiência cardíaca. Durante toda a vida como médico, ele seguiu rigidamente as recomendações, a prevenção e o rastreio de doenças conforme as orientações do Ministério da Saúde (Caderno de Atenção Básica: rastreamento), tendo em vista que sempre foi um paciente hígido e, em razão da correta profilaxia de transmissão vertical na infância, não contraiu o HIV. Não tem histórico familiar relevante.
Com base nas informações apresentadas, e considerando os conhecimentos médicos a elas relacionados, julgue os itens a seguir.
O rastreio do etilismo é recomendado apenas em adultos com fatores de risco, como tabagismo, desestruturação familiar, problemas conjugais, desemprego e baixo nível educacional.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...